Uma aluna escreveu para Rinpoche perguntando sobre um objeto de meditação e se ela deveria continuar usando a respiração como objeto. Rinpoche enviou o seguinte conselho sobre qual objeto focar na prática de shamatha.
Minha querida Jane,
Obrigado por sua carta sobre sua prática de shamatha . Eu me alegro. É muito bom tentar. Veja a si mesmo como a divindade, então isso se torna uma prática tântrica assim como shi-nä.
Para desenvolver shi-nä , primeiro passe por todos os detalhes mencionados no sadhana. Então, se a divindade tiver um terceiro olho, tente se concentrar e focar sua mente nisso. Mais tarde, com base nisso, sem perdê-lo, adicione os detalhes do rosto. Se isso estiver claro, sem perdê-lo, adicione o aspecto simples da divindade: duas mãos e pernas. Se isso estiver claro, expanda os braços e as pernas e depois disso, quando estiver claro como a divindade, adicione a mandala. Esta é uma maneira.
Outra maneira, de acordo com Lama Tsongkhapa, é focar em si mesmo como a divindade com um rosto e dois braços. Depois de passar por isso, concentre-se no que vier, com lembrança e consciência. A lembrança aqui significa lembrar o objeto da meditação. Consciência significa estar ciente de sua mente, esteja ela distraída ou não.
Você tem que estudar bem os ensinamentos sobre shi-nä . Os ensinamentos de Liberation in the Palm of Your Hand são considerados muito úteis.
Com muito amor e orações…
- shi-nä: shamata ou calmo permanecer
- texto retirado do arquivo de sabedoria de Lama Yeshe.