Os Benefícios de Estudar os Sutras da Perfeição da Sabedoria (Prajnaparamita) – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Os Benefícios de Estudar os Sutras da Perfeição da Sabedoria (Prajnaparamita)

Por Kyabje Lama Zopa Rinpoche
Pomaia, Itália, 2000 (Arquivo #1243)

Guru Shakyamuni Buda deu ensinamentos a 500 cisnes em um campo e, devido a isso, todos esses 500 cisnes nasceram como seres humanos em suas próximas vidas. Não apenas isso, mas todos eles se tornaram monges totalmente ordenados e então alcançaram o caminho arya para alcançar a liberação total do samsara. Eles progrediram nos cinco caminhos, alcançando o caminho da acumulação, o caminho da preparação, o caminho da visão, o caminho da meditação e o caminho do não-mais-aprendizado. Todos eles alcançaram esses caminhos arya e assim foram capazes de superar os sofrimentos do samsara em sua próxima vida.

É assim que é poderoso ouvir os ensinamentos do Buda e que grande impacto ou benefício se recebe. Assim como esses pássaros receberam resultados inacreditáveis em suas próximas vidas, também é o mesmo para nós em nossa vida diária, ouvindo os ensinamentos, mesmo que não os compreendamos. O grande benefício ou impacto que obtemos em nosso continuum mental apenas por ouvir os ensinamentos de Buda é como o céu sem limites; temos céus ilimitados de benefícios. É totalmente diferente de ler jornais ou assistir TV – vinte e quatro horas ou cem horas assistindo TV – ou ler romances sobre guerras ou histórias inventadas por alguém. No Ocidente, há tantas histórias inventadas; as pessoas leem romances apenas para passar o tempo em que não conseguem adormecer ou não têm nada para fazer. Então nossa vida se transforma em romances. Mas há uma enorme diferença entre ler ou ouvir Buda-Dharma, as escrituras de Buda – mesmo que você não as entenda – e ler esses outros assuntos. Há céus de diferença, como a diferença entre o céu e a terra.

O impacto ou efeito em seu continuum mental de outros assuntos que são opostos aos ensinamentos de Buda é que eles dão origem ao apego, raiva e ciúme – quando você vê que alguém tem grande sucesso nos negócios ou tem grande riqueza, é bilionário, milionário ou zilionário, você fica com ciúmes. Todos os vários pensamentos emocionais negativos e perturbadores surgem e deixam marcas negativas no continuum mental, o que torna mais difícil ter as realizações do caminho para a iluminação. Ao obscurecer a mente, esses pensamentos emocionais negativos e suas impressões negativas tornam-se obstáculos para ver a natureza última, o vazio. Então, isso torna difícil cessar a causa do sofrimento – a mente inconsciente, a ignorância – bem como os outros pensamentos emocionais e karmas obscuros e perturbadores. Isso dificulta a libertação do samsara, de todos os oceanos de sofrimentos samsáricos. Então, veja, ouvindo, estudando e lendo o Buda-Dharma, mesmo que você não entenda agora, fica muito fácil entender esse assunto em suas vidas futuras. Torna-se tão fácil entender e atualizar o significado do assunto, o significado das palavras e o caminho para a prática. Isso torna sua vida futura tão fácil, como o exemplo daqueles pássaros que acabaram de ouvir as palavras do Buda. Essa história não é nova, mas indica o benefício especial de ouvir o Dharma, pelo qual encoraja a pessoa a ouvir, ler e estudar os ensinamentos de Buda. torna-se muito fácil entender esse assunto em suas vidas futuras. Torna-se tão fácil entender e atualizar o significado do assunto, o significado das palavras e o caminho para a prática. Isso torna sua vida futura tão fácil, como o exemplo daqueles pássaros que acabaram de ouvir as palavras do Buda. Essa história não é nova, mas indica o benefício especial de ouvir o Dharma, pelo qual encoraja a pessoa a ouvir, ler e estudar os ensinamentos de Buda. torna-se muito fácil entender esse assunto em suas vidas futuras. Torna-se tão fácil entender e atualizar o significado do assunto, o significado das palavras e o caminho para a prática. Isso torna sua vida futura tão fácil, como o exemplo daqueles pássaros que acabaram de ouvir as palavras do Buda. Essa história não é nova, mas indica o benefício especial de ouvir o Dharma, pelo qual encoraja a pessoa a ouvir, ler e estudar os ensinamentos de Buda.

