Livros – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Livros

Uma das missões do Centro Shiwa Lha é oferecer cada vez mais ensinamentos em língua portuguesa, especialmente dos nossos gurus S.S. o Dalai Lama, Lama Zopa Rinpoche e Lama Yeshe. Este trabalho é realizado voluntariamente pelo Grupo de Tradutores do Centro Shiwa Lha.

Considere fazer uma doação para apoiar a distribuição do dharma em português.

Capa Seja O Seu Proprio Terapeuta

Seja o seu Próprio Terapeuta

Esta edição estendida reúne dois dos livretos mais populares de Lama Yeshe: “Seja o seu próprio terapeuta” e “Faça da sua mente um oceano”. O primeiro traz palestras sobre temas gerais relacionados ao budismo. Com uma linguagem simples e direta, Lama Yeshe apresenta métodos práticos e realistas para que nos tornemos nossos próprios terapeutas. As palestras são seguidas de sessões animadas de perguntas e respostas nais quais, segundo o próprio editor, “valia praticamente tudo”.

Em “Faça da sua mente um oceano”, os ensinamentos de Lama são direcionados ao tema geral da mente. As conversas desta seção do livro ocorreram na Austrália durante a segunda turnê mundial de Lama Yeshe e Lama Zopa Rinpoche, em 1975. Em encontros com psiquiatras, Lama Yeshe deixa clara a compreensão do budismo sobre as doenças mentais e evidencia as diferenças entre os conceitos ocidentais e budistas de saúde mental.

Capa A Alegria Da Compaixao

A Alegria da Compaixão

Durante o Retiro de Vajrasattva no Land of Medicine Buddha, Califórnia, em 1999, Lama Zopa Rinpoche deu uma série de ensinamentos abertos ao público dedicados exclusivamente ao tópico da compaixão. Este volume contém quatro desses ensinamentos de final de semana. Neles, Rinpoche deixa clara a importância do bom coração no budismo Mahayana e na vida em geral. Também ressalta o nosso propósito como seres humanos: o de trabalhar para o benefício dos outros.

Rinpoche destaca como o autocentramento e o egoísmo são as causas de todos os nossos problemas e como a dedicação completa ao bem-estar dos outros é a origem de toda a nossa felicidade nesta e em vidas futuras.

Capa Livro Ano Do Lamrim

Ano do Lamrim

Este é um programa autônomo de estudo de um ano para quem deseja experimentar a essência dos ensinamentos do caminho gradual à iluminação, o lamrim. O esquema de 365 dias de estudo e contemplação segue a ordem sugerida por Lama Zopa Rinpoche e a estrutura de tópicos do renomado livro Liberação na palma da sua mão, de Pabongka Rinpoche.

O Ano do lamrim inicia com 64 dias de meditação em devoção ao guru seguidos pelos temas: perfeito renascimento humano, impermanência e morte, os reinos inferiores, refúgio, carma, os sofrimentos do samsara, a evolução do samsara, os doze elos da originação dependente, bodhicitta e vacuidade. Os textos são compilados de ensinamentos publicados e não publicados de Lama Yeshe e Lama Zopa Rinpoche.

Apesar da referência clara ao calendário anual, este livro pode ser iniciado a qualquer momento e aspira apoiar praticantes em todos os estágios do caminho budista a colocar o lamrim em prática e obter realizações duradouras, criando, dessa forma, causas para a sua própria paz e felicidade e a de todos os seres.

Capa A Quietude Pacifica Da Mente Silenciosa

A Quietude Pacífica da Mente Silenciosa

Este volume com seis palestras de Lama Yeshe trata dos conceitos budistas da mente e meditação. Ele começa esclarecendo do que essa filosofia oriental realmente se trata, especialmente no que diz respeito ao funcionamento da mente, à aplicação prática dos conhecimentos e técnicas e à visão da realidade de acordo com a escola Prasangika Madhyamika.

Lama também debate os conceitos equivocados sobre espiritualidade e materialismo, conduz os leitores em uma meditação analítica sobre o que de fato significa desenvolver uma mente silenciosa e como ela pode nos ajudar a lidar com os desafios da vida cotidiana de forma mais leve e relaxada. O objetivo é fazer com que compreendamos não apenas a natureza da mente e dos pensamentos, mas da própria realidade dos fenômenos.

Capa Como As Coisas Existem

Como as Coisas Existem

Lama Zopa Rinpoche inicia esta coletânea de cinco ensinamentos destacando os conceitos de compaixão e responsabilidade universal. Segundo ele, cada um de nós é responsável pela paz e felicidade não apenas das pessoas e animais ao nosso redor, mas de todos os seres vivos, que, exatamente como nós, desejam felicidade e não querem o menor sofrimento.

