Lama Thubten Yeshe – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Lama Thubten Yeshe

Lama Thubten Yeshe

Lama Thubten Yeshe nasceu no Tibet, em 1935. Aos seis anos de idade, ele entrou para o Monastério de Sera, em Lhasa, onde estudou até 1959, pois a invasão chinesa ao Tibet o forçou a exilar-se na Índia. Lama Yeshe continuou estudando e meditando na Índia até 1967, quando, com o seu discípulo principal Lama Thubten Zopa Rimpoche, foi para o Nepal. Dois anos depois, ele estabeleceu o Monastério de Kopan, perto de Kathmandu, para ensinar o Budismo aos ocidentais.

Em 1974, os Lamas começaram a fazer excursões anuais ao Ocidente para dar ensinamentos, e como resultado destas viagens, uma rede mundial de centros de estudo budista e meditação – a Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana – começou a desenvolver-se. Em 1984, depois de proferir uma década intensa sobre uma grande variedade de ensinamentos incríveis e estabelecer uma atividade da FPMT após a outra, aos quarenta nove anos, Lama Yeshe faleceu. Ele renasceu como Ösel Hita Torres, na Espanha, em 1985.

Foi reconhecido como a encarnação de Lama Yeshe por Sua Santidade o Dalai Lama em 1986 e, como o monge Lama Tenzin Osel Rimpoche, começou a estudar para o seu grau de geshe em 1992, no Monastério de Sera, reconstituído no Sul da Índia.

Adaptado dos arquivos de Lama Yeshe Archive Wisdom