Práticas no Shiwa Lha para o Precioso Kyabje Thubten Lama Zopa Rinpoche – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Práticas no Shiwa Lha para o Precioso Kyabje Thubten Lama Zopa Rinpoche

Obituary Lama Zopa

Nesta página você encontra informações sobre a construção da Estupa da Vitória Completa de Lama Zopa Rinpoche, o texto Cantando Os Nomes Do Nobre Manjushiri, indicado para ser recitado por Sua Santidade Dalai Lama para o rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche, as orações para o retorno rápido de Lama Zopa Rinpoche, as atualizações dos comunicados do escritório internacional da FPMT sobre Lama Zopa Rinpoche e informação sobre o Puja de Longa Vida e Oferenda de 1000 Budas para Sua Santidade Dalai Lama.


Mensagem da FPMT em 19 de outubro de 2023

Caros amigos,

Temos o prazer de partilhar este conselho de Sua Santidade o Dalai Lama sobre o rápido retorno da reencarnação do Lama Zopa Rinpoche.

Como você pode ler na carta abaixo, Sua Santidade o Dalai Lama nos deu todos os preciosos conselhos para recitarmos os Nomes do Nobre Manjushri continuamente por alguns meses, para o rápido retorno da reencarnação do Lama Zopa Rinpoche.

Pedimos a todos os estudantes do Lama Zopa Rinpoche que recitem isso o máximo que puderem continuamente, começando agora.

Dentro de alguns meses, Sua Santidade será consultado novamente.

Aqui está o link para a oração: Recitando os Nomes do Nobre Manjushiri.


Áudio de comentário e Lung que Lama Zopa Rinpoche faz da oração: Cantando os Nomes do Nobre Manjushiri

“O Manjushri-nama-samgiti consiste em 160 versos e frases de mantra, condensando uma enorme tradição tântrica. O bodhisattva Manjushri é a manifestação mais elevada do ser, a personificação de todo o conhecimento.

Lama Zopa Rinpoche fez este comentário e transmissão oral (Lung), em inglês e recitação em tibetano, nas primeiras horas da manhã de setembro de 2007 para um de seus assistentes.” (Extraído do site lamyeshe.com)

A recitação inicia em 55 minutos e 10 segundos do áudio.

Advice From His Holiness The Dalai Lama For Lama Zopa Rinpoche’s Swift Return Fpmt (1)

Carta do Escritório Particular de Sua Santidade o Dalai Lama

Carta do Gabinete Privado de Sua Santidade:

Conforme solicitado pelos devotos dos centros de observação da FPMT em relação ao rápido retorno da reencarnação do falecido Zopa Rinpoche, o resultado da observação é o seguinte:

Por favor, recite os Nomes de Manjushri (Jampal Tshen Jo) continuamente por enquanto e dentro de alguns meses a observação será realizada novamente.

De Sua Santidade o Dalai Lama
18 de outubro de 2023

“Por favor, continue tentando realizar os desejos sagrados do Rinpoche, especialmente praticar a impermanência e bodhicitta no contexto do lamrim. 

Por favor, reze e dedique para que Rinpoche renasça o mais rápido possível em um lugar onde ele possa ser reconhecido rapidamente e ser de maior benefício para os seres sencientes.” Khandro  Kunga Bhuma.

Prece para o rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche, composta por Sua Santidade o 14°Dalai Lama Tenzin Gyatso.

Advice From His Holiness The Dalai Lama For Lama Zopa Rinpoche’s Swift Return Fpmt

Atualizações postadas pela FPMT (Escritório Internacional)

Conteúdo

Estupa da Completa Vitória de Lama Zopa Rinpoche

Lama Zopa Rinpoche Stupa Of Complete Victory Fpmt

Estupa da Vitória Completa de Lama Zopa Rinpoche no Monastério de Kopan

Uma magnífica Estupa da Vitória Completa com 12,8 metros de altura será construída para Lama Zopa Rinpoche no Monastério de Kopan. A intenção é criar um grande monumento de 55 metros quadrados de área construída no nível térreo e 218 metros quadrados no subsolo. O projeto está atualmente em fase de planejamento.
lzr-victory-stupa2.jpg.jpeg

Esboço da Estupa da Vitória Completa de Lama Zopa Rinpoche

A estupa será construída a nordeste do Jardim de Estupas de Kopan, onde estão as estupas de Geshe Lama Konchog e Khensur Rinpoche Lama Lhundup. Ela estará voltada exatamente para o ponto central entre as estupas de Swayambhunath e Boudhanath. Com o objetivo de preservar a vastidão dos belos jardins de Kopan, a estupa de Lama Zopa Rinpoche será construída desde o subsolo, ampliando a área total e oferecendo dois quartos de retiro sob a estrutura. O arquiteto responsável projetou o caminho de circumambulação para contornar as três estupas e integrar toda a área em um local para purificação e criação de mérito.

