Losar e Dias de Milagres 2024 – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Losar e Dias de Milagres 2024

Chokor Duchen

No Mahayana, maha significa grande e, como acima, yana significa veículo interno, então o que torna este veículo grande? Mais uma vez, yana implica atitude mental e aqui chamamos isso de bodhicitta – a determinação de escapar do controle do apego a si mesmo e da obsessão com o bem-estar do “eu, eu, eu” e alcançar a iluminação para o bem de todos os seres sencientes. Lama Yeshe (fpmt.org)


20220710 Meditacao 4 Selos
Lama Zopa Rinpoche

Dias dos Milagres de Buda

Os Quinze Dias de Milagres – desde o primeiro dia do ano novo tibetano, Losar, (10 de fevereiro de 2024) até o décimo quinto, Chotrul Duchen (24 de fevereiro de 2024) – comemoram o momento especial em que Guru Shakyamuni Buda demonstrou poderes milagrosos para subjugar seis tirthikas, ou professores não-budistas, que não tinham fé nele, e para inspirar mais fé em seus seguidores. Culmina na lua cheia, o décimo quinto dia do calendário lunar.

Tenha em mente: De acordo com o conselho do Ven. Choden Rinpoche, um dos professores de Lama Zopa Rinpoche, Lama Zopa Rinpoche observou todas as datas auspiciosas do calendário budista no horário padrão indiano, em vez de qualquer outro horário local. Assim, no Brasil, começa as 15h30 do dia 09/02/24 e termina às 15h29 do dia 24/02/2024.

Todos os quinze dias são dias de multiplicação de mérito, quando o mérito das ações virtuosas realizadas em cada um desses dias é multiplicado por 100 milhões, de acordo com o texto vinaya Tesouro de Citações e Lógica.

Veja nos blocos a seguir a programação.


Lama Thubten Yeshe
40 anos de Paranirvana de Lama Yeshe

Ensinamento de Lama Yeshe publicado pelo @lamayeshewisdomarchive

“… Mas vamos olhar do ponto de vista prático. Para experienciar a vacuidade temos que desenvolvê-la gradualmente desde nossa atual total falta dela (da experiência de vacuidade). Primeiro precisamos de uma experiência da vacuidade bebê, depois uma adolescente, depois uma experiência da vacuidade de meia-idade, depois uma idosa, e finalmente uma grande experiência da vacuidade. Estou falando sobre isso do ponto de vista prático, não do intelectual. Intelectualmente, algumas pessoas pensam, “Vacuidade é isso, então quando você tiver a experiência ela deve ser assim”.

Essa é apenas uma viagem intelectual, não é orgânica, experiencial.

A experiência orgânica é quando você começa lentamente, lentamente, lentamente e, enquanto seus conceitos concretos diminuem, uma experiência da vacuidade gradualmente se desenvolve. Ela é lenta e gradual – é por isso que uma explicação intelectual da vacuidade e a experiência real são tão diferentes.”

Lama Yeshe

De uma discussão do Lama sobre o processo da morte durante um seminário de final de semana sobre morte, estado de impermanência e renascimento e publicado pelo Lama Yeshe Wisdom Archive como Vida, Morte e Pós-morte.

Site do Lama Yeshe Wisdom Archive


Programação

Dia 10 de fevereiro

Losar, aniversário do falecimento de Lama Yeshe e 1º Dia dos Milagres

Meditação -10h

Lama Chöpa, com Tsog -10h15

Oração Soberana -10h45

Dia 17 de Fevereiro

Prática do Buda da Medicina – 10h

Dia 24 de fevereiro

Meditação – 10h

Lama Chopa com Tsog – 10h15

Oração Soberana – 11h45

Saiba mais sobre a programação mais abaixo.


Como tornar os 15 dias de milagres mais benéficos, segundo Lama Zopa Rinpoche

  • Tomando Os Oito Preceitos Mahayana
  • Recitando os Nomes de Manjushri
  • Recitar o Sutra Lembrando as Três Jóias
  • Recitar a Oração Soberana
  • Lama Chöpa
  • Recitar sutras, como Sutra do Diamante, Sutra da Luz Dourada e Sanghata Sutra

É claro que quaisquer outras atividades meritórias frequentemente aconselhadas por Lama Zopa Rinpoche também são boas para serem realizadas nestes dias.

Em qualquer ação virtuosa que você criar, dedique assim:

Dedique, fortemente, para que Sua Santidade tenha uma vida saudável e estável e para o rápido sucesso de todos os desejos sagrados de Sua Santidade.

Dedique fortemente para o rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche, de forma a continuar a nos conduzir pelo Caminho à Iluminação.

