Saka Dawa – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Saka Dawa

2

O Saka Dawa é um dos quatro grandes dias sagrados do calendário do budismo tibetano, comemorando o nascimento, a iluminação e o paranirvana de Buda Shakyamuni.


O Saka Dawa é um dos quatro grandes dias sagrados do calendário do budismo tibetano, comemorando o nascimento, a iluminação e o paranirvana de Buda Shakyamuni. Este ano acontece no dia 26 de maio.

Como citado por Lama Zopa Rinpoche, do texto do Vinaya, Tesouro de Citações e Lógica, o poder cármico de todas as ações positivas ou prejudiciais feitas no dia 26 de maio é multiplicado por cem milhões!

A fim de aproveitar esta grande oportunidade, o Centro Shiwa Lha convida você a participar de uma programação especial neste dia. Venha participar conosco das meditações, leitura de Sutras e da vida de Buda, práticas de sabedoria, compaixão e purificação. Praticar e comemorar em grupo gera um potencial muito maior.

Devemos lembrar que, segundo o Venerável Choden Rinpoche, um dos mestres de Lama Zopa Rinpoche, a observação dos dias auspiciosos deve ser de acordo com a data da Índia, não com a data do país no qual o Centro se encontra. Por isso, quando Lama Zopa Rinpoche não se encontra na Índia, ele celebra os Dias de Buda e outras datas favoráveis de acordo com o tempo da Índia.

Programação

Todas e todos são bem-vindos a participar a qualquer dia e horário:

Dia 26 de maio

20210509 Site Vajrasattva

14hVajrasattva

Condução Nakedia Carvalho

Purificar as causas dos nossos sofrimentos.

Offerings

15h30 – Dedicações finais Prece Suprema de Samantabhadra

Condução

Dia 25 de maio – a partir de 15h30

20210327 Buda Medicina

15h30 – Buda da Medicina

Conduzida por Roberto Duque


17h30 – Sutra da Luz Dourada

Conduzida por Ven. Tenzin Kunsang

Lama Zopa Rinpoche diz: “O sutra é extremamente poderoso para a paz mundial, para a sua proteção pessoal e a proteção do país e do mundo. O sutra tem um extraordinário poder curador que beneficia todas as pessoas residentes no país onde o sutra é recitado. Ele pode ser lido por todos, budistas ou não budistas, que querem a paz mundial.”

Fazemos o ressoar do Sutra da mesma forma que é lido nos monastérios tibetanos. Distribuímos os capítulos entre as pessoas. Cada pessoa recebe um trecho do Sutra e todos lemos ao mesmo tempo. Você vai ler o seu capítulo ouvindo os outros participantes, por isso chamamos de Ressoar.   Caso você termine o seu trecho antes dos demais, você pode ficar ouvindo o Ressoar ou meditar. Esperamos até o último acabar e depois finalizamos juntos.


Uma grande oportunidade! Receber a linhagem dos preceitos pelo Lama Zopa Rinpoche com tradução para o português. Assista o vídeo pelo Youtube no link abaixo:

Texto para você seguir durante a cerimônia:

5h15 a 6h30 da manhã (antes do amanhecer)

Iniciaremos PONTUALMENTE!

Oito preceitos Mahayana

Os alunos que desejam receber a permissão da linhagem dos Oito preceitos Mahayana de Lama Zopa Rinpoche, vamos fazer juntos no dia da multiplicação de méritos.

Os votos são válidos por 24h. E você deve seguir os compromissos de forma consciente:
– Fazer apenas uma refeição no dia de 11h30 a 12h30.
– Não comer nenhum tipo de carne, ovos, alho, cebola, e rabanete. Você pode comer laticínios.
– Tomar chá, café, leite bem diluído e refrescos. Sucos de frutas nao sao permitidos, exceto na hora do almoço.
– Não ter relação sexual, cantar, dançar, ouvir música e assistir filmes.
– Não tomar ou álcool ou drogas
– Não usar perfume, maquiagem, joia ou bijouterias (apenas piercing)

No dia 27 de maio a partir das 5h30 manhã os compromissos são desfeitos.


Img 4139


7h da manhã

Sutra que evoca as qualidades das Três Raras e Sublimes
Meditação

Conduzida por Ven. Tenzin Namdro




Generosidade

Neste dia você poderá praticar a generosidade com o seu tempo em ouvir, ajudar alguém e/ou fazer doações para quem você desejar ou para algum dos projetos abaixo:

Compartilhe o Dharma

Contribuir para o Centro Shiwa Lha, você nos ajuda a disponibilizar livros de Lama Yeshe e Lama Zopa Rinpoche, ensinamentos e cursos de nossos incríveis professores e as atividades regulares gratuitamente.


FPMT Puja Fund – é um fundo destinado a diversas pujas e práticas realizados por milhares monges e monjas. Estas preces são dedicadas a todos os Centros da FPMT, projetos, serviços, a todos os estudantes, voluntários e a todos que prestam serviços a FPMT e todos os seres em geral.

Doação para quem está com fome

As ONGs continuam com suas campanhas de cestas básicas e alimentos. Participe e entre em contato direto com:

A.M.A.R. – Associação de mães amigas da Rocinha – Projeto social que presta assistência a famílias em situação de vulnerabilidade na comunidade da Rocinha. Instagram: @maesamigasrocinha e / ou danielavignoli@gmail.com

Apadrinhe um Sorriso em Duque de Caxias

Instituto Floriano Peçanha dos Santos do Morro de São João

Voz das Comunidades no Complexo do Alemão

Outras práticas

Você também poderá fazer outras práticas recomendadas por Lama Zopa Rinpoche como:

  • Prosternações aos 35 Buda (prática está no Livro de orações)