Vasubandhu, que escreveu o texto Abhidharmakosha , o recitava todos os dias. Um pombo, sentado no telhado acima, foi capaz de ouvir Vasubandhu recitando isso. Depois que o pombo morreu, Vasubandhu verificou com seus poderes psíquicos para ver onde esse pombo havia renascido e viu que ele havia nascido como um ser humano em uma família na mesma área. Ele desceu ao vale e, encontrando essa criança, perguntou à família se poderia ter a criança. A família ofereceu a criança a ele e ele o levou de volta ao seu lugar. Esta criança mais tarde se tornou um monge chamado Acharya Sthiramati que escreveu quatro comentários sobre o Abhidharmakoshatexto que ouvira quando era pombo. Porque aquele texto era tão fácil para ele entender, ele se tornou um erudito naquele assunto e escreveu quatro comentários naquela vida. Por outro lado, quando ouviu os ensinamentos de Madhyamika, achou-os difíceis de entender porque não tinha ouvido muito esses ensinamentos em sua vida passada. Isso mostra como ouvir os ensinamentos de Buda agora faz uma enorme diferença, mesmo que não os tenhamos ouvido em vidas passadas. Mesmo apenas ouvir os ensinamentos de Buda – deixe de lado entendê-los – faz uma enorme diferença em nossas próximas vidas. Então essa é uma história curta. A partir dessas histórias, você pode entender que ouvindo o Dharma, apenas ouvindo os ensinamentos do Buda, você pode alcançar um bom renascimento na próxima vida.

Em particular, é importante estudar os assuntos do Programa de Mestrado de sete anos e do Programa Básico – os ensinamentos Prajnaparamita [Perfeição da Sabedoria], Abhisamayalamkara e Madhyamikavatara, bem como Abhidharmakosha .. Quanto mais extensivamente você aprender os ensinamentos de Buda, mais ampla será sua compreensão do que são pensamentos corretos e do que são pensamentos errados. Você desenvolverá mais sabedoria, permitindo-lhe discriminar o que é certo do que é errado. Portanto, quando você praticar, não apenas praticará corretamente, sem muitas dificuldades e muito tempo, mas também poderá alcançar realizações corretas rapidamente. Quanto mais extensa for sua compreensão do Dharma, mais você será benéfico para os outros. Você será capaz de revelar o caminho para a iluminação e a liberação de acordo com os níveis de inteligência de outros seres sencientes. Para aqueles que são de inteligência inferior, você pode dar ensinamentos mais simples; para outros, uma versão intermediária da explicação; então, para aqueles que têm maior inteligência, você pode explicar o Dharma em profundidade. Desta forma, você ensinará o que se adequa aos seus desejos e ao seu nível de inteligência. Desta forma, você terá mais liberdade para beneficiar outros seres sencientes. Por outro lado, se a pessoa tem muito pouca compreensão do Dharma, então não há muita liberdade para beneficiar os outros explicando-lhes o Dharma.
Kunkyen Jamyang Shayba, um lama de Amdo muito elevado, escreveu muitos ensinamentos filosóficos extensos. De fato, as primeiras definições que se aprende quando se começa a debater os assuntos filosóficos no mosteiro são suas definições de forma, cor e assim por diante. Cada vez que aprendemos essas definições, essas palavras do Dharma, isso ajuda a desenvolver a mente onisciente; é um procedimento para alcançar a mente onisciente. É uma maneira de desenvolver a mente onisciente; para tornar a mente totalmente desperta ou iluminada. Assim, a cada dia, à medida que aprendemos mais significados das palavras, estamos criando uma mente onisciente. Assim, vale muito a pena aprender o budismo, especialmente para aprendê-lo em profundidade e extensivamente. Agora, aqui, aprender o Prajnaparamita é inacreditável. Não há como medir o benefício.

