Construindo uma mandala tibetana de areia – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Construindo uma mandala tibetana de areia

Mandala De Areia 1

As mandalas, que existem há milênios, falam às profundezas de nós que anseiam por experimentar maior felicidade e liberdade. Como representações circulares de verdades espirituais. Destinam-se a transmitir paz e cura a todos os seres, bem como ao planeta.


Losang Samten Shiwa Lha Site Detalhe

Sobre a Mandala Tibetana de Areia

A forma de arte tibetana de pintura em areia é uma prática ancestral e sagrada destinada a elevar e beneficiar não apenas todas as pessoas que a vêem, mas também abençoar o meio ambiente. Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo, e em tibetano é chamada de kyil-khor, que significa essência e círculo. 

Cada aspecto da mandala tem significado e nada é arbitrário ou superficial. As cores e os desenhos de cada mandala têm um significado profundo originário dos antigos ensinamentos do Buda e permaneceram idênticos a esses ensinamentos originais ao longo dos séculos, com cada cor sendo um antídoto para emoções negativas específicas. 

As mandalas são usadas para aprimorar a prática espiritual por meio de imagens e meditação. Para superar o sofrimento curando o corpo, a fala, a mente de uma pessoa e também o ambiente. 

Texto do site https://losangsamten.com/mandalas.html

Quais atividades e quando?

Dos dias 28 a 31 de março

Dia 28 de março – terça-feira

19h30 a 21h

Cerimônia de Abertura

Limitado a 50 vagas.

Sala de meditação (gompa) do Centro Shiwa Lha

Dia 29 de março – quarta-feira

14h a 18h

Visitação da construção da mandala de areia

Sala superior do Centro Shiwa Lha

19h30 a 21h

Palestra “Simbolismo e Benefícios de Mandala de Areia

Limitado a 50 vagas

Sala de meditação (gompa) do Centro Shiwa Lha

Dia 30 de marçoquinta-feira

15h a 20h

Visitação à construção da Mandala de Areia

Sala superior do Centro Shiwa Lha

Dia 31 – sexta-feira

14h a 18h

Visitação à construção da Mandala de Areia

Sala superior do Centro Shiwa Lha

Dia 31 – sexta-feira

19h30 a 21h

Encerramento com prática de Cherenzig (Buda da Compaixão)

Sala de meditação (gompa) do Centro Shiwa Lha

Veja como serão as inscrições para as palestras mais abaixo.


O que é a atividade?

Losang Samten fará uma Mandala de Areia do Buda da Compaixão (Chenrezig) ao longo de 4 dias. Ele constrói a mandala fazendo os símbolos e linhas ao despejar as areias coloridas por um cone com extraordinária presteza e delicadeza.

Na palestra “Simbolismo e benefícios de uma mandala de areia” ele vai explicar a métrica, os símbolos, os benefícios pelo simples fato de ter o contato visual com uma mandala e as qualidades do Buda da Compaixão.

A pintura em areia não é uma arte irreverente e há muitos desafios invisíveis que são ignorados até mesmo por aqueles que observam o processo. Anos de treinamento para criar os símbolos e imagens são subsequentemente seguidos de treinamento para criá-los de cabeça para baixo. O tamanho, layout e construção, trabalhando de dentro para fora, exigem essa habilidade. Esta pintura frágil, multidimensional e impermanente na areia é revestida com ensinamentos externos, internos e secretos cultivados para beneficiar todos os seres sencientes.
Texto do site https://losangsamten.com/mandalas.html


Benefícios

Criar e visualizar a Mandala em vários lugares é muito benéfico para trazer paz e harmonia à comunidade e ao mundo. Apenas vislumbrar a Mandala, entretanto, criará uma impressão positiva no fluxo mental do observador, que por um momento está em contato com o profundo potencial para a Iluminação perfeita, que existe dentro da mente de todos os seres.
Texto do site https://losangsamten.com/mandalas.html
    


Como fazemos?

Para a visitação da Mandala você pode apenas observar. Losang Santem gosta de fazer a mandala de forma bastante interativa com as pessoas. Então, você poderá ter a chance de vê-lo construindo e ainda ouvir explicações dele enquanto a faz.

Algumas vezes Lama Samten pede a participação dos visitantes na construção da Mandala.

Uma oportunidade única!


Onde?

Condução presencial: Losang Santem

Tradução: Yuri de Souza


Praticantes: Evento somente presencial no Centro Shiwa Lha.


Rua Ribeiro de Almeida, 23 – Laranjeiras – Rio de Janeiro.


