Lama Kirti Tsenshab Rimpoche – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Lama Kirti Tsenshab Rimpoche

Lama Kirti Tsenshab Rimpoche

Kirti Tsenshab Rimpoche nasceu na província de Amdo, Tibet oriental, em 1926. Aos seis anos idade foi reconhecido como a reencarnação do abade anterior do Kirti Gompa. Aos noves anos, ele foi ordenado como um monge. Rimpoche recebeu ensinamentos de muitos grandes Lamas da tradição budista tibetana.

Lama Kirti Tsenshab Rimpoche é um dos detentores da linhagem do tantra do Kalachakra, tendo recebido iniciação aos 14 anos. Aos 32 anos, e tendo completado os seus estudos monásticos, ele foi designado como o Abade de Kirti.

Depois de escapar de Tíbet em 1959, Kirti Tsenshab Rimpoche ensinou os órfãos tibetanos na Aldeia das Crianças Tibetanas, Dharamsala, Índia. À idade de 45 anos, ele começou um retiro de meditação de quinze anos, em uma pequena pedra heremita sobre Dharamsala, “grande bastante para uma cama, prosternações e um fogão”. Ele passou sete anos em meditação Lam-Rim, três anos sobre os “Sete Pontos para a Transformação do Pensamento”, e alguma geração e tantra de fase de conclusão. Dois anos foram gastos somente nos estágios de geração e conclusão e nos últimos 3 anos, Rimpoche repetiu tudo.

Rimpoche deu comentário de Kalachakra à Sua Santidade o Dalai Lama e foi professor de Lama Zopa Rimpoche. Lama Zopa Rimpoche disse de Kirti Tsenshab Rinpoche: “Ele é um grande mestre Kadampa que mostra completamente a verdadeira Tradição Kadampa (…) então completamente renunciado. Não há nenhuma atividade mundana mais leve, nem os oito dharmas mundanos mais leve, nenhum pensamento de apego. Mesmo falando, tudo é até possível de agradar às mentes dos seres sencientes”.

Rimpoche tem dado ensinamentos ao redor do mundo em muitos países, incluindo Austrália, Alemanha, Brasil, Holanda, Hong Kong, Itália, Nova Zelândia, Cingapura, Taiwan e Estados Unidos.

Adaptado dos arquivos da FPMT