Lama Zopa Rimpoche – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Lama Zopa Rimpoche

Lama Zopa Rimpoche

Rimpoche nasceu em Thami, no Nepal, em 1946. Aos três anos de idade, ele foi reconhecido como a reencarnação da Lama Lawudo, que tinha vivido perto a Lawudo, dentro de visão da casa de Thami de Rimpoche. Aos dez anos de idade, Rimpoche foi para o Tibet e estudou e meditou no Monastério de Domo Geshe Rimpoche, perto de Pagri, até a ocupação chinesa ao Tibet, em 1959, que o forçou a abandonar Tibet para a segurança do Butão.

Rimpoche foi então para um acampamento de refugiados tibetanos em Buxa Duar, Bengal Ocidental, Índia, onde ele conheceu Lama Yeshe que se tornou o seu professor mais íntimo. Em 1967, os Lamas foram para o Nepal e durante os anos seguintes construíram os Monastérios de Kopan e de Lawudo. Em 1971, Lama Zopa Rimpoche deu o seu primeiro retiro anual do famoso curso de lam-rim, que continua em Kopan até hoje.

Em 1974, com Lama Yeshe e Rimpoche começaram a viajar o mundo para ensinar e estabelecer centros de Dharma. Quando Lama Yeshe faleceu em 1984, Rimpoche assumiu como chefe espiritual da FPMT, que continuou florescendo sob a sua liderança inigualável. Mais detalhes sobre a vida e trabalho de Rimpoche podem ser achados na página da internet da FPMT.

Adaptado dos arquivos de Lama Yeshe Archive Wisdom