Meditação Quietude Mental e Atenção Plena – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Meditação Quietude Mental e Atenção Plena

Shamata

O desenvolvimento total da concentração é conhecido como a calma mental ou quietude mental; é chamado shiné em tibetano e shamata em sânscrito. A quietude mental é um tipo de estabilização meditativa em que a mente é fixada em determinado objeto de modo unifocado.

Ao praticar a quietude mental, usamos diferentes aspectos da mente para administrar nossa concentração no decorrer de uma sessão de meditação. É semelhante a dirigir um carro. Embora consiga manter o carro na estrada com uma parte de sua consciência, outra parte da mente é capaz de pensar em algo completamente diferente. Com a quietude mental, uma parte da mente mantém firmemente a concentração no objeto, enquanto outra parte da mente aguça a intensidade sobre o objeto para amealhar clareza. Esses são os dois principais fatores da concentração que queremos reforçar: estabilidade e clareza.

Para praticar a meditação de quietude mental, selecione primeiramente um objeto de meditação. Recomenda-se meditar na respiração, num objeto sólido e estático (pedra), numa foto de Buda ou de qualquer Ser Sagrado para voce, ou meditamos numa imagem mental desse objeto.

No Budismo tibetano toda prática de meditação envolve 3 passos: Postura, Motivação, Meditação em si e Dedicação.

Segue abaixo algumas meditações guiadas por: