Quem Somos – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Quem Somos

Gompa

Nossa História

Em 1991 alguns alunos de Lama Zopa Rinpoche abriram no Rio de Janeiro o Centro Dorje Jig Je, vinculado à Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT). Em 1992, o Centro foi preparado para a chegada de seu mestre residente, o Geshe Lobsang Tempa. No mesmo ano o Centro teve a honra de participar da organização da primeira visita de Sua Santidade, o Dalai Lama, ao Brasil, e a alegria de receber também a visita de Lama Zopa Rinpoche.

Entretanto, em 1994, a estrutura tornou-se muito grande e sobretudo muito dispendiosa, e o Centro terminou sendo fechado, porém os alunos de Lama Zopa deram continuidade aos estudos do Budismo Tibetano sob sua orientação na forma de um grupo de estudos, ou seja, de forma itinerante, porém sempre vinculados à FPMT.

Em 1996, estando em melhores condições de voltar a funcionar como Centro, o nosso amado mestre abençoou-o dando-lhe o nome de SHIWA LHA, que significa Shantideva, em sânscrito. Shantideva foi um erudito indiano que escreveu o Caminho do Bodhisattva, texto fundamental da filosofia budista que ensina como obter a mente da iluminação (a Bodhicitta) pela prática das seis perfeições.

Ao longo desses anos, recebeu a visita de mestres e professores, como Kirti Tsenshab Rinpoche (que concedeu várias iniciações, inclusive a de Kalachakra, em 2001), Ven. Gloria Mallol, Ven. Paloma Alba, Ven. Robina Courtin, Ven. Sarah Thresher, Ven. Lobsang Chogni, Ven. Amy Miller, Geshe Jamphel, Ven. Irene Turner, Ven. Lobsang Zopa, entre outros. O Centro contou também com o apoio de Marly Ferreira, hoje Ven. Tenzin Kunsang, que conduziu inúmeras práticas e programas de estudos.

Em 2015 com grande alegria recebemos novamente a visita do nosso querido mestre Lama Zopa Rinpoche. Quatrocentas pessoas aproximadamente assistiram à palestra pública, e mais de cem pessoas receberam seus ensinamentos durante o retiro. Ven. Amy Miller foi a professora que fez a revisão das palestras de Rinpoche, esclarecendo as dúvidas dos participantes nesse precioso final de semana.

O Centro Shiwa Lha mantém-se e oferece atividades regulares devido à generosidade e à dedicação de facilitadores, como Gilberto Cavalcanti, Marcio Saraiva, Nakedia Carvalho, Neyl Soares, Nilcea Mesquita, Roberto Duque, Ruth Saldanha, Sheyla Costa, Terezinha Mesquita, Yuri Souza, entre outros.

Durante todo esse tempo, tivemos na direção Marly Ferreira (Ven. Tenzin Kunsang), Iraneide Oliveira, Nilcea Mesquita, Neyl Soares (16 anos) e, atualmente, Ven. Tenzin Namdro.

O Centro Shiwa Lha é muito agradecido a todos os alunos, voluntários, tradutores, intérpretes e colaboradores que durante todos esses anos foram dedicados, prestaram serviços e contribuíram com suas diversas capacidades para o desenvolvimento do Centro.


Institucional

O “SHIWA-LHA, CENTRO DE ESTUDO DO BUDISMO TIBETANO”, razão do social do Centro Shiwa Lha, é uma instituição de direito privado de caráter religioso, de utilidade pública, sem fins lucrativos, sendo inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica com o nº 08.075.067/0001-05 e inscrito na Secretaria Municipal de Fazenda da Cidade do Rio de Janeiro sob o nº 388.251-9.

Diretoria e Conselheiros

Diretoria

  • Tenzin Namdro (Diretora do Centro)
  • Cristina Nobre (Secretária)
  • Sandra Dias (Tesoureira)

Membros do Conselho Curador

  • Gilberto Cavalcanti
  • Ivan Pedrosa Junior
  • Renata Kroeff

Membros da Junta Supervisora

  • Ivone Ribeiro Barreto
  • Marcos Tróia Machado Silva
  • Neyl Hamilton Martelotta Soares
  • Sergio Gouvêa de Araújo Silva
Shiwalha01
Centro Shiwa Lha
Centro Shiwa Lha