Práticas Budistas – Buda da Medicina – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Práticas Budistas – Buda da Medicina

20220423 Buda Medicina

Continuaremos práticas para o retorno rápido de Lama Zopa Rinpoche e as atividades regulares (os dias da semana podem ser diferentes).

Por favor, reze e dedique para que Rinpoche renasça o mais rápido possível em um lugar onde ele possa ser reconhecido rapidamente e ser de maior benefício para os seres sencientes.” Khandro  Kunga Bhuma.


Quando

Primeiro sábado do mês.

Próxima prática em 04 de maio 2024.

De 16h a 17h


O estudo intelectual sozinho não é suficiente para transformar a nossa mente. Precisamos também de um engajamento em práticas para purificarmos e acumularmos méritos. Estes ainda são mais poderosos quando realizados em grupo.

As práticas que realizamos regularmente: Buda da Medicina, Tara, Buda da Compaixão (Chenrezig),
Buda da Purificação (Vajrasattva), Lama Chopa Tsog, entre outras.


Por que fazer a prática do Buda da Medicina?

O motivo para prática do Buda da Medicina ser tão poderosa para trazer sucesso, tanto temporário quanto definitivo, é que no passado, quando os Budas da Medicina ainda eram bodhisatvas, fizeram preces extensivas pelos seres vivos e prometeram atender todas as preces dos seres vivos dos tempos degenerados, quando os ensinamentos do Buda Shakyamuni estivessem em declínio. Geraram uma intenção muito firme de se tornar iluminados por esse motivo, essa foi a razão de meditarem e efetivarem o caminho para iluminação.

Estamos vivendo uma época na qual as cinco degenerações (degeneração da mente, da duração da vida, dos seres sencientes, da época e da visão) florescem. Todas as demais degenerações vêm basicamente da primeira, a degeneração da mente. Ignorância, raiva, desejo e outras delusões aumentaram porque os seres vivos não desenvolveram a mente em caminhos espirituais.

Contudo, devido às promessas feitas no passado pelos Budas da Medicina, o mantra do Buda da Medicina, na verdade, torna-se mais poderoso à medida que os tempos degeneram-se. Por esse motivo é importante recitar o mantra do Buda da Medicina.


Quais são os benefícios da prática?

Esta prática tem por finalidade:

– eliminar os venenos mentais (apego, aversão e ignorância), responsáveis por todos os sofrimentos que experimentamos ou sentimos, são desses venenos a origem de nossas doenças físicas, mentais e espirituais,
– beneficiar nossos entes falecidos ou que estão falecendo para poderem ser conduzidos ao renascimento na Terra Pura,
– a prática do BUDA DA MEDICINA visa, a purificação dos obscurecimentos que possamos gerar em nossas vidas,
– beneficiar todos os nomes que estão na lista de dedicação,
– beneficiar as realizações de projetos,
– promover a pacificação de nossas mentes, tendo como finalidade a generosidade, a compaixão e o amor altruísta para podermos gerar a mente da BODHICHITTA.


Como Fazemos?

Existe um texto guia (chamamos de sadhana) usado pelo facilitador para nos orientar na prática. A sadhana envolve motivação, recitação de mantras e dedicação.


Onde?

Condução: Roberto Duque, membro da Sangha do Shiwa Lha

Condução dia 04 de novembro: Roberta Violla


Presencial para moradores do Rio de Janeiro
Rua Ribeiro de Almeida, 23 – Laranjeiras – Rio de Janeiro.

Lama Roger sugeriu que praticássemos juntos, mas para aqueles que não podem ir ao Shiwa Lha faremos a transmissão via zoom.

Meeting ID: 823 3922 6306 senha: mantra


Para quem?

Fica a seu critério o desejo de participar considerando que é uma prática budista e envolve preces, mantras, visualização do Buda da Medicina.


O Mantra do Buda da Medicina

TAYATHA OM BEKANZE, BEKANZE, MAHA BEKANZE, BEKANZE, RADJA SAMUGATE SOHA

BEKANZE – eliminação da dor, do sofrimento verdadeiro, não só de doenças, mas de todos os problemas de corpo e mente

2º BEKANZE – elimina todas as causas verdadeiras que não são externas, mas estão dentro da mente, isto se refere ao carma e aos pensamentos perturbadores

MAHA BEKANZE – refere-se a grande eliminação da dor, até mesmo as marcas sutis deixadas por pensamentos perturbadores

Recitar o mantra : deixa marcas na mente de modo que, somos capazes de efetuar o caminho contido no mantra. Purifica nosso corpo, fala e mente impuros e TRANSFORMA no corpo, fala e mente sagrada do BUDA DA MEDICINA

Fonte : RINPOCHE, Lama Zopa – Cura definitiva. Ed. Gaia  


Sobre Roberto Duque

O Centro me pediu uma autobiografia, mas, me senti muito mais a vontade em fazer agradecimentos.

Meu primeiro contato, na íntegra, foi com Venerável Tenzin Kunsang, que eu carinhosamente me refiro como Ani-la ( eu amo essa mestre). Fui em busca de saber, e encontrei acolhimento , compaixão e saber, exatamente nesta ordem.


Meu segundo agradecimento é para Venerável Tenzin Nandrol, que organizou minha prática e me deu a oportunidade em gerar méritos pra mim e ter a certeza de que servir ao OUTRO é muito mais gratificante. Através dessa querida monja que veio o convite para conduzir o puja do Buda da Medicina no amado centro Shiwa Lha.

Meus finais agradecimentos ao querido Yuri, pelas orientações e esclarecimentos , a nossa diretora espiritual Denise, a irreverente Lia e a dócil Dilcéia, tenho uma porção significativa dessas pessoas tão benevolentes que estão presentes em minha mente, palavra e corpo.


Como contribuir?

Atividade gratuita ou faça sua doação espontânea na recepção, ou Doe aqui


Conhece alguém que pode se beneficiar do evento?

Encaminhe este link:


Você conhece o Centro Shiwa Lha?

Venha nos visitar para participar presencialmente de nossas atividades e conhecer esse espaço tão especial por sua tranquilidade e intenção dos nossos praticantes de trazer paz pessoal, amorosidade, compaixão e clareza para todos nós da cidade do Rio de Janeiro, Brasil e planeta Terra.


Como chegar

Vamos Conversar?