O Sutra da Luz Dourada – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

O Sutra da Luz Dourada

LZR Lung Do Sutra Da Luz Dourada Bodhgaya

Os Benefícios do Sutra da Luz Dourada

Lama Zopa Rinpoche explica:

Este texto é muito precioso. Ele traz paz, felicidade e é muito poderoso para cessar a violência. O sutra protege o país contra a violência, etc. Quem ouvir esse texto terá o seu carma negativo purificado.

O sutra é extremamente poderoso para a paz mundial, para a sua proteção pessoal e a proteção do país e do mundo. O sutra tem um extraordinário poder curador que beneficia todas as pessoas residentes no país onde o sutra é recitado. Ele pode ser lido por todos, budistas ou não budistas, que querem a paz mundial.

Este sutra aumenta o sucesso e, em especial para líderes como reis ou presidentes, atrai o êxito para governar na virtude, que é o caminho da felicidade. Se alguém estiver com problemas, estiver morrendo ou já faleceu; se os devas se voltaram contra uma pessoa e nada estiver dando certo; se a sua fala gera raiva em amigos, entes queridos, marido, esposa, familiares e até empregados; se a sua riqueza estiver declínando ou se alguém é prejudicado por magia negra ou espíritos, com pesadelos ou coisas assustadoras, então essa pessoa deve se lavar, vestir roupas limpas e, com a mente serena, ouvir a transmissão oral desse texto. Assim fazendo, tudo será pacificado. Aquele que ouvir o sutra criará muitos méritos e os budas terão por ele uma elevada admiração.

No país onde o sutra for ensinado, o país inteiro receberá os benefícios. O rei daquele país não sofrerá invasões. A doença será eliminada. Todos os residentes serão felizes. Em todo o país reinará a harmonia; não existirão brigas. O rei concederá liberdade religiosa e será sempre protegido pelos devas. É especialmente benéfico ler o sutra em lugares onde ocorrem muitas lutas e disputas. Com a recitação do sutra, haverá prosperidade e as chuvas cairão nas épocas oportunad.

Quem guardar, memorizar ou contribuir para este texto superará os oito seres mundanos e todos os seus desejos serão realizados. O Buda pediu aos quatro guardiões que fizessem oferecimentos e servissem a este texto. Pediu, também, que sempre protegessem todo aquele que memorizar ou simplesmente ler o sutra. Os quatro guardiões confirmaram que protegerão quem ler o sutra e o ajudarão a realizar todos os seus desejos.

Memorizar ou fazer oferecimentos a este texto é semelhante a fazer inconcebíveis oferecimentos ao Buda. A iluminação jamais se reverterá para aqueles em cujos ouvidos essas palavras sagradas forem ditas; suas vidas sempre serão dirigidas para a iluminação e elas jamais retrocederão. Não há dúvida quanto a isso para quem memorizar o texto. A deva, Hamachiwa Pala, disse ao Buda que ela protegerá todo bhikshu que recitar o sutra e esse bhikshu receberá tudo o que precisar: propriedades, mente estável e coisas assim. Todo aquele que tentar ler ou compreender este sutra experimentará o conforto e a felicidade de devas e humanos por 100 bilhões de éons; terá fama e perfeitas colheitas e alcançará o estado de um buda. A deusa da terra definitivamente ajudará, mesmo se um único capítulo ou um nome de bodhisattva seja mencionado. Ela protegerá todo ser senciente que ler ou que tente compreender um único verso (quatro linhas) e realizará os seus desejos. O ser senciente que ouvir um único verso jamais cairá nos reinos inferiores. O Buda disse à deusa da terra que se alguém ouvir apenas um único verso, essa pessoa renascerá no reino dos devas. O Buda disse, ainda, à deusa da terra que o carma não virtuoso de quem ouvir um único verso será eliminado e a pessoa alcançará a iluminação.

O rei dos gloriosos sutras:

Baixar o Texto