Grupo de Estudos do Lam-rim – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Grupo de Estudos do Lam-rim

5 Grupo Lam Rim 13

Lam, o caminho, são todos os estados mentais e as boas qualidades que nos levam do nosso estado atual à iluminação. Esse caminho que leva à iluminação foi ensinado pelo próprio Buda. Algumas vezes, o Buda ensinou o Caminho como Método e Sabedoria, e, em outras, ensinou-o como um todo, os vários aspectos juntos.

Lam-rim, portanto, é uma apresentação do Caminho (Lam), que transmite todos os pontos dispostos em uma ordem sequencial sistemática (rim).

O sistema de meditação conhecido como Lam-rim, os estágios do caminho à Iluminação, foi iniciado pelo reconhecido estudioso e santo do século XI, Atisha, que deu origem a um eloquente trabalho em verso, apropriadamente intitulado Lamp for the Path to Enlightenment (A luz no caminho à Iluminação), em que Atisha condensou a essência de todo o treinamento da mente nos estágios do desenvolvimento mental apropriado a pessoas de capacidade inicial, intermediária e avançada. O erudito Tsongkhapa escreveu seu admirável texto Lam-rim Chenmo, baseando-se em profundidade na matéria da obra de Atisha.

Segue abaixo algumas meditações no nosso canal do Youtube: