Ano do Lamrim – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Ano do Lamrim

Capa Ano Do Lamrim

Ano do Lamrim

O Lamrim contém tudo que precisamos para sermos conduzidos por todo o caminho até o estágio final da iluminação. Na verdade, posso dizer definitivamente que o Lamrim é a própria essência do Dharma.

Lama Zopa Rinpoche

O que é Lamrim?

Lam, o caminho, são todos os estados mentais e as boas qualidades que nos levam do nosso estado atual à iluminação. Esse caminho que leva à iluminação foi ensinado pelo próprio Buda. Algumas vezes, o Buda ensinou o Caminho como Método e Sabedoria, e, em outras, ensinou-o como um todo, os vários aspectos juntos.

O Lamrim, portanto, é uma apresentação do Caminho (Lam), que transmite todos os pontos dispostos em uma ordem sequencial sistemática (rim).

O sistema de meditação conhecido como Lamrim, os estágios do caminho à Iluminação, foi iniciado pelo reconhecido estudioso e santo do século XI, Atisha, que deu origem a um eloquente trabalho em verso, apropriadamente intitulado Lamp for the Path to Enlightenment (A luz no caminho à Iluminação), em que Atisha condensou a essência de todo o treinamento da mente nos estágios do desenvolvimento mental apropriado a pessoas de capacidade inicial, intermediária e avançada. O erudito Tsongkhapa escreveu seu admirável texto Lamrim Chenmo, baseando-se em profundidade na matéria da obra de Atisha.


Informações sobre o programa Ano do Lam-rim

O Ano do Lamrim é um programa autônomo de estudo de um ano, organizado no livro do mesmo nome, para qualquer pessoa que queira provar a essência desse conjunto de ensinamentos budistas milenares e poderosos.

Traduzido e novo lançamento do Centro Shiwa Lha, o livro Ano do Lamrim – tornando a vida significativa dia após dia, contém 365 ensinamentos de Lama Yeshe e Lama Zopa Rinpoche sobre o Lam-rim, compilados e editados por Alison Murdock e Sandra Smith, com o apoio do Lama Yeshe Wisdom Archive.

A citação diária e o texto foram selecionados a partir de quatro décadas de ensinamentos de Lama Yeshe e Lama Zopa Rinpoche, publicados e não publicados. Ao final de cada capítulo há um resumo com os principais pontos para reflexão.

As autoras organizaram esses ensinamentos de Lama Yeshe e Lama Zopa com todas as instruções para você ler, contemplar e meditar no Lamrim.

O esquema de 365 dias e os elementos interdependentes do Ano do Lamrim oferecem uma estrutura clara e prática indicada para estudos tanto individuais como em grupo. Segundo as autoras, o objetivo é apoiar alunos com capacidades distintas em estabelecer e manter uma prática regular de meditação no Lamrim, e assim, obterem realizações duradouras, criando causas para a paz e felicidade deles mesmos e de todos os seres. 


Como fazer?

Sugiro que você divida os 12 meses do ano entre as meditações do Lamrim e medite em cada um dos temas por um mês ou por duas semanas para finalizar todo o Lamrim em um ano. Meditar dessa forma todos os anos, uau, uau, uau! Seria ótimo. Sua vida seria tão rica e você estaria se aproximando da realização e da iluminação. No momento da morte, você pode se alegrar e ficar satisfeito por ter dedicado tempo suficiente de sua vida praticando o Dharma.

Lama Zopa Rinpoche 

A cada dia você pode contemplar sobre uma das frases do livro. A proposta é que leia e medite diariamente, conforme sugerido no texto.

Essa prática é indicada para estudos tanto individuais como em grupo, e apoia alunos com capacidades distintas em estabelecer e manter uma prática regular de meditação no Lam-rim. 

Sugerimos você começar o programa dia 01 de janeiro, mas também poderá fazê-lo a qualquer momento que desejar.

Um ambiente e horários tranquilos poderão ser mais propícios para as meditações.

Esse programa não terá sessões no Shiwa Lha ou aulas online.

Uma vez por semana postaremos mais 7 dias de meditações, que poderão ser baixadas em nossa página com o material do livro. Para obtê-las, faça seu cadastro.


Como acessar os arquivos?

Faça seu cadastro e você será direcionado para a página de download do livro.





    Como contribuir

    Você pode adquirir o livro gratuitamente ou contribuir e ajudar o Centro Shiwa Lha e o Lama Yeshe Wisdom Archive a continuarem publicando livros de nossos queridos mestres. Muita dedicação, empenho e generosidade são necessários para a compilação, publicação, tradução e edição desse belíssimo material.



    Sobre as idealizadoras do livro

    Alison Mudoch encontrou o budismo tibetano pela primeira vez no Monastério de Kopan, em 1987, e tem trabalhado pela FPMT quase continuamente desde então, incluindo como diretora do Centro Budista Jamyang, em Londres, diretora da Fundação para o Desenvolvimento de Compaixão e Sabedoria, e como membro do conselho da FPMT Inc. Ela dirigiu a criação da publicação do app e do programa de estudos da “Universal Education” intitulado 16 Guidelines for Life (16 Diretrizes para a Vida), e tem sido uma colaboradora regular sobre budismo para a rádio BBC. Alison e seu marido Simon vivem em Somerset, no Reino Unido, e dirigem o “The Good Heart” (O Bom Coração), um centro local dedicado a explorar a bondade.    

      

    Sandra Smith conheceu Lama Yeshe e Lama Zopa Rinpoche na Nova Zelândia, em 1975, e juntou-se à comunidade no Chenrezig Institute em Queensland, na Austrália, no mesmo ano. Sandra foi diretora do Chenrezig Institute de 2004 a 2006 e coordenadora nacional e de turnê da FPMT Austrália de 2007 a 2008. Ela compilou e editou livros infantis para a FPMT, incluindo Meditations for Children (Meditações para Crianças) e Plays for Children (Peças para Crianças), e escreveu diversos artigos para publicações australianas. Em 2009, Sandra começou a trabalhar como editora web e geral do Lama Yeshe Wisdom Archive e administra o Livro de Conselhos Online do Lama Zopa Rinpoche em LamaYeshe.com.  

    Tradutores

    Paula Takahashi com revisão de Pedro Yakubian e Yuri de Souza Pinto

    Grupo de Tradutores do Shiwa lha


    Quer se aprofundar no Lamrim?

    Todas as quintas-feiras, o Grupo de Estudos do Lamrim do Centro Shiwa Lha se reúne para ouvir, refletir e meditar sobre o caminho gradual para a iluminação. O livro de referência dos estudos é o Liberação na Palma da sua Mão, de Pabongka Rinpoche, o mesmo utilizado no Ano do Lamrim.

    Voltaremos com esse grupo de estudos em Março de 2024. Junte-se a nós!


    Conhece alguém que pode se beneficiar desta informação?

    Encaminhe este link:


    Você conhece o Centro Shiwa Lha?

    Venha nos visitar para participar presencialmente de nossas atividades e conhecer esse espaço tão especial por sua tranquilidade e intenção dos nossos praticantes de trazer paz pessoal, amorosidade, compaixão e clareza para todos nós da cidade do Rio de Janeiro, Brasil e planeta Terra.


    Vamos Conversar?