Robina Online (Participantes) – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Robina Online (Participantes)

Banner Com Legenda

BOAS NOTÍCIAS!

Para manter você conectado com os PRÓXIMOS ENSINAMENTOS de Ven. Robina, manteremos os VÍDEOS anteriores disponíveis até 4 de outubro!

Impermanência e Morte

A compreensão da mudança e da morte fortalece o nosso propósito de vida

3 e 4 de outubro de 2020 (sábado e domingo)
11h a 13h e
14h a 16h


Continue salvando este link: shiwalha.org.br/robinaonline !


Gravações – até dia 4 de outubro

Devido ao alto interesse dos participantes da série de ensinamentos realizados pela Venerável Robina, informamos que prorrogamos o prazo de acesso aos vídeos online.Os vídeos e todo o material estarão disponíveis até 31 de agosto.

06/ Junho – Entrevista Compaixão destemida – conselhos para momentos difíceis via Youtube

20/Junho – Assuma a direção de sua vida I via Youtube
20/Junho – Assuma a direção de sua vida II via Youtube

21/Junho – Assuma a direção de sua vida III via Youtube
21/Junho – Assuma a direção de sua via IV via Youtube

23/Junho – Quando o chocolate acaba via Youtube

25/Junho – O caminho da compaixão via Youtube

27/Junho – Vacuidade e mente ilimitada – Manhã via Youtube
27/Junho – Vacuidade e mente ilimitada – Tarde via Youtube

28/Junho -Vacuidade e mente ilimitada – Manhã via Youtube
28/Junho -Vacuidade e mente ilimitada – Tarde via Youtube

29/Junho Sessão de perguntas e respostas – via Youtube

Estes links são exclusivamente para você, pedimos que você não os compartilhe.
Se isso for imprescindível, fale conosco.


Agradecimentos

Com muita alegria, o Centro Shiwa Lha agradece a sua participação nos ensinamentos da Venerável Robina Courtin. Você fez parte das 730 pessoas inscritas e esteve em uma das telinhas que variaram de 350 a 485 pessoas presentes simultaneamente. Como a Venerável Robina mencionou, se 1% dos ensinamentos foi proveitoso para você, os ensinamentos terão sido um sucesso.

A sua presença fez a diferença e permitiu que a Ven. Robina tenha ficado muito contente com o grupo brasileiro. Assim, criamos mais causas e condições para que ela venha ao Brasil assim que for possível. As gravações estão disponíveis para você até dia 31 de julho. Após este período, o material será editado e disponibilizado em outras formatos. 

Agradecemos também imensamente a sua generosidade em ter feito a sua contribuição e a todos os apoiadores e voluntários. O Centro Shiwa Lha está à disposição e estamos “abertos” online para você poder continuar seus estudos, reflexões, meditação e prática. 

Consulte nossas atividades em www.shiwalha.org.br, receba nossa mala direta de e-mails exclusivos para a programação das atividades.

Continuamos juntos.

Equipe Shiwa Lha

Site da Ven Robina (Inglês)

Você encontrará no site da Venerável Robina a sua biografia, blog e agenda em http://www.robinacourtin.com


Textos enviados pela Ven Robina

Programação


A maioria de nós ama chocolate. Provavelmente amamos tanto que, em algum nível, possamos afirmar: “Enquanto houver chocolate eu serei feliz”. Este é o poder do apego em ação. E quando o chocolate desaparece, ficamos nervosos, aborrecidos. Mas é claro que não é a ausência de chocolate que nos torna infelizes; são nossas ideias fixas, nossa incompreensão da natureza do chocolate e sua impermanência.

Porém há outro tipo de satisfação, uma verdadeira felicidade, uma profunda alegria, livre de apego, que é permanente e que vem da nossa própria mente.

Nestes ensinamentos, Ven. Robina abordará as perspectivas e ferramentas para nos ajudar a entender a raiz do sofrimento e a encontrar uma felicidade que seja verdadeiramente indestrutível, disponível em todos os momentos, lugares e circunstâncias — até mesmo quando o chocolate acaba.

O livro “Quando o chocolate acaba foi lançado recentemente pela Editora Lúcida Letra e é um livro de fácil compreensão embora aborde temas de extrema importância para budistas e não budistas. Adquira o seu exemplar aqui.

