Conselhos de Lama Zopa Rinpoche – A única resposta é praticar o Lamrim – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Conselhos de Lama Zopa Rinpoche – A única resposta é praticar o Lamrim

Foto Lama Zopa Rinpoche

A única resposta é praticar o lamrim

Lama Zopa Rinpoche ofereceu quatro ensinamentos no Monastério de Kopan, no Nepal, nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2023 antes de partir para o Vale de Tsum, em 10 de abril. Como todos sabemos agora, Rinpoche demonstrou o aspecto de falecimento em 13 de abril e, por isso, esses ensinamentos são particularmente preciosos. Estes foram os últimos ensinamentos organizados e registrados que Rinpoche ofereceu nesta vida

Compartilhamos aqui conselhos que foram oferecidos por Rinpoche em 9 de abril durante seu ensino mais longo, e extraídos em duas partes para inclusão em nossa Retrospectiva Anual de 2023. Este conselho essencial e claro é particularmente significativo para aqueles que oferecem serviços dentro da organização FPMT.

A única resposta é praticar o lamrim

Se você quiser tornar a sua vida realmente frutífera, realmente significativa, a única resposta é praticar o lamrim. Caso contrário, a sua vida passa em alucinação. Existem muitos níveis de alucinação. Sua vida é gasta com distração, com apego e raiva, mas especialmente com apego. Dessa maneira, a sua vida passa em alucinação…

Mesmo que você esteja trabalhando, mesmo que tenha que fazer algo para ganhar dinheiro, a sua motivação deve ser a de beneficiar os seres sencientes, de servi-los. Você entende? 

Você deve ser humilde e respeitoso com seu corpo, fala e mente. Deve ser gentil com todos, mesmo com aqueles que o criticam ou prejudicam. Você deve ser gentil, educado e servir aos outros com seu corpo e fala. 

As pessoas se alegram muito quando você fala educadamente com elas. Com objetos sagrados, você tem uma mente de devoção, mas com seres sencientes, tenha compaixão.

O caminho mais rápido para a iluminação

O guru é mais precioso que o Buda Vajradhara. 

O guru é o criador, o executor, aquele que manifesta os inúmeros budas. Isso é mencionado nos ensinamentos tântricos. Essa é a meditação que você deve fazer quando, no futuro, receber ensinamentos de alguém com quem tenha um relacionamento guru-discípulo. Você recebe o ensinamento ou iniciação de todos os budas e de sua divindade especial. Entende? 

Você precisa ter essa compreensão. É tão precioso, tão precioso, tão precioso. O mesmo vale para quando você faz oferecimentos ou presta serviço. Você está fazendo oferecimentos ou prestando serviço àquele que é mais especial do que todos os budas, mais especial até mesmo do que a sua própria divindade. 

Você tem que ter tudo isso em mente; tem que registrar tudo em seu livro diarreia [Rinpoche muitas vezes se referia, brincando, ao diário dos estudantes para anotações, citações e ensinamentos como “livro diarreia”]. Eu acabei de mencionar a essência da prática de guru ioga. Isso é pontuado muito claramente na versão estendida das Seis sessões de guru ioga. Mesmo que você ofereça uma refeição, chá, água ou um doce, já que os inúmeros átomos do corpo sagrado do guru são todos os budas, isso significa que você está oferecendo a inúmeros budas. 

Mesmo em cada átomo existem inúmeros budas. Seja o que for – você está oferecendo serviço, recebendo ensinamentos, conselhos ou uma bronca – são todos os budas; vem de todos os budas, portanto, da sua divindade seladora da mente. 

Então, essa é a prática do guru ioga, e essa é a realidade.

Através disso, você recebe as bênçãos do guru e, então, alcança a iluminação. Ok, obrigado. Muito obrigado. Não estou anunciando que sou um buda. Eu não estou dizendo isso.

Geralmente, é assim que você deve pensar no futuro, tudo bem? Sim, para você, o seu guru é mais precioso que os inúmeros budas, mais precioso que a sua própria divindade. Isso é muito importante. 

Pense nisso com tudo: com cada oferecimento e serviço, com o recebimento de conselhos. É tão importante. Você então coleta o maior mérito e experimenta a maior purificação. Entende? 

Esta é a maneira rápida de alcançar a iluminação.

Transcrito e posteriormente editado pelo Ven. Ailsa Cameron da gravação de áudio do ensinamento de Lama Zopa Rinpoche, em 9 de abril de 2023, no Monastério de Kopan. Extraído para inclusão na Retrospectiva Anual de 2023 do Escritório Internacional da FPMT. Tradução para o português de Roberta Martins Hipolito Manne, revisão e edição Paula Takahashi.

Lama Zopa Rinpoche (1945-2023) foi o diretor espiritual da Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT), uma organização budista tibetana dedicada à transmissão da tradição e dos valores budistas Mahayana em todo o mundo através do ensino, meditação e serviço comunitário.

Baixar o Texto
Vamos Conversar?