“Por parte dos monges e da monjas no Ocidente, é uma prática inacreditável dedicar-se a viver os votos de ordenação; é ótimo, ótimo, ótimo. É preciso muita coragem, é um grande desafio, mas é vale muito a pena…””…Ser ordenado no Ocidente, um monge e uma monja que está praticando (não ordenado por razões políticas ou mudando apenas externamente, ou para ganhar dinheiro, por exemplo), praticando realmente o Dharma, mantendo os votos, seja para sua própria felicidade definitiva, liberação própria ou de incontáveis seres é um desafio, um bilhão, um zilhão, um trilhão de vezes mais importante do que as Olimpíadas ou a Copa do Mundo.” Lama Zopa Rinpoche
“Mesmo vivendo votos apenas para si, para sua própria felicidade, felicidade suprema – sem sequer falar sobre iluminação para os seres sencientes – você deve perceber que é um campeão, um campeão, você deve perceber isso. Você é um bilhão, um zilhão, um trilhão, inúmeras vezes mais campeão do que aqueles que vencem as Olimpíadas ou a Copa do Mundo; você deve saber disso, sentir isso.
É muito, muito importante que a Sangha ordenada seja forte em sua prática do Dharma; sua mente praticando o Dharma tem que ser forte – especialmente quando os leigos não apreciam isso. É assim que aproveitamos a vida como Sangha.
O mesmo acontece com os leigos que estão fazendo retiros e praticando o Dharma, mas especialmente para a Sangha. Eles estão vivendo em ordenação para derrotar as ilusões, entende? Para derrotar as ilusões, a causa do samsara, para superá-las. É uma diferença enorme, uau, uau, uau. Você entende? Você deve ver a diferença. A Sangha leva uma vida muito simples, de forma dedicada, muito renunciada, para superar a ilusão; o que ele ou ela pratica é isso.
Temos sofrido renascimentos sem começo, renascimentos sem começo, entende? Sofrendo nos oceanos dos reinos infernais, seres humanos, seis reinos sem começo, vocês podem imaginar? A Sangha ordenada tem como prática superar as causas do samsara, das ilusões e do carma, entende? Você tem que saber disso.”
Lama Zopa Rinpoche
IMI – International Mahayana Institute é o grupo dos monásticos da FPMT. Em dezembro faremos 50 anos! Nesse domingo comemoraremos com três encontros especiais online e presencial. Veja abaixo a programação.
Para todos que quiserem participar.
12h
IMI encontro com a Sangha latino-americana
Tradução Ven. Kalden e Ven Kunsang
- Apresentação do IMI e breve palestra com Ven. Tendar, ele é o diretor da IMI
- Gravação de Lama Zopa Rinpoche sobre a importância da Sangha monástica no Ocidente.
- Breve palestra de Ven. Roger (atendente de Lama Zopa Rinpoche)
- Vídeo curto dos membros da Sangha.
Onde?
O Shiwa Lha estará aberto para que todos que queiram possam participar dessa transmissão no centro, caso queiram.
Você também pode assistir à transmissão somente online.
Link youtube ao vivo para IMI encontro com a Sangha Latino-americana às 12hs.
Em torno das 13 horas
Homenagem à sangha monástica brasileira
Sejam bem-vindos
Após o vídeo dos membros da Sangha Hispana da IMI internacional nos desconectamos do youtube e entramos no ZOOM do Shiwa Lha para fazermos agradecimentos a sangha monástica brasileira e preces de rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche.
- Breve agradecimento à sangha monástica brasileira.
- Preces de rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche.
Onde?
Presencial no Centro Shiwa Lha ou via Zoom
https://us02web.zoom.us/j/86513390553
Senha: sangha
13h45 (após a Homenagem à sangha brasileira)
Almoço de confraternização
Para finalizar, vamos celebrar com um almoço coletivo e pedimos para cada um trazer um prato. Favor confirme a sua presença e nos informe a delícia que vai trazer pelo celular do Centro (21) 95101-3849
As bebidas serão oferecidas pelo Centro.Onde?
Presencial no centro Shiwa Lha.
Sejam bem-vindos
Venha nos visitar para participar presencialmente de nossas atividades e conhecer esse espaço tão especial por sua tranquilidade e intenção dos nossos praticantes de trazer paz pessoal, amorosidade, compaixão e clareza para todos nós da cidade do Rio de Janeiro, Brasil e planeta Terra.
A sua doação é uma prática de generosidade para que o Centro Shiwa Lha continue com o giro da Roda do Dharma. Doe aqui.