Para quem?

Para todos. Budistas ou não budistas, com ou sem crenças.


Ven Lonsang Santem Foto

Sobre Losang Samten

LOSANG SAMTEN tem compartilhado ensinamentos de bondade amorosa, alegria e compaixão, bem como o caminho para a iluminação por quase 30 anos. Losang viveu e estudou por mais de 20 anos no Mosteiro Namgyal (o mosteiro de Sua Santidade o Dalai Lama) obtendo o mais alto grau atingível no mosteiro, equivalente a um doutorado no Ocidente. Ele também se tornou um Mestre de Dança Ritual e Mandalas de Areia e foi o Assistente Pessoal de Sua Santidade o XIV Dalai Lama antes de se mudar para os Estados Unidos em 1988. Ven. Losang Samten é um dos Mestres da Mandala que criou a primeira mandala de areia pública no Ocidente em 1988. Ele é o diretor espiritual de vários Centros Budistas na América do Norte, com sede atualmente na Filadélfia, Pensilvânia – a Cidade do Amor Fraterno.

Losang Samten têm uma carreira ilustre criando mandalas de areia sagradas que seguem a antiga tradição budista. Estes foram criados em museus, universidades, escolas, centros comunitários e galerias nos EUA, Canadá, México e Europa. Losang recebeu o National Heritage Fellowship do National Endowment for the Arts, um PEW Fellowship e dois doutorados honorários do Trinity College em Hartford, Connecticut, e do Maine College of Art. Losang desempenhou o papel de assistente do jovem Dalai Lama no filme Kundun, de Martin Scorsese, onde também atuou como consultor técnico religioso e supervisor de mandala de areia. Losang escreveu dois livros, um em tibetano sobre a história do Mosteiro de Sua Santidade o Dalai Lama e outro em inglês, Ancient Teachings in Modern Times: Buddhism in the 21st Century.

Losang incorpora as qualidades de bondade, paciência e alegria, que tocam o coração de todos aqueles que ele conhece.

Vídeo (em inglês) da construção de uma Mandala de Areia


Como participar e contribuir?

Visitação da construção da mandala é gratuita. Não há necessidade de inscrição. Você pode fazer uma doação espontânea no local.

Os horários são diferentes para cada dia:

Dia 29 de março – quarta-feira

14h a 18h

Dia 30 de marçoquinta-feira

15h a 20h

Dia 31 – sexta-feira

14h a 18h

Quanto à cerimônia de abertura, palestra e o encerramento, pedimos que você faça sua inscrição conforme orientação abaixo. A inscrição é IMPRESCENDÍVEL mesmo para os eventos gratuitos.

A cerimônia de abertura é gratuita. Você pode fazer uma doação espontânea. A sua contribuição é uma prática de generosidade para que o Centro Shiwa Lha continue com o giro da Roda do Dharma contribuição e auxilia nos oferecimentos ao Mestre Losang Santem, aos gastos com a viagem e com o material utilizado na construção da mandala.

Palestra “Simbolismo e benefícios de uma mandala” com contribuição de R$ 70,00. A sua ajuda é uma prática de generosidade para que o Centro Shiwa Lha continue com o giro da Roda do Dharma. A sua contribuição auxilia nos oferecimentos ao Mestre Losang Santem, aos gastos com a viagem e com material utilizado na construção da mandala.

Ressalta-se que você será bem-vindo mesmo que não possa fazer essa contribuição, favor entrar em contato por cursos@shiwalha.org.br.

Se você deseja presentear uma inscrição para outra pessoa ou em caso de qualquer dúvida entrar em contato por cursos@shiwalha.org.br

A cerimônia de encerramento é gratuita. Você pode fazer uma doação espontânea. A sua contribuição é uma prática de generosidade para que o Centro Shiwa Lha continue com o giro da Roda do Dharma e auxilia nos oferecimentos ao Mestre Losang Santem, aos gastos com a viagem e material utilizado na construção da mandala.


Conhece alguém que pode se beneficiar do evento?

Encaminhe o link https://shiwalha.org.br/eventos/mandala_de_areia/


Você conhece o Centro Shiwa Lha?

Venha nos visitar para participar presencialmente de nossas atividades e conhecer esse espaço tão especial por sua tranquilidade e intenção dos nossos praticantes de trazer paz pessoal, amorosidade, compaixão e clareza para todos nós da cidade do Rio de Janeiro, Brasil e planeta Terra.


Como chegar

Vamos Conversar?