Ensinamentos com Geshe Dorji Damdul, ele serviu como tradutor oficial de SS, o Dalai Lama:
Meditação Contemplativa no Caminho Gradual à Iluminação
28 de fevereiro (terça-feira)
19h30 a 21h
Geshe Dorji Damdul abordará a Meditação Contemplativa no Caminho Gradual à Iluminação, conhecido como lamrim, em tibetano.
O lamrim é uma apresentação de todos os estados mentais e as boas qualidades que nos levam do nosso estado atual à iluminação em uma ordem sequencial sistemática (rim). Esse é o contexto filosófico de como surgiu o lamrim:
O grande mestre indiano Atisha Dipangkara Shree Gyana foi pioneiro da tradição do Lamrim no Tibete no século XI, quando foi convidado pelo então imperador tibetano Lha Lama Yeshe O e seu sobrinho Lha Lama Jangchub O.
Enquanto o sistema cognitivo e afetivo transformador mental baseado no rigor acadêmico de Nalanda é fortemente sofisticado em relação à prática do treinamento mental, a tradição de lamrim foi feita para obter o mesmo benefício para os indivíduos de três níveis de capacidade, da forma como o sistema Nalanda proporciona, mas em um estilo de instrução fácil e guiada em oposição à forma dialética rigorosa adotada pela tradição de Nalanda.
Esta tradição foi amplamente difundida em todo o Tibete devido à facilidade na sua apresentação e prática.
Lamrim, é a nossa prática gradual, um passo a passo que envolve acontecimentos do nosso cotidiano e como podemos lidar com eles com maior compreensão e amor para chegarmos a felicidade que tanto buscamos.
Gradualmente contemplarmos e compreendermos tópicos como a nossa preciosa vida humana, a impermanência, a nossa morte e a dos outros, a compaixão e amor como qualidades que nos levam a felicidade, sem deixarmos de observar como a existência do nosso mundo externo opera, nos tornamos capazes em reconhecermos quem realmente somos, a nossa verdadeira natureza de uma mente clara, compassiva e amorosa, hábil em beneficiar os seres: a nossa felicidade!
PRESENCIAL no Centro Shiwa Lha. Rua Ribeiro de Almeida, 23 – Laranjeiras.
O evento terá o modo ON-LINE somente para os que residem fora do Rio de Janeiro.
Para iniciantes e praticantes, budistas, não budistas, com crenças ou sem crenças.
Número de vagas: 60
As palestras serão em inglês com tradução consecutiva para português de Yuri Gomes.
O evento não será gravado.
A sua contribuição é uma prática de generosidade para que o Centro Shiwa Lha continue com o giro da Roda do Dharma. A sua contribuição auxilia nos oferecimentos a Geshe Dorji Damdul , ao intérprete, despesas de viagem e na manutenção do Centro Shiwa Lha.
Até dia 21 de fevereiro a contribuição é de R$ 70,00.
A inscrição é feita pelo link abaixo pela plataforma Eventbrite:
Ressalta-se que você será bem-vindo mesmo que não possa fazer essa contribuição, favor entrar em contato por cursos@shiwalha.org.br.
Se você deseja presentear uma inscrição para outra pessoa ou em caso de qualquer dúvida entrar em contato por cursos@shiwalha.org.br
Geshe Dorji Damdul serviu como tradutor oficial de S.S. o Dalai Lama e esteve envolvido na produção de vários livros importantes de S.S. o Dalai Lama, como ‘Além de Religião’ e ‘Consciência Emocional’.
Atualmente, atua como diretor da Tibet House e do Centro Cultural de S.S. o Dalai Lama em Nova Deli, Índia, desde 2005.
Ele concluiu seus estudos no Instituto de Dialética Budista (IBD) em Dharamsala, na Universidade Monástica de Drepung e no Colégio Tântrico Gyumed.
Foi professor convidado na Universidade de Cambridge, Inglaterra, em 2003 e na Universidade de Deli, onde ministrou palestras em três departamentos – Filosofia, Psicologia e Estudos Budistas.
Geshe-la tem viajado amplamente na Índia e no exterior, ensinando filosofia budista e conduzindo retiros intensivos. É amplamente reconhecido como estudioso budista, transmitindo conhecimento entre estudantes e intelectuais da área.
A Tibet House Brasil compartilha a visão e preocupação de S.S. Dalai Lama, e nosso principal interesse é a sobrevivência da civilização e cultura tibetana, que se baseiam na compaixão, não-violência, altruísmo e paz interior. Acreditamos que a cultura tibetana é vital e valiosa não somente para o povo tibetano, mas para toda a comunidade global.
Geshe Dorji Damdul está no Brasil a convite da Tibet House Brasil.
Venha nos visitar para participar presencialmente de nossas atividades e conhecer esse espaço tão especial por sua tranquilidade e intenção dos nossos praticantes de trazer paz pessoal, amorosidade, compaixão e clareza para todos nós da cidade do Rio de Janeiro, Brasil e planeta Terra.
Ressalta-se que você será muito bem-vindo/a, no modo on-line, mesmo que não possa fazer uma contribuição, favor entrar em contato por cursos@shiwalha.org.br.