Por favor, ore também pelo sucesso de todos os projetos do Centro Shiwa Lha. Que todos os projetos do Centro Shiwa Lha que fazem com que os seres sencientes criem mérito e recebam purificação e alcancem a iluminação, sejam rapidamente bem-sucedidos.

Que todos os nossos serviços sociais sejam desenvolvidos da melhor maneira e sejam de maior benefício para os seres sencientes.

Que nossas publicações do Dharma se espalhem por todo o mundo e em todos os cantos do mundo.

Que todos aqueles que entram em contato com o Dharma através do Centro Shiwa Lha recebam o renascimento humano perfeito, conheçam o Dharma, alcancem uma terra pura e alcancem a iluminação rapidamente. Que todo o nosso serviço para cumprir os desejos de Sua Santidade e Lama Zopa Rinpoche tenham sucessos o mais rápido possível.

Que todos os centros FPMT sejam de grande benefício para todos os seres sencientes, libertando-os dos oceanos do samsara e trazendo-os à iluminação o mais rápido possível. Que todos os projetos de todos os centros sejam proveitosos e tenham sucesso. Que aqueles que necessitem adquirir novas instalações ou quaisquer necessidades que tenham possam ser recebidos rápida e instantaneamente. Que todos os professores dos centros tenham vidas longas e saudáveis e não tenham obstáculos no ensino do Dharma.

Que o Escritório Internacional da FPMT receba instantaneamente todas as suas necessidades e possa prestar o melhor serviço possível.

Que todos os diretores e organizadores de todos os centros e projetos da FPMT em todas as diferentes partes do mundo que estão se sacrificando e dando suas vidas para servir aos seres sencientes, Lama Yeshe e eu, tenham vidas longas, mentes saudáveis, e que eles realizem os ensinamentos de Lama Tsong Khapa, que são como ouro refinado, nesta mesma vida.


Para quem?

Para todos. Budistas ou não budistas, com ou sem crenças.


Onde?

Algumas práticas serão presenciais e online e outras serão apenas online. Por gentileza, confira nos detalhes da programação de cada prática na sessão abaixo.

Centro Shiwa Lha

Rua Ribeiro de Almeida 23, Laranjeiras , RJ

Online

Todas as práticas terão versão online via Zoom. O link será o mesmo para todas.

ID da reunião: 865 3043 5090

Senha: losar


MAIS DETALHES SOBRE AS PRÓXIMA PRÁTICAS DA PROGRAMAÇÃO

Losar, Paranirvana de Lama Yeshe e 1º Dia dos Milagres

Para a organização da FPMT, Losar é um momento especial, pois comemora o aniversário do paranirvana do fundador da FPMT, Lama Yeshe, na madrugada de Losar em 1984. Este Losar marca quarenta anos desde o falecimento de Lama Yeshe.

Práticas já realizadas

Dia 10 de fevereiro

Buda E Bonzai

Meditação

Facilitador: Neyl Soares

Data: 10/02/2024

Horário: 10h00

A meditação feita presencial e on-line

A prática da meditação faz com que nos familiarizemos com o nosso interior, percebendo os nossos pensamentos e as nossas emoções. A partir disso, podemos iniciar um processo de transformação incrível na nossa mente, à medida que transformamos qualidades negativas que surjam, em positivas. Assim, podemos agir com mais generosidade, compaixão e paciência em relação a nós mesmos e aos outros.

ID da reunião: 865 3043 5090

Senha: losar


20211022 Lama Chopa

Lama Chöpa, com Tsog

Facilitador: Neyl Soares

Data: 10/02/2024

Horário: 10h15

A meditação feita presencial e on-line

Lama Chopa contém a preces dos sete ramos: reconhecer as qualidades do Buda e dos Mestres, fazer oferecimentos, assumir e eliminar nossas ações prejudiciais, alegrar-se com a virtude nossa e do outro, solicitar que os ensinamentos continuem girando e pedir que os mestres permaneçam conosco nos mostrando o caminho e nos inspirando. É possível perceber que a nossa mente fica mais apta para termos realizações diretas.

Tsog é uma prática tantra de oferecimentos que treina nossa mente para transformar tudo e quebrar todos os conceitos. Em forma de leitura, cântico e mantra.

Lembre-se de trazer uma oferenda de alimento ou bebida.

ID da reunião: 865 3043 5090

Senha: losar


20220220 Grupo

Oração Soberana de Samantabhadra

Facilitador: Neyl Soares

Data: 10/02/2024

Horário: 11h45

A meditação feita presencial e on-line

A Orações Soberana, a aspiração extraordinária da oração de Samantabhadra, é comumente recitado para trazer benefícios aos que estão doentes ou que acabaram de falecer, e para o sucesso de um projeto virtuoso. É uma aspiração lindamente escrita que contém os desejos imaculados de seres sagrados e, em si, é uma prática completa. Foi extraído do capítulo Gandhavyuha do Avatamsaka Sutra.

