Palestra do Dr Lhundup Dorjee no Departamento de Etnobotânica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Palestra do Dr Lhundup Dorjee no Departamento de Etnobotânica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Jb Palestra Foto Grupo

Registros de uma parceria do bem


Jbrj Palestra Dr. Lhundup Grupo

Registros de uma parceria do bem

Em setembro deste ano (2023), a Dra Viviane Stern da Fonseca Kruel, Curadora da Coleção de Etnobotânica e da Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Professora e Pesquisadora, convidou o Sr Lhundup Dorjee, do Instituto Men-Tsee Khang a dar uma palestra sobre a Medicina tradicional Tibetana.

O encontro foi na sala de palestras do lindo jardim da Coleção de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Com muitos interessados (a sala em sua capacidade máxima), os ouvintes puderam fazer perguntas e ouviram uma aula sobre a história, princípios, objetivos, diagnósticos e tratamentos na Medicina Tradicional Tibetana, além de uma explanação complementar sobre a preparação dos produtos com plantas medicinais tibetanas.

Dra Viviane também compartilhou suas impressões sobre pontos em comum com tratamentos tradicionais de tribos indígenas da Amazônia.

A mais, ainda tivemos a presença e uma rápida explanação sobre a Astrologia Tibetana dada pelo Sr. Ngawang Dorjee, Astrólogo Tibetano fomado pelo Instituto Tibetano de Astro-Ciênca do Men-Tsee-Khang.

Os ensinamentos de Dr Lhundup e Sr Narwang foram brilhantemente traduzidos pela Ven. Tenzin Kunsang, monja da FPMT e membro do Shiwa Lha.

Dr. Lhundup e Sr. Narwang estavam no Rio de Janeiro para ministrar palestras no Centro Shiwa Lha. A Diretora do Centro, Venerável Tenzin Namdro fez a apresentação do Dr. Lhundup e convidou a platéia para conhecer mais sobre o tema da palestra no 3o Ciclo de Palestras sobre Medicina Tradicional e Astrologia Tibetanas do Shiwa Lha. Dr Lhundup e Sr Nagwang foram trazidos ao Rio pela Tibet House Brasil.

Foi uma troca onde todos saíram felizes com essa ponte aberta entre a medicina tradicional do Ocidente e do Oriente.

A satisfação com o encontro e a oportunidade preciosa de aprender sobre a Medicina milenar Tibetana está registrada nas fotos.

Agradecimentos

Nosso agradecimento profundo à generosa acolhida e ao convite da Dra. Viviane Stern da Fonseca Kruel,  Curadora e Diretora da Coleção Temática de Plantas Medicinais e Coleção Etnobotânica do JBRJ. Sua expertise e delicada liderança proporcionaram esta linda troca entre o Ocidente e o Oriente sobre Medicina tradicional e o uso de plantas medicinais. Nossa gratidão a todos que participaram do evento. Agradecemos também às eficientes equipes da Dra. Viviane e de Comunicação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Agradecemos também a Casa do Tibet Brasil e ao Diretor da Casa do Tibet Brasil e Representante de H.H. Dalai Lama para América Latina, Sr. Jygme Tsering por possibilitar a vinda de Dr. Lhundup e do Sr. Narwang. Que todos possam se beneficiar.

Sobre o Instituto Men-Tsee-Khang

A base do trabalho desenvolvido pelo Men-Tsee-Khang está na atual medicina e astro-ciência tibetanas, com raízes milenares.

Localizado na Índia e com diversas instalações, o instituto é um moderno centro de pesquisas, acadêmico, de atendimento e farmacêutico. Seus departamentos mantêm intercâmbio constante para desenvolvimento de novas técnicas e conhecimentos com pesquisadores e universidades em diversos países.

Saiba mais sobre o Men-Tsee-Khag no fim da página.

Dr. Lhundup Dorjee é especialista na medicina tradicional tibetana com formação pelo Instituto Men-Tsee-Khang e experiência em atendimento na Europa e Américas.

O sistema tradicional médico tibetano é uma das tradições médicas conhecidas mais antigas do mundo. A partir do século VII incorporou conhecimentos da medicina indiana (inclusive ayurveda), chinesa, persa e nepalesa e continua se desenvolvendo até hoje.



Conhece alguém que pode se interessar por este conteúdo?

