Nossos Mestres

Onde Estamos

 

 


 

Conselhos de Lama Zopa Rimpoche
sobre os Centros de Dharma

Conselhos de Lama Zopa Rimpoche sobre os Centros de Dharma

 


 

Grupo de Estudo

Grupo de Estudo

 


 

Perguntas Mais Frequentes

Perguntas Mais Frequentes

 


 

Lama Yeshe Wisdow Archive

 


 

Seja Seu Próprio Terapeuta - Lama Yeshe

"Seja Seu Próprio Terapeuta"
por Lama Yeshe

Quem Somos

 

Centro Shiwa Lha

O "SHIWA-LHA, CENTRO DE ESTUDO DO BUDISMO TIBETANO", razão do social do Centro Shiwa Lha, é uma instituição de direito privado de caráter religioso, de utilidade pública, sem fins lucrativos, sendo inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica com o nº 08.075.067/0001-05 e inscrito na Secretaria Municipal de Fazenda da Cidade do Rio de Janeiro sob o nº 388.251-9.

O Centro Shiwa Lha está localizado na Cidade do Rio de Janeiro e foi fundado em 1996.

É um centro filiado à Foundation for Preservation of the Mahayna Tradition - FPMT, uma rede internacional com mais de 120 centros do Budismo Tibetano, centros de retiro e cura, monastérios, editora e atividades afins.

A FPMT foi fundada foi Lama Tubten Yeshe, um dos primeiros lamas a trazer o Budismo Tibetano para o Ocidente, e continua hoje sobre a direção de seu discípulo do coração, Lama Zopa Rimpoche, e com a inspiração de Sua Santidade o Dalai Lama.

voltar ao topo

 

A Missão

Servir a todos os seres, oferecendo a oportunidade de conhecer os ensinamentos do Budismo Mahayana, baseados nos ditames da Escola Gelugpa do Budismo Tibetano, inspirados pelo Lama Je Tsong Khapa.

Promover um ambiente de estudo e prática para desenvolver a mente clara e um bom coração.

voltar ao topo

 

História do Centro Shiwa Lha

Em 1991, alguns alunos de Lama Zopa Rimpoche abriram no Rio de Janeiro/RJ, o Centro Dorje Jig Je. Na ocasião, preparou-se o centro para a chegada, em 1992, de seu mestre residente, Geshe Lobsang Tempa. Em 1992, o centro teve a honra de participar da organização da primeira visita de Sua Santiade o Dalai Lama ao Brasil e, no mesmo ano, com alegria e felicidade recebeu também a visita de Lama Zopa Rimpoche. Entretanto, em 1994, a estrutura se tornou muito grande e o centro foi fechado.

Os alunos de Lama Zopa continuaram sob sua orientação como um grupo de estudos do Budismo Tibetano, vinculado à FPMT. Em 1996, estando em melhores condições de voltar a funcionar como um centro, a nosso amado mestre abençoou o centro com o nome de SHIWA LHA, que significa "Shantideva", em sânscrito.

O Centro Shiwa Lha é um centro urbano e pequeno. Todavia, ao longo desses anos, o centro recebeu a visita de mestres como Venerável Gloria Mallol, Venerável Paloma Alba, Kirti Tsenshab Rinpoche (que concedeu várias iniciações, inclusive a de Kalachakra, em 2001), Venerável Robina Courtin e Venerável Sarah Thresher, entre outros.

Do início de 2006 ao final de 2007, graças à compaixão de nosso mestre, foi-nos dado a oportunidade de ter um mestre residente, Acharya Lobsang Chogni.

Durante todo esse tempo, o grupo de estudo e, posteriormente, o centro tiveram a direção de Marly Ferreira, Iraneide Oliveira, Nilcea Mesquita e, atualmente, Neyl Soares.

O Centro Shiwa Lha é muito agradecido a todos os alunos e colaboradores que durante todos esses anos foram dedicados, prestaram serviços e contribuíram em suas diversas capacidades para o desenvolvimento do Centro.

voltar ao topo

 

Diretoria e Conselheiros

Diretoria

Diretor do Centro - Neyl Soares

Tesoureiro - Gilberto Cavalcanti

Membros do Conselho Curador

Cantinilia Maria Bezerra Pinheiro

Monica Ribeiro Neves

Nilcea da Costa Mesquita

Isabel Cunha de Amorim

Membros da Junta Supervisora

José Manuel Ferreira de Moraes

Edeltraud Ferreira de Moraes

Vera Lúcia Prates

Maria Rita Osorio Stumpf

Terezinha Vilela Mesquita

Norma Gaetani de Pinho

Maria Terezinha de Jesus Malcher


topo da página


Centro Shiwa Lha     Rua Ribeiro de Almeida, 23 - Laranjeiras - Rio de Janeiro/RJ - CEP 22.240-060                     Desenvolvido por Erika Sarti