ID da reunião: 865 3043 5090

Senha: losar


Dia 17 de fevereiro

20210830 Medicina

Prática do Buda da Medicina

Facilitador: Roberto Duque

Data: 17/02/2024

Horário: 10h00

A prática do Buda da Medicina foi realizada no formato on-line.

Os sete Budas da Medicina, conquistadores da bem-aventurança, oraram fortemente pela felicidade temporal e última de todos os seres sencientes, incluindo a nossa. Eles juraram que suas orações seriam atualizadas durante estes tempos degenerados, quando os ensinamentos do Buda Shakyamuni estão em declínio. Como o discurso sagrado dos Budas é irrevogável, você pode confiar totalmente em seu poder de conceder rapidamente bênçãos para ajudar todos os seres sencientes nestes tempos degenerados”, instrui Lama Zopa Rinpoche “Se você orar ao Guru Buda da Medicina, você rapidamente realizará tudo isso. Como desejar. Apenas ouvir o santo nome do Guru Buda da Medicina e o som de seu mantra “fecha a porta” para o renascimento nos sofrimentos dos reinos inferiores. Está escrito nas escrituras que você não deve ter uma mente dividida (dúvida) em relação a esses benefícios”.

ID da reunião: 865 3043 5090

Senha: losar

24 de fevereiro

Buda E Bonzai

Meditação

Facilitador: Neyl Soares

Data: 24/02/2024

Horário: 10h00

A meditação será feita presencial e on-line

A prática da meditação faz com que nos familiarizemos com o nosso interior, percebendo os nossos pensamentos e as nossas emoções. A partir disso, podemos iniciar um processo de transformação incrível na nossa mente, à medida que transformamos qualidades negativas que surjam, em positivas. Assim, podemos agir com mais generosidade, compaixão e paciência em relação a nós mesmos e aos outros.

ID da reunião: 865 3043 5090

Senha: losar

20211022 Lama Chopa

Lama Chöpa, com Tsog

Facilitador: Neyl Soares

Data: 24/02/2024

Horário: 10h15

A meditação será feita presencial e on-line

Lama Chopa contém a preces dos sete ramos: reconhecer as qualidades do Buda e dos Mestres, fazer oferecimentos, assumir e eliminar nossas ações prejudiciais, alegrar-se com a virtude nossa e do outro, solicitar que os ensinamentos continuem girando e pedir que os mestres permaneçam conosco nos mostrando o caminho e nos inspirando. É possível perceber que a nossa mente fica mais apta para termos realizações diretas.

Tsog é uma prática tantra de oferecimentos que treina nossa mente para transformar tudo e quebrar todos os conceitos. Em forma de leitura, cântico e mantra.

Lembre-se de trazer uma oferenda de alimento ou bebida.

ID da reunião: 865 3043 5090

Senha: losar

20220220 Grupo

Oração Soberana de Samantabhadra

Facilitador: Neyl Soares

Data: 24/02/2024

Horário: 11h45

A meditação será feita presencial e on-line

A Orações Soberana, a aspiração extraordinária da oração de Samantabhadra, é comumente recitado para trazer benefícios aos que estão doentes ou que acabaram de falecer, e para o sucesso de um projeto virtuoso. É uma aspiração lindamente escrita que contém os desejos imaculados de seres sagrados e, em si, é uma prática completa. Foi extraído do capítulo Gandhavyuha do Avatamsaka Sutra.

ID da reunião: 865 3043 5090

Senha: losar


Programação internacional do Centro Budista Jamyang de Londres

Dia 17 de fevereiro

De 07h00 a 09h00 – horário de Brasília (10 a.m. to 12 a.m. London time)

Temos o prazer de compartilhar que Ganden Tri Rinpoche, chefe da escola Gelug do Budismo Tibetano e muito próximo de Lama Zopa Rinpoche, ofereceu a transmissão de Recitando os Nomes do Nobre Manjushri no dia 17 de fevereiro de 2024, através do Centro Budista Jamyang de Londres, e a transmissão estará disponível online para todos com interesse em participar.

No link abaixo você pode ter mais informações (em inglês) sobre Gaden Tri Rinpoche e pode se inscrever ara participar via zoom ou acessar o link do youtube.


Como contribuir?

Atividade gratuita.

A sua contribuição é uma prática de generosidade para que as atividades e manutenção do Centro Shiwa Lha. Faça sua doação espontânea na recepção ou Doe aqui.


Como chegar


Conhece alguém que pode se beneficiar com esta prática?

Vamos Conversar?