Dias 10 e 11 de novembro.
Condução: Diversos Facilitadores
Lhabab Duchen é um dos quatro grandes dias sagrados do calendário tibetano, cada um dos quais celebra um aniversário da demonstração de feitos extraordinários e poderosos do Buda Shakyamuni pelo bem dos seres sencientes.
O Lhabab Duchen celebra o retorno do Buda Guru Shakyamuni à Terra do Reino dos Trinta e Três Deuses. Lá, por vários meses, Buda ensinou o Dharma aos deuses, incluindo sua mãe, Mayadevi. Ela, que ao morreu uma semana após o nascimento de Buda, renasceu na Terra do Reino dos Trinta e Três Deuses.
Praticar e comemorar em grupo gera um potencial muito maior. Vamos aproveitar este momento tão auspicioso e nos reunirmos no Centro Shiwa Lha, com toda a Sangha da FPMT e do mundo.
Este ano, o Lhabab Duchen começa dia 10 de novembro a partir das 15h30, horário de Brasília (dia 11 de novembro na Índia) e vai até dia 11 de novembro, 15h30, horário de Brasília.
Dia 10 de novembro, segunda-feira – Eventos presenciais e online via zoom
Ressoar do Sutra da Luz Dourada – de 18h a 19h
Puja de Lama Chopa com Tsog – de 19h30 a 21h
Dia 11 de novembro, terça-feira – eventos apenas online via zoom
Tomada dos Oitos Preceitos Mahayana – de 05h30 a 06h30
Ressoar do Sutra Lembrando as Três Jóias e dedicações – de 12h30 a 13h15
Saiba mais sobre o conteúdo e a programação nas sessões abaixo.
Como citado por Lama Zopa Rinpoche, do texto do “Vinaya, Tesouro de Citações e Lógica”, as ações realizadas neste dia têm seu potencial multiplicado por cem milhões!
O Ressoar dos Sutras envolve a divisão dos sutras entre os participantes, com cada pessoa recitando uma parte simultaneamente.
A prática de Lama Chopa, também conhecida como Guru Puja, é uma prática extensa de Guru Ioga. A prática contém todos os pontos importantes do sutra e do tantra, contém a oração dos estágios do caminho para a iluminação, deixando a impressão do caminho inteiro na mente. Também contém as instruções específicas de transformação do pensamento Mahayana, tornando a vida gratificante e desenvolvendo paz. Além disso, fazemos uma prática de tsog que é uma prática tântrica de oferecimentos que treina nossa mente para transformar tudo e quebrar todos os conceitos. O verdadeiro significado de tsog é integrar método e sabedoria, em forma de leitura, cântico e mantra.
O texto para a prática estará disponível no Shiwa Lha e será compartilhado com quem estiver online.
Este evento é para todos: Budistas ou não budistas, com ou sem crenças.
Presencial no Centro Shiwa lha e online via Zoom.
Rua Ribeiro de Almeida, 23 – Laranjeiras, Rio de Janeiro e no zoom para os inscritos.
Atividade gratuita
Você pode trazer oferendas de flores, incenso, bebidas não alcoólicas e comida
Contribuições podem ser feitas como oferendas ou doações.
A sua doação é uma prática de generosidade para que o Centro Shiwa Lha continue oferecendo as ferramentas da tradição Budista para todos. A sua contribuição auxilia nos oferecimentos ao professor, aos intérpretes, traduções de material e na manutenção e despesas do Centro Shiwa Lha.
Venha nos visitar para participar presencialmente de nossas atividades e conhecer esse espaço tão especial por sua tranquilidade e intenção dos nossos praticantes de trazer paz pessoal, amorosidade, compaixão e clareza para todos nós da cidade do Rio de Janeiro, Brasil e planeta Terra.