No Rugido do Leão de Shrimaladevi Sutra , ele menciona os benefícios de ouvir os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria – Abhisamayalamkara e Madhyamikavatara . Abhisamayalamkara mostra diretamente o método e indiretamente, ou seja, de forma oculta, mostra a vacuidade. Ao ouvir esses ensinamentos sobre o Prajnaparamita (a Perfeição da Sabedoria) – ensinamentos que explicam a natureza última – coleciona-se mais mérito do que dez eras praticando as cinco paramitas (perfeições). Isso significa dez eras praticando a paramita da caridade, a paramita da moralidade, a paramita da paciência e assim por diante. Para nós, se alguém nos provoca uma vez, por exemplo, se alguém diz: “Ei, você fez isso e aquilo!”, ou grita conosco ou nos provoca, é muito difícil praticar a paciência. Se alguém conta nossos erros aos outros – anuncia e anuncia nossos erros aos outros – é difícil praticar a paciência mesmo uma vez. De qualquer forma, para uma pessoa como eu, é muito difícil praticar a paciência uma única vez, mas aqui este sutra menciona dez eras de praticar caridade, moralidade e assim por diante. Podemos entender como isso é difícil relacionando-o a nós mesmos – o quanto se pode praticar a moralidade, mesmo uma vez, puramente. Dez eras praticando a moralidade, dez eras praticando paciência, perseverança e concentração. Apenas ouvir os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria acumula mérito muito maior do que dez eras de praticar as outras cinco paramitas. Além disso, dez eras explicando os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria a outros seres sencientes acumula méritos muito maiores do que dez eras ouvindo os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria. Então, um segundo – a duração de um estalar de dedos – de meditar sobre a vacuidade acumula mérito muito maior do que dez eras de explicar os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria a outros seres sencientes. perseverança e concentração. Apenas ouvir os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria acumula mérito muito maior do que dez eras de praticar as outras cinco paramitas. Além disso, dez eras explicando os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria a outros seres sencientes acumula méritos muito maiores do que dez eras ouvindo os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria. Então, um segundo – a duração de um estalar de dedos – de meditar sobre a vacuidade acumula mérito muito maior do que dez eras de explicar os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria a outros seres sencientes. perseverança e concentração. Apenas ouvir os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria acumula mérito muito maior do que dez eras de praticar as outras cinco paramitas. Além disso, dez eras explicando os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria a outros seres sencientes acumula méritos muito maiores do que dez eras ouvindo os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria. Então, um segundo – a duração de um estalar de dedos – de meditar sobre a vacuidade acumula mérito muito maior do que dez eras de explicar os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria a outros seres sencientes. dez eras de explicar os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria para outros seres sencientes reúne mérito muito maior do que dez eras de ouvir os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria. Então, um segundo – a duração de um estalar de dedos – de meditar sobre a vacuidade acumula mérito muito maior do que dez eras de explicar os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria a outros seres sencientes. dez eras de explicar os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria para outros seres sencientes reúne mérito muito maior do que dez eras de ouvir os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria. Então, um segundo – a duração de um estalar de dedos – de meditar sobre a vacuidade acumula mérito muito maior do que dez eras de explicar os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria a outros seres sencientes.

Quando você estuda os ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria, se relaciona os estudos com sua própria mente, sua própria visão, sua própria vida, seus próprios conceitos, e então os analisa, seu estudo se torna meditação. Portanto, você pode ver quanto mérito você coleciona estudando a perfeição da sabedoria, como os ensinamentos do Madhyamikavatara . É apenas mérito inacreditável, boa sorte ou boa sorte. Um coleciona bom karma; é simplesmente alucinante.

No Sutra do Cortador de Diamantesmenciona que até mesmo memorizar quatro linhas dos ensinamentos da perfeição da sabedoria traz benefícios inacreditáveis e alucinantes. O Buda explicou que os benefícios são iguais ao número de mundos igual ao número de grãos de areia do rio Ganges. O sutra também menciona mundos iguais ao número de átomos da água desses mundos. O número de mundos igual ao número de grãos de areia do rio Ganges é inacreditável (Ganges também é interpretado como “oceano”). O rio Ganges é tão largo e comprido e o número de grãos de areia é incontável. Então, o próximo é os mundos igualando o número de átomos de água nesses mundos. Apenas memorizar quatro linhas – uma estrofe – dos ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria acumula mérito muito maior do que se você preenchesse tantos mundos com jóias preciosas, ouro, diamantes, e prata e faça oferendas destes ao Buda. Mesmo que a oferta seja incrivelmente impressionante, extensa, é muito pequena se você a comparar com os benefícios de memorizar apenas quatro linhas dos ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria. Portanto, você deve perceber a oportunidade que você tem agora.

