Grupo de Estudos do Lam-rim – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Grupo de Estudos do Lam-rim

Site E Midia Social

“Qualquer pessoa que dedique sua vida a buscar
as realizações do Lam-rim com o objetivo de liberar
inúmeros seres sencientes do oceano de sofrimentos
do samsara e levá-los à iluminação
estará realizando o que considero a coisa mais importante da vida.”

Lama Zopa Rinpoche

Preciosos ensinamentos com Geshe Thubten Sherab

Geshe-la dará os ensinamentos “Os Doze Elos da Originação Interdependente”

“Os doze elos da originação interdependente é um ensinamento profundo sobre como a consciência opera. Ela apresenta uma série de doze fatores interligados que moldam e impulsionam o coração e, assim, nos empurram “inconscientemente” para o sofrimento. Com o auxílio dessa análise, podemos tomar consciência desse processo e quebrar os elos da sequência. Assim, os doze elos são um exemplo de como a originação interdependente e o carma funcionam em nossas vidas. De acordo com a visão da originação interdependente, nada surge que não seja baseado em causas e condições. A visão budista afirma que, embora não haja um agente externo que controle nosso destino, existem causas e condições que afetam nossas vidas. E essas causas e condições podem ser conhecidas e alteradas. Assim, temos a capacidade de mudar o curso de nossas vidas.”

Geshe Sherab é um PhD em filosofia budista. Nasceu em 1967 no Nepal, estudou por quase vinte anos no Mosteiro Kopan no Nepal e Mosteiro de Sera no sul da Índia. Desde 2014, Geshe-la passa seis meses por ano como professor no Novo México e seis meses ensinando seus alunos no exterior. Esta é uma grande oportunidade de recebermos ensinamentos de Geshe-la que serão exclusivos para brasileiros.

Clip extraído dos ensinamentos em PORTUGUÊS, para versão em INGLÊS clique aqui

Clip extraído dos ensinamentos em PORTUGUÊS, para versão em INGLÊS

Preciosos ensinamentos com Venerável Zopa

Venerável Zopa nos apresentou os benefícios de tomar Refúgio e as instruções após tomarmos Refúgio.

Venerável Lobsang Zopa é um monge espanhol, ordenado por S.S. o 14º Dalai Lama na Índia, e professor reconhecido pela Fundação para Preservação do Budismo Mahayana (FPMT). Reside no Monastério de Nalanda, França, há mais de 12 anos, onde estuda os textos do budismo tibetano. Antes da ordenação, praticou meditação Zen por 15 anos. Venerável Zopa tem encantado as pessoas com seus ensinamentos, carisma, clareza e generosidade.


O que é o Lam-rim?

Lam, o caminho, são todos os estados mentais e as boas qualidades que nos levam do nosso estado atual à iluminação. Esse caminho que leva à iluminação foi ensinado pelo próprio Buda. Algumas vezes, o Buda ensinou o Caminho como Método e Sabedoria, e, em outras, ensinou-o como um todo, os vários aspectos juntos.

O Lam-rim, portanto, é uma apresentação do Caminho (Lam), que transmite todos os pontos dispostos em uma ordem sequencial sistemática (rim).

O sistema de meditação conhecido como Lam-rim, os estágios do caminho à Iluminação, foi iniciado pelo reconhecido estudioso e santo do século XI, Atisha, que deu origem a um eloquente trabalho em verso, apropriadamente intitulado Lamp for the Path to Enlightenment (A luz no caminho à Iluminação), em que Atisha condensou a essência de todo o treinamento da mente nos estágios do desenvolvimento mental apropriado a pessoas de capacidade inicial, intermediária e avançada. O erudito Tsongkhapa escreveu seu admirável texto Lam-rim Chenmo, baseando-se em profundidade na matéria da obra de Atisha.

Como faremos?

Para que os ensinamentos de Buda sejam bem assimilados e possam ser praticados em nossas vidas, seguiremos o método que o próprio Buda ensinou, ou seja, ouvir, refletir e meditar. Neste tripé se darão os encontros sobre os temas do Lam-rim.

Uma vez por mês, realizaremos um retiro curto com perguntas e respostas, com a participação do Venerável Zopa, e meditação sobre o tema.

