Tibetano / Sânscrito:
.
Erradicação da mente das marcas negativas impressas e deixadas por ações não virtuosas do passado, que de outra forma amadureceriam em sofrimento. Os métodos mais efetivos de purificação empregam os quatro poderes oponentes de: confiar, arrepender, tomar resolução e aplicar os antídotos.
Tibetano / Sânscrito:
.
Há três tipos de prosternações: de corpo, (prosternação física); da palavra (homenagens e louvores) e da mente (respeito, veneração, entre outros). Para acumular méritos, são normalmente realizadas pela manhã e à noite. O praticante se curva ao corpo, palavra e mente de Buda para purificar o corpo, a palavra e a mente em benefício de todos os seres. Sinônimo de reverência.
Tibetano / Sânscrito:
chos-srung, dharmagupa;chos-skyong, dharmapala
Guardião dos ensinamentos do Buda. 1. Protetores mundanos: devas comuns espíritos, entre outros, ligados por compromisso a um guru tântrico para proteger o budismo e seus praticantes. 2. Protetores não mundanos: manifestações dos Buddhas ou bodhisattvas na forma irada que protege os praticantes.
Tibetano / Sânscrito:
yongs-‘dzin
Aquele que segura alguém por completo (segura alguém de cair nos estados desafortunados). O protetor espiritual externo é o mestre espiritual. O protetor espiritual interno é a própria sabedoria. Ver mestre espiritual.
Tibetano / Sânscrito:
puja
Literalmente, oferecimento. A palavra se refere também a fazer um ritual, como o Guru Puja (Oferecimento ao mestre espiritual; Tib: Lama Chöpa), ou recitação de sadhana (substantivo masculino: o puja).
Tibetano / Sânscrito:
nyon mongs pa rnam par sbyong ba’i las dang po pa
(sânscr.) klesavisuddhyadikarmika