Meditação Tonglen – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Meditação Tonglen

4 Meditação Tonglen (8)

A prática da bodhichitta de receber e dar, ou Tonglen, é a maneira mais rápida e poderosa de nos curarmos. Na meditação de receber e dar, ao gerar grande compaixão, tomamos o sofrimento e as causas de sofrimento dos inúmeros outros seres vivos para nós e os usamos para destruir nosso pensamento de egocentrismo, a fonte de todos os os nossos problemas.

Ao gerar grande bondade amorosa, damos então aos outros seres, tudo que temos: nosso corpo, nossos parentes e nossos amigos, nossos bens, nossos méritos e nossa felicidade. Executamos essa prática de trocar a nós mesmos pelos outros após meditarmos sobre as deficiências do egocentrismo e sobre a bondade dos outros seres e os benefícios de zelar por eles. Devemos fazer a prática de receber e dar sempre que temos um problema, seja Aids, Cancer, alguma outra doença, o rompimento de uma relação, fracasso nos negócios ou dificuldade em nossa prática espiritual.

A meditação de receber e dar é uma prática profunda e poderosa, na qual usamos nossa dor para desenvolver a compaixão por outros seres vivos. Por meio dessa meditação, experenciamos nossa doença e todos os nossos outros problemas em favor de todos os seres vivos.

Fazer meditação corretamente ajuda a deter nossa dor e, não raro, até mesmo cura a doença. Contudo o ponto principal de receber e dar é que purifica as causas de uma doença, que estão em nossa mente.

Trocar o eu pelos outros é uma prática corajosa, e muito mais importante do que visualizar luz vindo das divindades de cura ou qualquer outra meditação. Tomando para nós o sofrimento dos outros e dando toda nossa felicidade a eles, usamos a nossa doença para gerar o bom coração definitivo da Bodhichitta. Esse é o coração que cura.” Lama Zopa Rinpoche

Segue abaixo algumas meditações no nosso canal do Youtube: