Curso de Meditação – Material de Apoio – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Curso de Meditação – Material de Apoio

O curso

Sejam todas e todos bem-vindos!

Durante dois meses iremos aprofundar nossa compreensão e prática de meditação juntos. Vamos aproveitar a oportunidade de praticar em grupo nesse período, criar um espaço acolhedor e inspirar a prática pessoal de cada um no decorrer da semana.” (Ilana Gorban)

Esta página estará disponível até 31 de dezembro de 2021, boas práticas!

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Práticas para cada semana

Aqui estão listadas as práticas semanais e os devidos materiais. Boa prática!

Exercício e Material para a semana de 21 a 28 de setembro

Nesta semana, inclua em cada sessão de meditação as seguintes etapas: a preparação – a postura do corpo e acalmar a mente; a motivação – encontrar sua motivação sincera e pessoal; a prática da meditação em si; uma breve reflexão sobre os benefícios da prática da meditação na sua experiência e, por fim, a dedicação.

Pratique a Meditação no Corpo de Luz pelo menos três vezes durante a semana.

Use a Meditação de Transformar o Negativo em Positivo durante a semana quando considerar necessário.

Quarta-feira 22/09, sexta-feira 24/09 e domingo 26/09:

(Tempo total por volta de 15 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com com foco na respiração, por exemplo, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas.

Quando sentir que está um pouco mais atento e concentrado, faça a prática de Escanear o corpo.

Quinta-feira 23/09, sábado 25/09 e segunda-feira 27/09:

(Tempo total por volta de 15 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação dos Nove Ciclos de Respirações. Faça a prática de Atenção básica e quando a mente estiver um pouco mais estável, praticar a Meditação da Mente Semelhante ao Céu.

Terça-feira 28/09:

(Tempo total por volta de 7 a 10 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com foco na respiração, por exemplo, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas.

Exercício e Material para a semana de 14 a 21 de setembro

Inclua em cada sessão de meditação todas as quatro etapas: a preparação – a postura do corpo e acalmar a mente; a motivação – encontrar sua motivação sincera e pessoal; a prática da meditação em si; e a dedicação.

Pratique a Meditação de Purificação com Luz pelo menos três vezes durante a semana.

Use a Meditação de Transformar o Negativo em Positivo durante a semana quando precisar.

Ao final de cada dia, reflita sobre as suas ações de corpo, palavra e mente do dia e observe se as ações foram positivas ou negativas. Quando você se lembrar de ações negativas, use a meditação Transformando Experiências Negativas em Positivas para reviver a experiência e depois se imaginar respondendo de modo positivo, em vez de negativo, às dificuldades enfrentadas.

Quarta-feira 15/09, sexta-feira 17/09 e domingo 19/09:

(Tempo total por volta de 15 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com com foco na respiração, por exemplo, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas.

Quando sentir que está um pouco mais atento e concentrado, faça a prática de Escanear o corpo.

Quinta-feira 16/09, sábado 18/09 e segunda-feira 20/09:

(Tempo total por volta de 15 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação dos Nove Ciclos de Respirações. Faça a prática de Atenção básica e quando a mente estiver um pouco mais estável, praticar a Meditação da Mente Semelhante ao Céu.

Terça-feira 21/09:

(Tempo total por volta de 7 a 10 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com foco na respiração, por exemplo, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas.

Exercício e Material para a semana de 07 a 14 de setembro

Ilana sugere que repita o exercício da semana de 31 de agosto a 07 de setembro.

Exercício e Material para a semana de 31 de agosto a 07 de setembro

Veja as explicações detalhadas de cada prática no material de apoio que está disponível.

Inclua em cada sessão de meditação todas as quatro etapas: a preparação: ajustar a postura do corpo e acalmar a mente, a motivação: encontrando a sua motivação sincera, a prática em si da meditação, e dedicação.

Quarta-feira 01/09, sexta-feira 03/09 e domingo 05/09:

(Tempo total por volta de 15 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com o foco na respiração, por exemplo, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas.

Quando sentir que está um pouco mais atento e concentrado, faça a prática de Escanear o corpo.

Quinta-feira 02/09, sábado 04/09 e segunda-feira 06/09:

(Tempo total por volta de 15 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação dos Nove Ciclos de Respirações. Faça a prática de Atenção básica e quando a mente estiver um pouco mais estável, praticar a Meditação da Mente Semelhante ao Céu ou a Meditação da Mente Semelhante ao Oceano.

Terça-feira 07/09:

(Tempo total por volta de 7 a 10 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com foco na respiração, por exemplo, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas.

Exercício e Material para a semana de 24 a 31 de agosto

Ao final de cada dia, reflita sobre as suas ações de corpo, palavra e mente do dia e observe se as ações foram positivas ou negativas. Quando você se lembrar de ações negativas, use a meditação Transformando Experiências Negativas em Positivas para reviver a experiência e depois se imaginar respondendo de modo positivo, em vez de negativo, às dificuldades enfrentadas.

Quarta-feira 25/08, sexta-feira 27/08 e domingo 29/08:

(Tempo total por volta de 15 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com com foco na respiração, por exemplo, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas.

Quando sentir que está um pouco mais atento e concentrado, faça a prática de Escanear o corpo.

Quinta-feira 26/08, sábado 28/08 e segunda-feira 30/08:

(Tempo total por volta de 15 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação dos Nove Ciclos de Respirações. Faça a prática de Atenção básica e quando a mente estiver um pouco mais estável, praticar a Meditação da Mente Semelhante ao Céu.

Terça-feira 31/08:

(Tempo total por volta de 7 a 10 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com foco na respiração, por exemplo, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas.

Material para organizar a prática durante a semana:

Exercício e Material para a semana de 17 a 24 de agosto

Quarta-feira 18/08, sexta-feira 20/08 e domingo 22/08:

(Tempo total por volta de 15 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com foco na respiração, por exemplo, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas.

Quando sentir que está um pouco mais atento e concentrado, faça a prática de Escanear o corpo.

Quinta-feira 19/08, sábado 21/08 e segunda-feira 23/08:

(Tempo total por volta de 15 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação dos Nove Ciclos de Respirações. Faça a prática de Atenção básica e quando a mente estiver um pouco mais estável, praticar a Meditação da Mente Semelhante ao Céu.

Terça-feira 24/08:

(Tempo total por volta de 7 a 10 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com foco na respiração, por exemplo, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas.

Material para organizar a prática durante a semana:

Tres Canais

Exercício e Material para a semana de 10 a 17 de agosto

Quarta-feira 12/08, sexta-feira 14/08 e domingo 16/08:

(Tempo total por volta de 15 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com foco na respiração, por exemplo, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas.

Quando sentir que está um pouco mais atento e concentrado, faça a prática de Escanear o corpo.

Quinta-feira 13/08, sábado 15/08 e segunda-feira 17/08:

(Tempo total por volta de 15 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com foco na respiração, por exemplo, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas.

Quando sentir que está um pouco mais atento e concentrado, faça a prática de Atenção básica.

Terça-feira 11/08:
(Tempo total por volta de 7 a 10 minutos)

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com foco na respiração, por exemplo, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas.

Material para organizar a prática durante a semana:

Exercício e Material para a semana de 03 a 10 de agosto

Como organizar a prática durante a semana:

Veja as explicações detalhadas de cada prática no material de apoio que está disponível logo abaixo.

Prática diária: Tempo total por volta de 10 minutos

Inicie sua prática encontrando uma postura confortável para seu corpo a partir dos pontos explicados no material de apoio.

Realize a Meditação com foco na respiração, utilizando como foco as sensações do ar entrando e saindo pelas narinas ou a prática contando a respiração.

Material de apoio:


Link do ZOOM

ID: 850 0124 2866
Senha: ilana

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O que você vai receber?

Após cada encontro, cada ensinamento, você receberá um exercício para praticar durante cada semana, uma forma de você ficar apto para estabelecer a meditação em sua rotina diária.

Você receberá:

  • Material com tópicos sobre meditação baseada na filosofia milenar praticada por grandes mestres budistas.
  • 12 roteiros diferentes de meditações para poder construir a sua própria prática após o término do curso.

Boa prática!


Programação

De 03 de agosto a 28 de setembro de 2021
(Exceto no dia 7 de setembro)

O curso será realizado em 8 sessões com explicações, práticas, perguntas e respostas.

Consideramos que meditar com o grupo no momento da condução da prática feita pela professora possibilite uma experiência muito vívida. E acreditamos, também, que a prática pessoal autônoma durante a semana tenha um papel importante no treino de cada um.

Terças-feiras
de 20h30 a 21h30 

Sendo assim, optamos por não gravar as sessões para que a sua vivência seja mais significativa.


Tópicos do Curso

  • o que é meditação?
  • a postura de meditação e o ajuste do corpo
  • finalidades e benefícios da meditação
  • diferentes habilidades usadas na meditação que são úteis no cotidiano
  • a diferença entre meditação e simples relaxamento
  • os dois principais tipos de meditação – analítica e estabilizante
  • os obstáculos à meditação e seus antídotos
  • como organizar uma sessão de meditação
  • conselho para estabelecer uma prática de meditação a longo prazo
  • como usar os benefícios da meditação na vida cotidiana
  • diversas práticas de meditação

Perguntas / Fale conosco

Envie por aqui a sua pergunta sobre a prática para Ilana até Domingo, esta será abordada na Terça-feira seguinte.
Qualquer outra dúvida será respondida por nossa equipe de apoio.


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    Indique o link de inscrição: https://shiwalha.org.br/eventos/curso-de-meditacao/
    As inscrições estão prorrogadas até 10 de agosto de 2021.