Pausa para Meditar – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Pausa para Meditar

Quinta-Feira – 12h30 a 13h

Condução Roberta Víolla

ID: 825 8348 2631
Senha: pausa

O que é meditar?

A nossa mente oscila entre experiências mais grosseiras de raiva, desejo, ciúmes, medo, ansiedade e mais sutis de completa tranquilidade, clareza, amor e compaixão. Ela inclui nossos processos intelectuais, sentimentos, emoções, memória e sonhos.

A própria mente tem a habilidade de se observar, analisar, compreender e lidar com todos os eventos que surgem. Isso é MEDITAR.

Como é a nossa prática de meditação?

Existem diversos tipos de meditação: concentração e foco, observação de emoções e pensamentos que surgem e como reagimos a eles, transformação de adversidades, geração de um amor radiante e reconhecer sua sabedoria interior.

A técnica desta meditação é:

  • Estabilidade ou Calmo Permanecer

Escolhemos a nossa respiração, um objeto externo ou uma imagem de Buda. Apresentamos diferentes abordagens para mantermos a atenção no foco escolhido.

Para quem é a nossa prática de meditação?

Para iniciantes e praticantes, budistas, não budistas, com crenças ou sem crenças.

A meditação não é algo estranho ou inadequado para a mente ocidental. Existem diferentes métodos praticados em diferentes culturas, porém todos eles compartilham o princípio de que é questão de se familiarizar, de praticar esta atividade mental.

Qual é a dinâmica da meditação?

– Postura do corpo
– Motivação/propósito para nossa meditação e para nosso dia
– 10 minutos – mantemos o foco, permanecer a nossa atenção em um ponto/objeto.
– Intervalo para reajustar o corpo
– 5 minutos de Atenção plena: observação em uma emoção, ou nas sensações dos nossos cinco sentido.

Por que manter a sua mente estável?

“…se fizermos regularmente dez ou quinze minutos de meditação estabilizadora – mantendo a mente diigida para um único objeto e distanciando de todos os outrospensamentos, isso traz uma sensação imediata de amplitudee nos permite observar o funcionamentos da nossa mente claramente, tanto durante a meditação como no resto do dia.” Kathleen McDonald

“Manter a mente concentrada não é fácil, mas é essencial para que possamos estar totalmente conscientes e no domínio de nossos pensamentos e emoções.