Introdução ao Tantra – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Introdução ao Tantra

Whatsapp Image 2020 09 16 At 16.42.56

Agradecimentos / Thanks

Agradecemos a sua presença. A sua participação gera as causas e condições para o Centro Shiwa Lha disponibilizar os ensinamentos, convidar professores e manter nossas atividades regulares para você dar continuidade aos seus estudos, meditações e práticas.

We highly appreciate that you have joined us to Ven. Amy Miller´s teachings on Tantra.
It is your presence that encourage us to organize teachings, regular study groups, meditations and practices.


Atividades e Eventos / Activities and Events

Acesse a nossa página de Atividades Regulares.

Acesse a nossa página de Eventos Especiais . Entre outros, teremos Venerável Robina Courtin nos
dias 03 e 04 de outubro.

Impermanencia E Morte Eventbrite


Gravação / Recordings

Venerável Amy Miller fez uma explanação clara e ampla sobre o Tantra. Ouça novamente pontos abordados como o significado da palavra Tantra, as preliminares para praticar o Tantra, Lam-rim, as quatro classes do tantra, o esclarecimento dos equívocos em relação ao Tantra e muito mais.

O link da gravação está AQUI. Com tradução consecutiva para o Português.


Venerável Amy Miller gave a clear explanation of Tantra. Listen again to the topics mentioned as the meaning of the word TANTRA, preliminares practices of Tantra, Lam-rim, four classes of Tantra and the misconceptions of Tantra and much more.

The link is HERE, with consecutive translation into Portuguese.


Votos de Bodhisattva

Venerável Amy Miller mencionou os votos de Bodhisattva. Para saber mais, acesse AQUI


Introdução ao Tantra

Durante a sua vida, Buda transmitiu muitos tipos de ensinamentos. Os Sutras, por exemplo, são as palavras públicas sobre como desenvolver a bondade, o amor, a paz e a paciência.

Além dos Sutras, Buda também passou ensinamentos que foram mantidos de uma forma mais secreta: os Tantras, que ensinam a transformar e purificar nossa energia sutil do corpo e mente. Os ensinamentos tântricos são considerados o caminho rápido para a iluminação, pois nos instrui a purificar completamente as energias de nosso corpo e mente, possibilitando assim superar todas as formas de problemas emocionais e físicos.

Segundo Lama Yeshe, a prática do Tantra é bem adequada ao Ocidente moderno porque é “científico”. Em outras palavras, o Tantra, longe de ser um sistema de dogmas que deve ser aceito em virtude de fé ou de autoridade, é, com efeito, a exploração prática, passo a passo, da condição humana que conduz à autodescoberta, e seus resultados podem ser constatados por nossas próprias observações e experiência.

Lama Yeshe Dorje E Sino

“No entanto, se quisermos obter o valor real deste caminho, temos que ser claros sobre alguns pontos importantes. Em primeiro lugar, nossa motivação para praticar o tantra deve ser tão pura quanto possível. Não há absolutamente nenhuma maneira de colhermos os imensuráveis benefícios do tantra se nossa motivação estiver centrada somente em nosso próprio bem-estar. O único tipo de pessoa para quem o tantra pode funcionar é alguém que se preocupa principalmente em beneficiar os outros e vê o caminho tântrico como a maneira mais rápida e poderosa de atingir esse objetivo altruísta.

O Tantra na prática

“Após treinar a mente nos caminhos comuns do Lam-rim, você deverá envolver-se na prática do tantra, que é a porta para os afortunados. É ingressando em tal caminho poderoso e sofisticado que o praticante estará apto a expelir sua acumulação de mérito e sabedoria e a alcançar onisciência em curto período de tempo.”
Lama Lobsang Choekyi Gyalten