Ensinamentos especiais com Geshe Tenzin Zopa: As 37 Práticas do Bodhissattva e As Duas Verdades e a Natureza da Realidade.

Temos a alegria de anunciar que Geshe Tenzin Zopa virá ao Brasil para dar ensinamentos no Centro Shiwa Lha. Serão dois finais de semana com um tema em cada final de semana.
37 Práticas do Bodhisattva
Junte-se a nós para um final de semana transformador de ensinamentos com o respeitado Geshe Tenzin Zopa, que nos guiará em uma exploração profunda sobre aas 37 práticas do Bodhisattva.
Dias 14 e 15 de março de 2026 – sábado e Domingo
Horário – 9h30 a 16h30 (com intervalos)Evento presencial no Centro Shiwa lha ou online ( a confirmar)
Saiba mais nas sessões abaixo
As Duas Verdades e a Natureza da Realidade
Dando continuidade aos ensinamentos transformadores, convidamos você para o segundo final de semana com o respeitado Geshe Tenzin Zopa, onde exploraremos um dos temas centrais da filosofia budista: a Natureza da Realidade.
Dias 28 e 29 de março – sábado e Domingo
Horário – 9h30 a 16h30 (com intervalos)Evento presencial no Centro Shiwa lha ou online ( a confirmar)
Saiba mais nas sessões abaixo
Em breve mais informaçoes sobre a Palestra pública e a exibição do filme sobre Geshe Tenzin Zopa.
Geshe Tenzin Zopa nasceu em 1972 no Vale de Tsum, no Nepal. Ele ingressou na Universidade Sera Jey em 1990 para realizar estudos aprofundados em filosofia budista tibetana e graduou-se como Geshe em 2007.
O altamente estimado e já falecido Geshe Lama Konchok tornou-se o guardião espiritual e temporal de Geshe Zopa quando este tinha três anos de idade. Desde então, Geshe Lama Konchok concedeu a Geshe Zopa comentários sobre vários textos importantes de sutra e tantra budistas.
Geshe Tenzin Zopa tornou-se o discípulo mais próximo de Geshe Lama Konchok e foi seu assistente e tradutor até a morte de seu professor, em 2001. O documentário premiado Unmistaken Child retrata sua busca, ao longo de cinco anos, pela reconhecida reencarnação de seu falecido mestre.
Geshe-la ingressou no Mosteiro de Kopan em 1984 e foi ordenado monge. Em Kopan, estudou língua tibetana, inglês, nepalês, arte, dança ritual dos lamas, rituais, pujas e filosofia budista.
Ele tornou-se próximo e recebeu ensinamentos de muitos grandes lamas de diferentes linhagens. Durante sua vida adulta, Geshe Tenzin Zopa trabalhou para seu professor próximo, Kyabje Lama Zopa Rinpoche, como Geshe itinerante internacional na Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT), fundada por Lama Zopa Rinpoche. Ele ensinou extensivamente ao redor do mundo, na Europa, no subcontinente indiano, na Ásia e na Austrália, e foi o professor residente por mais tempo no Centro Losang Dragpa, na Malásia.
Entre os projetos realizados por Geshe-la estão a responsabilidade pelo desenvolvimento temporal e espiritual do Convento Rachen e do Mosteiro Mu, em Tsum, Nepal, e a supervisão da conclusão da Stupa Memorial das 1000 Relíquias de Buda no Mosteiro de Kopan, Nepal.
Geshe-la é autor de 12 livros: Buddha Nature and Preliminary Prayers and Their Explanations, Karma & the 12 Links, Ask the Geshe – Ancient Wisdom for Modern Times, Mirror to Your Life, Whose Truth?, The Yamantaka Short Sadhana Practice, Meditation, A Concise Commentary to the Lamp on the Path to Enlightenment, Lam Rim – Graduated Path to Enlightenment, Buddhist Tenets – A Commentary on Chokyi Gyaltsen’s A Presentation of Tenets, The Thousand Buddha Relic Stupa e The Holy Child of Kopan. Outros três livros estão em preparação: 37 Practices to Enlightenment, Commentary on the Bodhicaryavatara e Buddhist Tantra – The Practice of Purity.
Você pode encontrar muitos recursos baseados nesses ensinamentos no site de Geshe Zopa.
Geshe Tenzin Zopa assumiu a importante responsabilidade de supervisionar o desenvolvimento físico, mental e espiritual de Tulku Tenzin Phuntsok Rinpoche, a reencarnação autêntica do grande mahasiddha Geshe Lama Konchog.
Atualmente, ele está baseado na Austrália e mantém amplos compromissos ao redor do mundo, seguindo os conselhos de Kyabje Lama Zopa Rinpoche em seu trabalho para a FPMT, ajudando estudantes internacionalmente a compreender e colocar em prática os ensinamentos do Buda.
Dias 16 a 29 de fevereiro
Horário
o 09h30 às 10h45 – Ensinamentos
o 10h45 às 11h00 – Intervalo
o 11h00 às 12h00 – Ensinamentos
o 14h00 às 15h15 – Perguntas e Respostas
o 15h15 às 15h30 – Intervalo
o 15h30 às 16h30 – Ensinamentos
Dias 19 e 20 de julho – sábado e Domingo
Horário
o 09h30 às 10h45 – Ensinamentos
o 10h45 às 11h00 – Intervalo
o 11h00 às 12h00 – Ensinamentos
o 14h00 às 15h15 – Perguntas e Respostas
o 15h15 às 15h30 – Intervalo
o 15h30 às 16h30 – Ensinamentos
Receber os ensinamentos de Geshe Tenzin Zopa é entrar em contato direto com a sabedoria que conduz ao caminho da iluminação, aprofundando a compreensão da verdadeira natureza da realidade.
“Com isso, compreendemos que estamos ouvindo com essa motivação — não pelos outros, mas por nós mesmos, com o intuito de purificar nossa própria mente. Ao escutar os ensinamentos, pense: “O que o professor está explicando é para mim, para limpar a minha mente.”
Assim, o ensinamento pode se tornar muito mais benéfico e, além disso, como o professor está tentando explicar, será possível compreender com mais clareza, com menos concepções errôneas.”
Kyabje Lama Zopa Rinpoche, no ensinamento “Como ouvir os ensinamentos” (https://www.lamayeshe.com/article/how-listen-teachings)
Centro Shiwa lha – Rua Ribeiro de Almeida 23, Laranjeiras, Rio de Janeiro – Rj
Não perca esta oportunidade de aprofundar sua sabedoria e transformar sua Compreensão sobre a realidade com um mestre tão qualificado.
Para todos, budistas e não budistas. Uma oportunidade especial de ouvir ensinamentos deste grande mestre.
A sua doação é uma prática de generosidade para que o Centro Shiwa Lha continue oferecendo as ferramentas da tradição Budista para todos. A sua contribuição auxilia nos oferecimentos ao professor, aos intérpretes, traduções de material e na manutenção e despesas do Centro Shiwa Lha.
Lembramos que o Dharma é sempre oferecido livremente. A situação financeira de ninguém deve ser um impedimento para participar. Se você estiver passando por qualquer problema financeiro que possa impedi-lo de contribuir, por favor, entre em contato conosco. Teremos prazer em conversar sobre como podemos apoiar sua participação.
Contribuição: Mais informações em breve
Encaminhe este link:
Venha nos visitar para participar presencialmente de nossas atividades e conhecer esse espaço tão especial por sua tranquilidade e intenção dos nossos praticantes de trazer paz pessoal, amorosidade, compaixão e clareza para todos nós da cidade do Rio de Janeiro, Brasil e planeta Terra.