Encaminhe este link:


Jb Palestra Dr Lhundup Sorriso

Sobre Lhundup Dorjee

Nasceu no Tibete em 1982. Devido à severa opressão do governo chinês, ele fugiu do Tibete em 1996, caminhando pela passagem do Himalaia por vários meses e buscou asilo na Índia, onde vive a maioria dos tibetanos exilados. Depois de completar seus estudos na Tibetan Children Village no ano de 2006, ingressou na faculdade Men-Tsee-Khang para estudar Medicina Tradicional Tibetana (Sowa-Rigpa).

Graduou-se no Men-Tsee-Khang (Tibetan Medical & Astro Institute em Dharamsala) no ano de 2013 com distinção em todas as disciplinas e foi premiado por seu desempenho. Além disso, é certificado como acupunturista, tanto nas práticas básicas quanto clínicas.

Atua como médico residente na clínica de Bangalore, e também participa da realização de pesquisas de algumas doenças específicas no Departamento de Pesquisa Clínica.

Nos últimos cinco anos, tratou pacientes com diversos problemas de saúde, como câncer, diabetes mellitus, hipertensão, colesterol, doenças psicossomáticas, distúrbios neurológicos, entre outros. Possui profundo conhecimento em Medicina Tradicional Tibetana (Sowa-Rigpa), bem como experiência prática no tratamento de pacientes.

Em 2022 e primeiro semestre de 2023 veio ao Shiwa Lha para uma série de palestras no Rio de Janeiro.

Astologo Shiwa Lha

Sobre Ngawang Dorjee

O Ngawang Dorjee nasceu em um pequeno vilarejo na região central do Tibete chamado Rongsha. Devido à invasão do Tibete pelos chineses, em 1994 foi para a Índia, com sua amada avó, para fins de estudos.

Depois da escola, ele escolheu o estudo de comércio que inclui Economia, Contabilidade e Negócios para continuar seu ensino médio. O Sr. Ngawang Dorjee concluiu sua pós-graduação na vila de crianças tibetanas. Após a graduação, ele ingressou no Sara College (instituto de dialética budista) por dois anos. Lá ele aprendeu sobre a história tibetana, língua e outros assuntos relacionados. Desde a infância, ele queria estudar astrologia tibetana.

Cursou o Astro Batch no Tibetan Medical and Astor College, com sede em Dharamshala. Lá foi incumbido da responsabilidade de preparar o tradicional almanaque tibetano do ano de 2035.

No ano de 2017, após cinco anos de estudos e um ano de estágio, ele se tornou Astrólogo Tibetano e atualmente trabalha como praticante tibetano de ciência astrológica.

Em 2019, ele foi para a Europa (Lituânia) para uma turnê de divulgação e, recentemente, em maio de 2022, foi para a Argentina (Buenos Aries) para dar seminários e consultas aos interessados. Já se passaram quatro anos desde que ele trabalha como Astrólogo Tibetano na Instituição Men-Tsee-Khang.


Logo Men Tsee Khang (2)

Sobre o Instituto MEN-TSEE-KHANG

O principal objetivo do Men-Tsee-Khang é preservar, promover e praticar (Sowa Rigpa), o sistema tibetano de medicina, astronomia e astrologia. Também visa melhorar a saúde e o saneamento dos refugiados em particular, do público em geral e estabelecer dispensários para fornecer cuidados de saúde acessíveis às pessoas.

Em suas diversas instalações, o Men-Tsee Khang, oferece também educação e estudos superiores nas áreas de medicina tibetana, astrologia tibetana, pesquisa farmacológica herbais.

Outra área de atuação importante no Instituto é a colaboração com estudiosos, universidades e institutos na Índia e no exterior dos diferentes sistemas de cura, incluindo universidades americanas como Emory University.

A visão do moderno departamento farmacêutico se dedica a produzir medicamentos tibetanos de maneira ambientalmente sensível.


Tibet House Logo

Lhundup Dorjee e Ngawang Dorjee vêm ao Brasil a convite da Tibet House Brasil.


Você conhece o Centro Shiwa Lha?

Venha nos visitar para participar presencialmente de nossas atividades e conhecer esse espaço tão especial por sua tranquilidade e intenção dos nossos praticantes de trazer paz pessoal, amorosidade, compaixão e clareza para todos nós da cidade do Rio de Janeiro, Brasil e planeta Terra.


Como chegar

Vamos Conversar?