O caminho da compaixão (Quinta, 25/06 – 20h)

Assim como você, todos querem felicidade e não querem sofrimento. No momento, a maioria das pessoas vive a vida cuidando de si mesmo, do “eu”, mais do que dos outros. Ignoramos o sofrimento dos outros enquanto estamos felizes.

Quando reconhecemos que todos os seres são iguais tanto no desejo de felicidade quanto no direito de obtê-la, automaticamente sentimos empatia e conexão com eles. Ao habituar nossa mente a esse senso de altruísmo universal, desenvolvemos um sentimento de responsabilidade pelos outros: o desejo de ajudá-los a superar ativamente seus problemas.

Assim, com essa atitude, todas as atividades cotidianas podem ser vistas como uma oportunidade valiosa no caminho para transformar nossos pensamentos e comportamentos e exercer a compaixão e a ajuda ao próximo.

Ven. Robina nos guiará nesse caminho para que possamos entender que não basta apenas pensar em como a compaixão é boa, mas que devemos desenvolver um firme compromisso fundado na razão.

Vacuidade e Mahamudra (Sábado e Domingo, 27 e 28/06 – 11h30 a 13h30 e 14h30 a 16h30)

A filosofia budista é vasta e profunda. Porém, se permanecermos apenas no nível intelectual, nossa mente não será transformada e jamais tocará nosso coração.

Se não formos além do nível intelectual, nossa mente não será transformada e jamais tocará nosso coração a menos que meditemos em uma visão correta da realidade em termos da natureza inerente a todos os fenômenos: a vacuidade.

A vacuidade é a visão correta da realidade em termos da natureza inerente do “eu” e de tudo o que existe.

Ven. Robina nos inspirará a ir além do vício de um senso limitado de “eu” e nos conduzirá a provar da leveza e da expansividade ilimitada de nossa própria mente, do nosso próprio ser. Para eliminar essa visão alucinada, precisamos perceber a vacuidade, a não-dualidade e, assim, com nossa própria consciência, poderemos experimentar o universal, a infinitude.

Quando o chocolate acaba (Terça, 23/06 – 20h)


Mestres de Ven. Robina Courtin

Lama Yeshe Foto 1
Lama Thubten Yeshe (“Lama”)
(Português)(English)
20200621 045951
Lama Zopa Rinpoche
PortuguêsEnglsih


Revista Mandala

Mandala Magazine Issue One 2020 Cover 1

A entrevista feita por Ven Robina Courtin com Venerável René Feusi

Ven Robina Courtin trabalhou como editora executiva na Revista Mandala.

Ven. Robina entrevistou nos anos 90, Ven. René Feusi fez retiro for 18 meses em prática de Quietude Mental (Shamata) no Centro de Retiro Osel Ling na Espanha. Leia aqui


Livro – Seja seu próprio terapeuta

Livro de Lama Yeshe que Ven Robina menciona regularmente.


Material e Preces

Ven Robina recitou estes versos no dia 27 de junho na sessão da tarde


Aproveite estes ensinamentos como se estivesse em retiro

Que alegria receber ensinamentos sobre o Dharma da Venerável Robina com tradução para o português!

Nossa intenção era estarmos todos juntos presencialmente, porém isso não foi possível e essa modalidade de retiro virtual é bastante nova.

Acreditamos que possa ser de valor para você se preparar para os ensinamentos, principalmente durante os finais de semana, em que teremos quatro horas de aula (duas horas no período da manhã e duas, no período da tarde).

Preparamos um texto de Lama Zopa Rinpoche sobre a importância dos retiros, que você pode ler aqui

Retiros são tradicionais no Budismo tibetano e têm como objetivo a dedicação de um período especial para aprendizagem, reflexão, e um olhar interno – no sentido de ouvir, contemplar e meditar. Assim, gostaríamos que você tivesse a mesma experiência de um retiro presencial, mas em casa.

Algumas sugestões para que o seu retiro virtual seja o mais próximo de um retiro presencial. Leia aqui


Conhece alguém que pode se beneficiar dos ensinamentos?

Indique o link de inscrição: https://robinabrasil-impermanencia-e-morte.eventbrite.com.br

Dúvida?

Em caso de qualquer dúvida entre em contato com robinabrasil@shiwalha.org.br ou pelo
whatsapp (021) 97174-2707