Curso Como Meditar – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Curso Como Meditar

3

Venha aprender ou praticar a meditar com a autora do livro best seller “Como Meditar” Kathleen McDonald (Ven. Sangye Khadro).

English Version


O Curso

O que é a meditação? A palavra tibetana para meditação é gom, que significa “familiarizar-se”. Desse modo, meditar é “tornar a mente familiarizada com atitudes e estados positivos.” O verdadeiro propósito de meditar no budismo é transformar a mente gradualmente, reduzindo seus aspectos negativos e prejudiciais e aumentando os positivos e benéficos.

Este curso destina-se às pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de meditação e do budismo. É um curso introdutório para pessoas que desejam aprender a meditar, mas que evitam tudo o que seja “religioso”. Desse modo, serão apresentados métodos capazes de beneficiar os participantes de maneira relativamente rápida e de inspirar mais a investigação do caminho espiritual. Para quem já é praticante, uma grande oportunidade de se aprofundar ainda mais, praticar e tirar dúvidas com uma professora que pratica há quase 50 anos e ensina há 40 anos. Vai perder?

Este curso oferece aos alunos a oportunidade de obter uma compreensão de como praticar a meditação e dos benefícios da meditação. Os alunos devem aprender a postura correta de meditação, como se preparar para uma sessão de meditação, o que a diferencia de um simples relaxamento, os dois maiores tipos de meditação, como executar uma série de técnicas de meditação, como reconhecer e lidar com obstáculos e como meditar sozinho.

Pontos gerais a serem cobertos

  • Por que meditar?
  • O que é a meditação?
  • A postura
  • A importância da motivação e da dedicação
  • Diferentes tipos de meditação: Analítica e Estabilizadora.
  • Como escolher o objeto da meditação
  • Dificuldades com a meditação: faltas, antídotos e poderes.
  • Estabelecimento de uma prática diária.

Com tradução simultânea para o português.

Programação

22 de junho (terça-feira)
20h a 20h45
LIVE pelo YOUTUBE
Ven Tenzin Namdro vai entrevistar Kathleen McDonald (Ven Sangye Khadro)

26 e 27 de junho (sábado e domingo)
14h a 16h e 18h a 20h
Kathleen McDonald – autora do livro Como meditar (Ven Sangye Khadro)

Sobre Kathleen MacDonald (Venerável Sangye Khadro)

4

Originalmente da Califórnia, Kathleen McDonald (Venerável Sangye Khadro) começou a estudar o budismo em 1973 com grandes mestres tibetanos em Dharamsala, Índia, incluindo Sua Santidade o Dalai Lama, Lama Zopa Rinpoche, Lama Yeshe. Geshe Ngawang Dhargyey e Khensur Jampa Tegchok.

Ela se tornou monja no Nepal no ano seguinte e recebeu a ordenação completa (bhikshuni) em 1988.

A pedido de seus professores, ela começou a dar ensinamentos em 1980 e, desde então, tem ensinado budismo e meditação em vários países ao redor do mundo, ocasionalmente reserva seu tempo para retiros pessoais. Ela serviu como professora residente em Buddha House, Austrália, por dois anos e no Amitabha Buddhist Centre em Cingapura por onze anos.

Ela seguiu o Programa de Mestrado no Instituto Lama Tsong Khapa na Itália de 2008 a 2013, e foi professora residente no centro FPMT na Dinamarca de 2016-2017.

Hoje ela reside no monastério Sravasti Abbey que tem como fundadora Ven. Thubten Chodron e sua amiga de longo tempo.

Foto Livro Como Meditar

Ven. Sangye Khadro é autora de vários livros, incluindo o best-seller Como Meditar.

Agora em sua 17ª edição, que foi traduzido para treze idiomas, inclusive para o português.

Você poderá comprar apenas livrarias de livros usados.

Citaçoes do livro “Como Meditar – um uia prático”

“Não é fácil transformar a mente, de forma que não é de espantar que nos deparemos com obstáculos e problemas. Não é que nos falte sabedoria ou capacidade para meditar de modo adequado, para penetrar profundamente na mente; pelo contrário, isso ocorre por causa da energia negativa das nossas ilusões, das nossas concepções e emoções distorcidas, que vêm acumulando desde o tempo sem princípio.”

Como meditar com Ilana Gorban

De acordo com o Budismo tibetano para entendermos conceitos novos, vastos e profundos sobre a nossa mente é preciso ouvir, ler e contemplar diversas vezes sobre o tema. Sendo assim, após dez dias do curso, a nossa professora Ilana Gorban apresentará alguns pontos com base no material que você receberá no curso com Ven. Sangye Khadro

Aproveite este intervalo de dez dias para estudar, ler e contemplar os preciosos ensinamentos de Ven. Sangye Khadro.


Programação

6 de Julho
Terça-feira

Horário
20h30 a 22h00

Ilana Gorban

Ilana Gorban

Ilana Gorban é professora qualificada pela Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT).

Viveu por 14 anos em Londres, onde deu aulas de meditação em estúdios de ioga, em empresas e no London Centre for Mindfulness (LCfM).

Em Londres, teve a oportunidade de receber ensinamentos de mestres do Budismo tibetano, entre outros, de Geshe Tashi Tsering que em 2018 tornou–se abade do Monastério de Sera Mey na Índia.

Contribuição

A sua doação é uma prática de generosidade  para que o Centro Shiwa Lha continue com o giro da Roda do Dharma. A sua contribuição auxilia nos oferecimentos a Ven. Sangye Khadro, Ilana Gorban, intérprete, traduções do material e na manutenção e despesas do Centro Shiwa Lha.

Sugerimos uma contribuição de R$ 120,00 para o os dois eventos: curso de dois dias com Ven. Sangye Khadro e encontro com Ilana Gorban.

A sua doação é para estar dentro de suas possibilidades, com qualquer valor doado você participará do evento.

Se você deseja presentear uma inscrição para outra pessoa ou em caso de qualquer dúvida entrar em contato por cursos@shiwalha.org.br

Inscrição

Programa Descubra o Budismo

Este curso faz parte de um programa que envolve 14 módulos sobre o Budismo tibetano. Cada módulo consiste em ensinamentos, meditações e práticas, leituras, avaliação e um retiro curto. Saiba mais. 


Dúvida?

Mais informações: cursos@shiwalha.org.br ou pelo WhatsApp (21) 95101-3849