Imagem do posicionamento da Estupa da Vitória Completa de Lama Zopa Rinpoche nos jardins de Kopan

Atualmente, estão sendo avaliados os custos de todos os objetos sagrados a serem colocados dentro do monumento. Uma lista não exaustiva deles inclui o Tengyur e o Kangyur, a árvore da vida no centro da estupa, seis quilos de “nano film” inscritos com vastas quantidades de mantras e vários outros itens sagrados.

Sua Eminência Zong Rinpoche visitou o Monastério de Kopan no 49º dia em que Lama Zopa Rinpoche demonstrou o aspecto de passagem para oferecer orações pelo rápido retorno de Rinpoche. Na ocasião, ele gentilmente orientou sobre o tipo de estupa a ser construída. Zong Rinpoche aconselhou que fosse uma Estupa da Vitória Completa, que representa a vitória de Buda sobre o mara da morte.

O custo previsto apenas para a construção da estupa é de US$ 459.252. Esta estimativa foi feita por uma empresa de arquitetura nepalesa e inclui o plano arquitetônico. As principais despesas, que somam US$ 272.699, referem-se às obras necessárias para preparar o terreno, construir o corpo principal da estupa e realizar o paisagismo. O restante do valor considera despesas com pintura decorativa, trabalhos de ornamentação, construção e instalação de 32 pequenas estupas ao redor do perímetro e andaimes.

A obra será iniciada em um dia auspicioso e manteremos todos atualizados sobre o progresso da Estupa da Vitória Completa de Lama Zopa Rinpoche. Informaremos sobre o andamento do projeto, necessidades e marcos alcançados. Que esta estupa crie rapidamente a causa para o rápido retorno de nosso precioso Kyabje Lama Zopa Rinpoche e para que todos os seus desejos se concretizem exatamente como ele planejou.

lzr-victory-stupa3-1536x863.jpg.jpeg

Obituário de Lama Zopa

A person in a robe standing in front of a colorful building

Description automatically generated
Obituary Of Lama Zopa Rinpoche Fpmt

Às 21:30 do dia 13 de Abril, no Monastério de Kopan no Nepal, o mais precioso guru e diretor espiritual da FPMT, Lama Thubten Zopa Rinpoche, entrou em sua última meditação.

Apesar da grande dificuldade em transmitir a vida extraordinária de Rinpoche, nós compartilhamos a seguinte homenagem fúnebre escrita pela Ven. Robina Courtin para que possamos regozijar de nossos corações nas inúmeras realizações, ensinamentos, bênçãos e atividades de Rinpoche e sermos inspirados a seguir os seus passos.

“Este é o modo de vida do bodhisattva, Este é o modo de vida do bodhisattva”

Lama Zopa Rinpoche encontra-se com pessoas e oferece bênçãos no Butão, 2016. Foto do Ven. Roger Kunsang.
          Lama Zopa Rinpoche encontra-se com locais e oferece bênçãos no Butão, 2016. Crédito: Ven. Roger Kunsang.

Em 1986, quando o Venerável Roger Kunsang assumiu a posição de atendente de Lama Zopa Rinpoche, ele não fazia ideia do que o trabalho implicava. Ele decidiu simplesmente seguir o exemplo de Rinpoche e fazer tudo o que precisava ser feito. Mas Rinpoche nunca expressava qualquer necessidade. Ele não pedia nada. Se você não colocasse uma xícara de chá na sua frente, ele não tomava chá. 

Sempre havia uma porta aberta. As pessoas entravam enquanto Rinpoche almoçava e ele imediatamente se envolvia com elas. Mesmo se alguém entrasse pela janela às três da manhã, Rinpoche, sem demonstrar surpresa, era bastante receptivo. Os desejos de todos se tornaram a sua prioridade. 

