Conselhos de Lama Zopa Rimpoche
sobre os Centros de Dharma

Conselhos de Lama Zopa Rimpoche sobre os Centros de Dharma

 


 

Grupo de Estudo

Grupo de Estudo

 


 

Perguntas Mais Frequentes

Perguntas Mais Frequentes

 


 

Lama Yeshe Wisdow Archive

 


 

Seja Seu Próprio Terapeuta - Lama Yeshe

"Seja Seu Próprio Terapeuta"
por Lama Yeshe

Conselho de Lama Zopa Rinpoche

Diretor Espiritual da FPMT e Guia Espiritual do Centro Shiwa Lha

Foto cortesia de Lillian Too - 2006

 

Meus muito queridos Irmãos,

A vida humana é muito mais preciosa que montanhas de ouro e diamantes, mais que um mundo repleto de jóias que concedem desejos, porque sem esta preciosa vida humana nós não podemos ser liberados. Nem com todas essas riquezas nós poderíamos conseguir um renascimento superior, sendo [em especial] extremamente difícil obter o renascimento humano, sem o qual é impossível alcançar a cessação do oceano de sofrimento da existência cíclica, inclusive as suas causas, o carma e a delusão.

Não só isso, como também a grande liberação da iluminação não pode ser obtida para os seres sencientes, aquela que beneficia os inúmeros seres sencientes. Evidentemente, isso significa que não podemos liberar os incontáveis seres sencientes que nos são muito queridos, preciosos e bondosos, dos oceanos samsáricos do sofrimento e de suas causas. Não apenas isso, como não podemos guiá-los à grande liberação da iluminação que é a cessação de todos os enganos da mente e a obtenção de todas as qualidades.

Como tantas pessoas estão adquirindo subitamente o câncer, a gripe suína e outras doenças que ameaçam a vida, e morrendo, o que acontece a todo momento, aqueles que têm fé, os que são capazes de praticar o Dharma do Buddha, e que purificam o karma negativo passado, não experimentarão [doenças] como esta gripe suína.

Por isso venho aqui sugerir que vocês façam uma prática curta, que é possível ler todos os dias com facilidade. Este método tão precioso dos ensinamentos do Buddha, da linhagem Kagyur, é "O Dharani chamado Aquele que possui os braços de todos os Buddhas" e é extremamente valioso. Recite-o três vezes ao dia e, se não for possível, pelo menos uma vez. O Buddha explicou que os benefícios desta prática farão com que você não seja atingido por doenças graves; não seja prejudicado pelos quatro elementos [terra, água, fogo e ar]; pelos venenos, ou por doenças que ameaçam a vida. Além disso, esta prática evitará que você renasça nos reinos inferiores dos infernos, dos fantasmas famintos ou dos animais, e lhe permitirá beneficiar as vidas de todos os seres sencientes.

A motivação desta prática não deve ser apenas para a sua própria saúde e sucesso na vida, mas de todos os seres sencientes. Tenha a motivação de beneficiar a vida deles e de guiá-los à paz e à felicidade, não só temporárias como também supremas.

Muito obrigado.

Com muito amor e orações,

Lama Zopa


topo da página


Centro Shiwa Lha     Rua Ribeiro de Almeida, 23 - Laranjeiras - Rio de Janeiro/RJ - CEP 22.240-060                     Desenvolvido por Erika Sarti