Como guia para a leitura do Lam-rim, seguiremos o livro “Lam-rim: o caminho gradual para a Iluminação”, de Geshe Tempa Dhargey, Ediciones Dharma. Entretanto, serão oferecidos ao Grupo de Estudos os capítulos do livro, em meio digital, à medida que o curso avançar.

Não há tempo definido para cada tópico do Lam-rim. Alguns tópicos poderão durar mais que outros. Além disso, estima-se em torno de dois anos o tempo que o grupo levará para passar por todos os treinamentos do Lam-rim.

Onde e Quando?

As reuniões do Grupo de Estudos do Lam-rim reiniciarão no dia 9 de julho de 2020.

Como funciona?

Os estudos do Lam-rim consistirão nas seguintes atividades:

  1. Estudos – reuniões semanais, às quintas-feiras, de 19h30min a 21h15.
  2. Retiro curto – uma vez por mês, quando teremos a sessão de perguntas e respostas com Venerável Zopa, transmitidas diretamente da Europa (em espanhol) e meditação guiada por Neyl Soares de acordo com o tópico estudado.

Quem pode participar?

O grupo de estudos será aberto a todas as pessoas que queiram conhecer e praticar os ensinamentos de Buda por intermédio do Budismo Tibetano.

Após o início do grupo de estudos, o ingresso de novos participantes poderá ser feito a qualquer momento. É recomendada a leitura dos capítulos já estudados pelo grupo para uma melhor compreensão dos ensinamentos. Para esses novos alunos favor entrar em contato com spc@shiwalha.org.br para se apresentar ao Neyl Soares e receber o material.

Em caso de qualquer dúvida dos estudos anteriores ou logística entre em contato com spc@shiwalha.org.br.

Qual é o programa? E onde estamos no programa?

– Ritos Preparatórios
1. As quatro principais linhas do Lam-Rim:
a) Explicação do conhecimento supremo do autor, que valida a fonte dos ensinamentos;
b) Explicação das qualidades perfeitas do dharma, para que se desenvolva o respeito pelos ensinamentos;
c) Como o discípulo deve ouvir e como o professor deve explicar os ensinamentos que têm perfeitas qualidades;
d) Explicação da ordem dos ensinamentos que o discípulo deve seguir a fim de alcançar a iluminação.
2. O perfeito renascimento humano,

Ser de Pequena Capacidade
3. A impermanência e a morte,
4. Os sofrimentos dos reinos inferiores, –
PARAMOS NESTE TÓPICO
5. O que é tomar refúgio,
6. A devoção ao guru,
7. A lei de causa e efeito: o carma,

Ser de Média Capacidade
8. O samsara ou existência cíclica e seus sofrimentos,
9. As Quatro Nobres Verdades e os Doze fatores interdependentes,

Ser de Grande Capacidade
10. O desenvolvimento da bodhicitta,
11. As seis Perfeições ou seis Paramitas,
12. Shamata ou concentração (quietude mental),
13. Vipassana ou visão extraordinária (sabedoria).

Quem é o facilitador?

O facilitador do grupo é Neyl Soares.

Olá, meu nome é Neyl Soares. Conheci o budismo tibetano em 1991 e, desde então, tornei-me aluno de Lama Zopa Rinpoche. De 1992 a 1994, recebi o Lam Rim de Geshe Lobsang Tempa. Em 2015, participei dos ensinamentos e retiro que Lama Zopa Rinpoche no Rio de Janeiro. Em 2019, iniciei o estudo do Lam Rim, pelo curso Descubra o Budismo, oferecido no Centro Shiwa Lha, onde estou no Módulo 6 de 14.
Nessa jornada, sempre tento servir ao Rinpoche com o meu melhor, além de ser um eterno voluntário no Centro Shiwa Lha.

Como contribuir?

Devido aos custos envolvidos na tradução de textos, oferecimentos ao Venerável Zopa, material para gravação e transmissão online, o Centro Shiwa Lha sugere uma contribuição mensal de R$ 40,00 por depósito bancário.
Para aqueles que, por alguma dificuldade, não puderem apoiar com a contribuição sugerida, informe-nos em spc@shiwalha.org.br. Ninguém será recusado por esse motivo.

Dúvidas? Entre em contato com spc@shiwalha.org.br

Venha conhecer os Ensinamentos do Buda
ao participar deste nosso Grupo de Estudos do Lam-Rim!