Ele dava tudo o que tinha: estátuas, thangkas, malas, seu manto, dinheiro. Você podia estar certo de que o presente que ofereceu a Rinpoche durante a sua audiência acabaria nas mãos da próxima pessoa.

Nunca se falava sobre quanto tempo duraria uma audiência. Rinpoche nunca demonstrava o menor sinal de impaciência ou perturbação. Ele nunca manifestou o desejo de uma estrutura, de uma agenda com hora para descanso, hora para reuniões, hora para comer, hora para isto e aquilo.

Rinpoche nunca ia para a cama. A inconsciência do sono era uma perda de tempo insuportável. Ele nunca tirava as suas vestes de monge, nunca se deitava, nem mesmo esticava as pernas – ele estava sempre sentado em posição de meditação. 

Não havia pausa para Rinpoche, e qualquer sugestão de descanso não fazia nenhum sentido para ele.  

A person sitting on a bed

Description automatically generated
Rinpoche nunca retirava suas vestes de monge, nunca se deitava, nem mesmo esticava as pernas – ele estava sempre sentado em posição de meditação. Indiana, EUA, 1974. Crédito: Barry Kaplan.

Quando Rinpoche passou a viajar o mundo para visitar os centros de Dharma que assumira após a morte de Lama Thubten Yeshe, em 1984, era sempre a mesma coisa dia após dia, ano após ano. Era do aeroporto ao centro, do centro ao aeroporto. Logo que chegavam a um centro, eram 24 horas seguidas – não oito ou dez horas, mas sim dia e noite. Ele dava ensinamentos até tarde, almoçava à meia-noite, e até as primeiras horas da manhã trabalhava em cartas e nas necessidades dos centros. 

A couple of monks standing in front of an airplane

Description automatically generated
Rinpoche e Lama Yeshe começaram a ensinar ao redor do mundo em 1974; aqui, em Bangkok, 1974.
A group of people wearing face masks

Description automatically generated
Alunos do Centro Budista Amitabha despedem-se de Rinpoche no Aeroporto de Changi, Cingapura, setembro de 2022. Crédito: Ven. Lobsang Sherab.

A todo momento havia centenas, e depois milhares de cartas de alunos e de centros que demandavam a atenção de Rinpoche. Nunca houve ansiedade com relação a isso e Rinpoche podia passar dias ou até mesmo semanas em uma única carta: um presidiário recebeu uma resposta de quarenta e cinco páginas datilografadas.   

A group of men sitting at a table

Description automatically generated
Rinpoche recebia milhares de cartas todos os anos de alunos em busca de conselhos. Um presidiário recebeu de Rinpoche uma resposta de quarenta e cinco páginas. Aqui aparece ditando para a Ven. Holly Ansett.

Era essa a maneira de Rinpoche suceder o Lama. Ele, como o Lama, estava 100% voltado ao benefício dos outros, e era dessa maneira que ele agia. 

Depois de alguns anos assim, um dia o Venerável Roger jogou a toalha e desistiu – desistiu de buscar maneiras para fazer com que Rinpoche descansasse. “Eu me lembro claramente de dizer para mim mesmo, saiu da minha boca espontaneamente: ‘Este é o modo de vida de um bodhisattva, este é o modo de vida de um bodhisattva’”. 

A person in red robe holding a red helmet and a red helmet

Description automatically generated
Rinpoche depois de visitar o local da Grande Estupa, próximo a Bendigo, na Austrália, não muito antes de sofrer um derrame. 15 de abril, 2011. Crédito Ven. Roger Kunsang.
Obituary Of Lama Zopa Rinpoche Fpmt Foto 2

Ainda mais compaixão

Rinpoche forçava o seu corpo além de todos os limites razoáveis, até que, em 2000, em Cingapura, finalmente veio a cobrança. Os médicos o diagnosticaram com diabetes tipo 2 e pressão muito elevada. 

Então, em 2011, enquanto dava uma transmissão de Yamantaka na Austrália, Rinpoche sofreu um derrame e foi hospitalizado. 

Durante os primeiros dias, ele oscilou entre consciência e inconsciência, sem demonstrar o menor interesse em saber o que havia de errado e sem fazer uma pergunta sequer aos médicos. 

Para ele, era como se nada tivesse mudado. Ele estava calmo e relaxado, ajustando-se com tranquilidade à sua nova situação, com o lado direito do corpo paralisado e a fala afetada. 