Originalmente, Lama Yeshe – que é mais gentil do que os Budas dos três tempos – criou este programa de sete anos. Geshe-la [Geshe Jampa Gyatso], que era colega de classe e amigo de Lama, planejou e decidiu estabelecer este programa. Por isso, você tem a oportunidade de estudar e aprender esses ensinamentos sobre a perfeição da sabedoria – Madhyamakavatara e, antes disso, Abhisamayalamkara. Você não sabe o quão afortunado você é, então agora você precisa reconhecer os benefícios de aprender, memorizar, até mesmo apenas ouvir esses ensinamentos. O benefício é inacreditável, quer se compreenda imediatamente o significado ou não. O ponto principal é perceber que este ensinamento é tão precioso e que benefício incrível você obtém disso. O início do texto Madhyamakavatara diz que [a perfeição da sabedoria] é chamada de “mãe” porque todos os incontáveis budas passados, presentes e futuros nasceram dessa perfeição da sabedoria. Além disso, os incontáveis bodhisattvas e incontáveis arhats nascem dessa sabedoria. Essa sabedoria é o que liberta inúmeros seres sencientes de todos os oceanos do sofrimento samsárico. É o verdadeiro Dharma, o verdadeiro refúgio que nos liberta dos oceanos do sofrimento samsárico, cuja continuação não tem começo.O ensino de Prajnaparamita é tão precioso, inacreditavelmente precioso. O Buda disse: “Onde quer que este ensinamento Prajnaparamita esteja, eu estarei lá”. O Buda disse a Kunga (Ananda) que mesmo que outros ensinamentos sejam destruídos, tudo bem, mas não se deve degenerar ou permitir que nem mesmo um pouco do ensinamento do Prajnaparamita seja destruído. O Buda pediu a Kunga para cuidar e proteger os ensinamentos do Prajnaparamita. Assim, seu estudo dos ensinamentos do Prajnaparamita também é um serviço aos ensinamentos do Buda – para preservá-los e divulgá-los. É um serviço muito importante ao Buda – isso é o que Buda tanto prezava, os ensinamentos sobre o Prajnaparamita.

Portanto, é um grande sucesso do Instituto Lama Tsongkhapa que esses programas – não apenas o programa de sete anos, mas também o Programa Básico de quatro anos – estejam sendo estabelecidos, cumprindo os santos desejos de Lama. No que diz respeito à educação do Dharma, estabelecer e organizar este programa é um grande sucesso do lado da educação. Também cumpre os desejos sagrados de Lama no que diz respeito à organização da educação para estudantes ocidentais no Ocidente. Isso é uma coisa extremamente importante para o desenvolvimento pessoal, bem como para beneficiar o projeto mais importante da FPMT – ter muitos professores qualificados para libertar inúmeros seres sencientes. Cada estudante, cada pessoa que completa seus estudos será capaz de liberar inúmeros outros seres sencientes – não apenas dos reinos inferiores, mas do samsara, que está apenas na natureza do sofrimento – e então trazê-los à plena iluminação. Então, uma vez que isso se torne bem-sucedido, pode inspirar as pessoas a iniciar mais programas como esse em outras partes do mundo, em diferentes países, em outros centros. Os alunos que concluem os estudos aqui podem ajudar, auxiliar ou ensinar o Programa Básico e outros programas de sete anos. Depois de terem estudado bem, eles poderiam ser professores de verdade. Em tantas partes do mundo, eles poderão ensinar muitas pessoas, iluminar e despertar muitos seres sencientes das trevas da ignorância; seres sencientes cujas mentes foram escuras, sem a luz da sabedoria do Dharma, desde o renascimento sem começo. em outros centros. Os alunos que concluem os estudos aqui podem ajudar, auxiliar ou ensinar o Programa Básico e outros programas de sete anos. Depois de terem estudado bem, eles poderiam ser professores de verdade. Em tantas partes do mundo, eles poderão ensinar muitas pessoas, iluminar e despertar muitos seres sencientes das trevas da ignorância; seres sencientes cujas mentes foram escuras, sem a luz da sabedoria do Dharma, desde o renascimento sem começo. em outros centros. Os alunos que concluem os estudos aqui podem ajudar, auxiliar ou ensinar o Programa Básico e outros programas de sete anos. Depois de terem estudado bem, eles poderiam ser professores de verdade. Em tantas partes do mundo, eles poderão ensinar muitas pessoas, iluminar e despertar muitos seres sencientes das trevas da ignorância; seres sencientes cujas mentes foram escuras, sem a luz da sabedoria do Dharma, desde o renascimento sem começo.

Por isso, gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer. Na verdade, eu deveria dar a cada um de vocês um bilhão de dólares, é isso que eu deveria fazer! Um bilhão de dólares, ou mesmo um zilhão de dólares, para cada pessoa! Para quem fica sem dormir, mesmo à noite, eu poderia dar um zilhão de dólares! De qualquer forma, gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer aos organizadores aqui, incluindo Geshe-la, e depois a todos, depois a todos os alunos, do fundo do meu coração. Eu gostaria de agradecer em nome do Lama Yeshe, em nome de todos os budas, bodhisattvas e todos os seres sencientes. Então eu gostaria de te agradecer. Muito obrigado.