Rinpoche segue com a descrição da natureza do estado iluminado, os diferentes tipos de felicidade que podemos proporcionar aos outros, a natureza da mente e como ela existe por meio de um processo de imputação. Com sessões de meditação e abordagem de vários exemplos práticos, Lama Zopa guia os leitores ao longo da visão da vacuidade, ou realidade absoluta, postulada pela escola Prasangika Madhyamika. Também orienta como aplicar esses conhecimentos à vida cotidiana, especialmente em momentos de grande dificuldade. Rinpoche conclui os ensinamentos reiterando que tudo vem da nossa própria mente, inclusive a nossa felicidade e sofrimento.

Capa Liberdade Por Meio Do Conhecimento

Liberdade por meio do Conhecimento

Desde perguntas simples como “O que é meditação?” e “Como meditar?” até “Como tornar a vida significativa?” e “Como aproveitar a vida ao máximo?” encontram resposta nesta coletânea de ensinamentos de Lama Yeshe e Lama Zopa Rinpoche. Apesar da diversidade de assuntos abordados, um tema permeia os onze capítulos: a bodhicitta, reconhecida como a determinação de atingir a iluminação para o benefício de todos os seres sencientes.

Os ensinamentos são acompanhados por sessões de meditação que os leitores também são convidados a fazer. As pausas são claramente indicadas e todos são incentivados a, mais do que ler o conteúdo, contemplá-lo por meio das reflexões trazidas pelos Lamas. O conhecimento adquirido ao longo da leitura ganha vida à medida que são compreendidos e incorporados à rotina, um dos principais benefícios trazidos pelas sessões de meditação.

Capa Livro Como Gerar A Bodhicitta

Como Gerar a Bodhicitta

Todos nós podemos desenvolver a mente da iluminação, ou bodhicitta, a aspiração de alcançar a budeidade para beneficiar todos os seres sencientes. Foi o que Ribur Rinpoche deixou claro durante os ensinamentos dados no Centro Budista Amitabha, em Cingapura, e compartilhados neste livreto. O lama tibetano detalhou as duas linhagens de instruções práticas para alcançar este fim: a instrução em sete pontos de causa e efeito e a instrução de trocar-se pelos outros.

A primeira baseia-se no desen­volvimento do amor afetuoso por todos os seres sencien­tes e foi a prática utilizada por grandes pânditas indianos como Chandrakirti e Shantarakshita. A segunda, a instrução de trocar-se pelos outros, vem sobretudo de Shantideva, autor do clássico Bodhicharyavatara. Quer você escolha treinar a sua mente em uma ou em outra técnica, o resultado será o mesmo, a geração da bodhicitta.

Capa Topicos Estendidos Do Lamrim

Tópicos Estendidos do Lamrim

Elaborado pela monja Ani Karin, há mais de duas décadas residente no Monastério de Kopan, no Nepal, este manual tornou-se um companheiro inestimável dos alunos dos cursos de lamrim oferecidos em Kopan, em especial do renomado Curso de Novembro. Compilado de várias fontes e materiais, este guia do lamrim elabora, de forma estruturada e concisa, os tópicos do caminho gradual à iluminação.

Além de um ótimo material de consulta, o Tópicos estendidos do lamrim pode, se associado a outras obras como o Ano do lamrim, de Lama Yeshe e Lama Zopa Rinpoche, e Liberação na Palma da sua mão, de Pabongka Rinpoche, impulsionar e aprofundar os estudos e contemplações sobre os temas.

Capa Livro 16 Diretrizes

16 Diretrizes Para uma Vida Significativa

As 16 Diretrizes para uma vida significativa resumem-se em 16 valores e princípios que podem ser desenvolvidos diariamente se quisermos melhorar as nossas vidas e de todos ao nosso redor. Trata-se de virtudes reconhecidas independentemente de tradições religiosas, culturais ou filosóficas e, por isso, este livro tem uma abordagem totalmente secular para incentivar os leitores a criar as condições para a felicidade duradoura.

As diretrizes oferecem um quadro simples, mas aprofundado, para refletirmos sobre como pensamos, falamos e agimos. Cada uma delas traz uma breve explicação do que significam, a história de uma figura pública que a represente, como desenvolver essa virtude e alguns recursos que podem servir de inspiração para pesquisas futuras como sites e livros. A paciência, por exemplo, é representada por Sua Santidade o Dalai Lama, o contentamento, por Mahatma Gandhi, e a gentileza por Madre Teresa de Calcutá.

Vamos Conversar?