Ele estava feliz com as suas limitações físicas, vivenciando-as com alegria para o benefício dos outros. Na verdade, parecia ao Venerável Roger que o desejo de Rinpoche em servir e beneficiar estava ainda mais intenso, e a sua compaixão ainda mais extraordinária.

Rinpoche não mostrava nenhum interesse em seguir os tratamentos recomendados. “Nós tentamos muito”, disse o Venerável Roger. “Ele fazia um pouco e abandonava.”

Na foto: Rinpoche nunca perguntou aos médicos o que havia de errado com ele; aqui, alegre no hospital, 29 de abril de 2011. Foto do Ven. Holly Ansett.

A group of people in a hospital room

Description automatically generated
O atendente de Rinpoche, Ven. Roger, mudou seu escritório para o quarto de Rinpoche no hospital, 28 de abril, 2011. Crédito: Ven. Holly Ansett.
Obituary Of Lama Zopa Rinpoche Fpmt Foto 3

Contrariamente, logo depois de descobrir que os lençóis eram lavados e usados por outros pacientes, Rinpoche ocupava-se recitando mantras para abençoá-los. Na piscina de hidroterapia, ele passava o tempo recitando mantras e abençoando a água para os outros pacientes, sem demonstrar interesse em seus exercícios. 

Literalmente cada segundo da sua vida era devotado aos outros, e todas as decisões eram tomadas de acordo com o que seria mais benéfico – inclusive se ele viveria ou morreria. 

O Venerável Roger se recorda de duas ocasiões em que Rinpoche disse que faria uma observação para ver se deveria morrer ou não.

Quando se tratava de Rinpoche, não havia nenhum sinal do “eu” comum; isso simplesmente não existia. 

Na foto: Uma nota alegre de Rinpoche no hospital – seu “hotel 5 ou 10 estrelas”! – escrito com a mão esquerda.

“Aquela é a minha casa!”

Lama Thubten Zopa Rinpoche nasceu no nascer do sol do dia 3 de dezembro de 1945, o último dia do décimo mês do ano do Pássaro de Madeira no calendário lunar tibetano, em Thangme, um vilarejo na região de Khumbu, no Nepal, no topo dos Himalaias. 

Era evidente que ele sabia o que queria desde os dois ou três anos de idade. Um de muitos filhos de uma família Sherpa – ele se chamava Dawa Chötor na época -, logo que a sua mãe, Yangchen, virava as costas para buscar água, cuidar das plantações de batata ou buscar lenha, ele desaparecia, esforçando-se com determinação no caminho longo, íngreme e sinuoso que levava à caverna do Lama de Lawudo, o venerado yogi local chamado Kunsang Yeshe, que havia morrido dois anos antes. 

Eles o encontravam dormindo na montanha, em um lugar de descanso na metade do caminho, contou a sua irmã Ngawang Samten. Quando eles o repreendiam com um “volte para casa!”, ele apontava para a caverna e dizia: “Não, aquela é a minha casa!”.  

Ani Samten disse que ele era, de certa maneira, diferente das outras crianças, ao sentar-se sozinho ou em um lugar elevado quando fazia as suas refeições. Quando brincava, ele sempre era um lama: liderava pujas, dava iniciações e anunciava os nomes dos benfeitores do Lama de Lawudo, dizendo que eles viriam. 

Obituary Of Lama Zopa Rinpoche Fpmt Foto 4

Quando tinha três anos, Rinpoche ficou extremamente feliz quando o atendente do Lama de Lawudo, Ngawang Chöpel, fez uma visita. Ele chorou muito quando o atendente estava de partida, dizendo que precisava ir com ele. Ainda que Rinpoche tenha sido logo reconhecido como a reencarnação inequívoca por muitos lamas, incluindo o adorado lama local, Trulshik Rinpoche, a família do Lama Kunsang Yeshe, que era um yogi laico, aceitou somente anos depois. 

Quando tinha cinco anos, ele foi enviado além das montanhas para Rolwaling, a oeste de Khumbu, para ser educado por um dos seus tios.

Foi ali, em 1952, que ele viu pela primeira vez pessoas com “olhos brancos e cabelos amarelos”, como os Sherpas descreviam os ocidentais, um grupo que acampava do outro lado do rio. Ansioso para conhecê-los, ele cruzou o rio por uma ponte improvisada, mas, antes que conseguisse chegar à outra margem, caiu na água com o seu presente de batatas cozidas.  

