Meditação Guiada com Perguntas – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Meditação Guiada com Perguntas

Terça-Feira – 8h às 9h

Não haverá Meditação Guiada dia 22 de Novembro;

Especialmente dias 6 e 13 de dezembro as meditações serão conduzidas pela Ven. Tenzin Namdro em lugares sagrados ao vivo do Nepal.

De 18/Dezembro a 31 de janeiro/2023 estaremos em recesso. Aproveite para gradualmente estabelecer a sua própria prática nos dias e horários melhores para você.

Você poderá acessar as meditações gravadas.

Condução Ven. Namdro

ID: 869 109 290 57
Senha: meditar

O que é meditar?

A nossa mente oscila entre experiências mais grosseiras de raiva, desejo, ciúmes, medo, ansiedade e mais sutis de completa tranquilidade, clareza, amor e compaixão. Ela inclui nossos processos intelectuais, sentimentos, emoções, memória e sonhos.

A própria mente tem a habilidade de se observar, analisar, compreender e lidar com todos os eventos que surgem. Isso é MEDITAR.

Como é a nossa prática de meditação?

Existem diversos tipos de meditação: concentração e foco, observação de emoções e pensamentos que surgem e como reagimos a eles, transformação de adversidades, geração de um amor radiante e reconhecer sua sabedoria interior.

Estas técnicas de meditação são divididas em duas categorias:

Escolhemos a nossa respiração, um objeto externo ou uma imagem de Buda. Apresentamos diferentes abordagens para mantermos a atenção no foco escolhido.

A meditação analítica envolve pensamentos e conceitos. A partir de reflexões desenvolvemos uma compreensão conceitual, essa clareza conceitual se transforma em firme convicção que, quando combinada com a meditação do calmo permanecer passamos a ter a realização direta, não conceitual e intuitiva.

Esta meditação nos habilita a reconhecermos e fortalecermos nossas qualidades e potencial, reconhecermos e transformarmos nossas aflições e hábitos, e compreendemos a impermanência, a interdependência e como criamos a nossa realidade.

Para quem é a nossa prática de meditação?

Para iniciantes e praticantes, budistas, não budistas, com crenças ou sem crenças.

A meditação não é algo estranho ou inadequado para a mente ocidental. Existem diferentes métodos praticados em diferentes culturas, porém todos eles compartilham o princípio de que é questão de se familiarizar, de praticar esta atividade mental.

Qual é a dinâmica da meditação?

8h a 8h30 – Estabilidade e Atenção plena
– Postura do corpo
– Motivação/propósito para nossa meditação e para nosso dia
– 10 minutos – mantemos o foco, permanecer a nossa atenção em um ponto/objeto.

8h30 a 8h45 – Analítica (contemplativa)
– Reestabelecemos a postura do corpo
– 10 minutos – A pessoa que conduz a meditação faz citações e indagações para refletirmos nelas em relação a nossa vida e como podemos fortalecer, abandonar e transformar nossas conclusões.

Você pode sair da meditação a qualquer momento.

8h45 a 9h – Perguntas

Abrimos para pergunta. Você poderá compartilhar as dúvidas da sua prática de meditação.

Você pode sair caso deseja permanecer no silêncio da experiência da sua meditação.

Meditaçãoes Gravadas

Por que manter a sua mente estável?

“…se fizermos regularmente dez ou quinze minutos de meditação estabilizadora – mantendo a mente diigida para um único objeto e distanciando de todos os outrospensamentos, isso traz uma sensação imediata de amplitudee nos permite observar o funcionamentos da nossa mente claramente, tanto durante a meditação como no resto do dia.” Kathleen McDonald

“Manter a mente concentrada não é fácil, mas é essencial para que possamos estar totalmente conscientes e no domínio de nossos pensamentos e emoções.

Por que praticar a Meditação Analítica?

“Se você deseja que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se você quer ser feliz, pratique compaixão.” “A compaixão tem pouco valor se permanece uma ideia; ela deve tornar-se nossa atitude em relação aos outros, refletida em todos os nossos pensamentos e ações.” Dalai Lama

“Ao cultivarmos um sentimento profundo e carinhoso pelos outros, passamos automaticamente para um estado de serenidade. Esta é a principal fonte da felicidade.” SS Dalai Lama

“A verdadeira compaixão se estende para cada um e para todos os seres sencientes, não apenas para amigos, família, ou aqueles em má situação. Para desenvolver a prática da compaixão até o estágio mais completo, as pessoas devem praticar a paciência. Shantideva nos diz que, se a prática da paciência entra em sua mente e a transforma, você começará a ver seus inimigos como seus melhores amigos. Até mesmo como guias espirituais.
Os inimigos nos oferecem as melhores oportunidades de praticar a paciência, tolerância e compaixão.”
S.S. Dalai Lama

Vamos Conversar?