Rinpoche contou mais tarde que, enquanto tentava manter a cabeça acima da superfície da água, ocorreu-lhe que a pessoa conhecida como o Lama de Lawudo estava prestes a morrer, mas, a despeito de ele não saber nada sobre vacuidade, “não havia medo”. 

Rinpoche conheceu seus primeiros ocidentais em Rolwaling, Nepal, em 1952. Foto de Tom Weir.

Uma nova direção

Editar Pagina Precioso Kyabje Thubten Lama Zopa Rinpoche ‹ Shiwa Lha Centro De Estudos Do Budismo Tibetano — WordPress

Em 1957, alguns tios – o pai de Rinpoche havia morrido quando ele ainda era um bebê – foram em peregrinação para Lhasa, levando-o junto. Eles visitaram diversos lugares sagrados, como Tashi Lhunpo. Antes de seguirem para Lhasa, deixaram Rinpoche com um tio em Phagri, uma cidadezinha comercial localizada entre Sikkim e o Butão. 

Um encontro ocorrido ali com um monge chamado Lozang Gyatso – “Você gostaria de ser meu aluno?”, ele perguntou a Rinpoche. “Sim!”, respondeu com entusiasmo – amadureceu a conexão de Rinpoche com a tradição Gelug. Ele se mudou com o monge para um monastério administrado por ele próximo dali que fazia parte do Monastério Dungkar de Dromo Geshe Rinpoche, no vale de Dromo, distante um dia de caminhada ao sul de Phagri.    

Quando, seis meses depois, a família de Rinpoche retornou de Lhasa para buscá-lo, ansiosos para retornarem ao Nepal e o entronizarem como o Lama de Lawudo, ele afirmou resolutamente que não queria ir: ele estava feliz em sua nova vida como um monge Gelug.  

Indiferente às bajulações e ameaças, Rinpoche se manteve firme. Com o apoio do magistrado local, que disse que ele tinha idade suficiente para decidir, 12 anos, Rinpoche permaneceu para continuar os seus estudos. Como de costume, ele sabia o que queria.

Naquele ano, Rinpoche tomou os votos de monge novato do Geshe Thubten Jinpa, abade de Dungkar, e recebeu o nome de Thubten Zopa. Ele continuou os seus estudos e, impressionado com os monges Gelug, decidiu que, quando crescesse, construiria muitas gompas e monastérios.

Na foto:   Rinpoche em Pagri, Tibet, 1957, quando ele teve o primeiro contato com os monges Gelug.

A group of people standing together

Description automatically generated
Foto à esquerda: Rinpoche, na frente à esquerda, com a Ven. Freda Bedi, atrás no centro, e outros tulkus no Young Lamas Home School, onde ele viveu em Delhi e Dalhousie, 1962 e 1963. Foto cortesia: Shambhala Archives. Foto à direita: Rinpoche em Darjeeling.

A fuga para a Índia

Os planos para enviá-lo ao colégio Je do Monastério de Sera, em Lhasa, foram frustrados devido à sublevação contra os comunistas chineses. Então, acompanhado pelo Venerável Lozang Gyatso, Rinpoche fugiu para a Índia via Butão, uma viagem curta, chegando no outono de 1959. 

Rinpoche foi enviado a um velho forte não longe dali, em Buxaduar, que fora usado como uma prisão no tempo dos britânicos; o local foi oferecido pelo governo indiano para abrigar os milhares de monges tibetanos que cruzavam em grande número a fronteira.

Contudo, se não fosse a afortunada decisão de um superintendente de polícia encarregado dos refugiados tibetanos na fronteira, a vida de Rinpoche poderia ter sido bastante diferente. Na verdade, ele teria ido com os outros monges de Phagri para um dos monastérios ligados a Dromo localizado em Ghoom, próximo a Darjeeling, mas, por alguma razão, o policial disse que Rinpoche deveria ir para Buxa.     

Mais tarde, Rinpoche brincou que, se ele tivesse ido para Darjeeling, talvez tivesse devolvido os votos de ordenação, casado e tido muitos filhos e netos!

Editar Página “precioso Kyabje Thubten Lama Zopa Rinpoche” ‹ Shiwa Lha Centro De Estudos Do Budismo Tibetano — WordPress (1)

Em 1961, ele chegou de fato a passar alguns meses em um dos monastérios em Ghoom, chamado Samten Choling, para recuperar-se de tuberculose. Por coincidência, Kyabje Ling Rinpoche, o tutor sênior de Sua Santidade o Dalai Lama, também estava lá, igualmente por razões médicas. Eles comiam juntos, Rinpoche recebia ensinamentos e depois “eles caminhavam e brincavam”, como descreve o atual Ling Rinpoche.  

Eles se encontraram novamente dez anos depois, em Bodhgaya, quando Rinpoche recebeu sua ordenação completa de Kyabje Ling Rinpoche. 

Além de alguns períodos em uma escola para jovens lamas reencarnados administrada pela inglesa Freda Bedi, primeiro em Déli e depois em Dalhousie, e do período em Ghoom, Rinpoche permaneceu a maior parte dos sete anos seguintes em Buxa. 

Foi em Buxa, em 1963, em razão da conexão de Rinpoche com um erudito do Monastério de Sera, Geshe Rabten, com quem estava vivendo e estudando – ele havia sido aceito em Sera Je pouco depois de sua chegada – que Rinpoche começou a receber ensinamentos do condiscípulo Lama Yeshe, então dez anos mais velho. Rinpoche tinha 18 anos.

Foto à esquerda: Rinpoche, na frente à esquerda, com a Ven. Freda Bedi, atrás no centro, e outros tulkus no Young Lamas Home School, onde ele viveu em Delhi e Dalhousie, 1962 e 1963. Foto cortesia: Shambhala Archives. Foto à direita: Rinpoche em Darjeeling.

A group of monks in robes

Description automatically generated
Rinpoche recebeu ensinamentos de Lama Yeshe pela primeira vez no exílio em Buxaduar, em 1963, e permaneceu com ele como seu discípulo de coração até a morte de Lama vinte anos depois; aqui, estão nas montanhas próximas à Lawudo, 1970. Crédito: Terry Clifford.

O encontro com Lama Yeshe

Eles já se conheciam desde o início em Buxa, tendo ambos frequentado os ensinamentos do Geshe Rabten – Rinpoche lembra ter-se emocionado com a devoção do Lama. Mas, agora, Geshe Rabten estava de partida para Dharamsala e Lama Yeshe foi um dos monges que Geshe-la sugeriu a Rinpoche para estudar. 

De acordo com o próprio Rinpoche, o primeiro ensinamento não foi auspicioso. 

Por alguma razão, ele estava hesitante em subir o monte até a casa do Lama – em parte, diz ele, porque não tinha um oferecimento: “Quando você faz o primeiro contato com o guru, é importante fazer os oferecimentos corretamente.” Ao chegar lá, Rinpoche não entendeu uma palavra sequer dos ensinamentos do Lama e pensou: “Queria que ele falasse mais devagar!” Mas ele voltou no dia seguinte, e no próximo, até se mudar. 

Rinpoche ficou com Lama Yeshe como seu discípulo de coração ao longo dos vinte anos seguintes da vida do Lama.   

O Monastério de Kopan: uma instalação dupla

Os lamas conheceram a primeira dos seus alunos estrangeiros, Zina Rachevsky, durante a segunda estadia por razões médicas em Darjeeling, em 1967. Eles acabaram mudando-se com ela para Boudhanath, no vale de Katmandu, no Nepal, e, pouco tempo depois, estabeleceram o Monastério de Kopan em uma colina ao norte da estupa sagrada.  

A group of men in robes

Description automatically generated
Esquerda: Rinpoche na casa de Zina Rachevsky, a primeira aluna estrangeira dos Lamas, Darjeeling, 1967. Foto cortesia: LYWA. Direita: com Lama e Zina. Crédito: Nikolaus Dutschke.

Em 1969, a família do Lama de Lawudo anterior finalmente ofereceu as terras e as posses do lama a Rinpoche, incluindo a caverna onde ele passara os últimos anos de sua vida em meditação. 

A person sitting at a table

Description automatically generated
Rinpoche reaveu a caverna do Lama de Lawudo em 1969; aqui aparece oferecendo torma, 1970. Crédito: Robbie Solick.
A group of children posing for a photo

Description automatically generated
Monges do Centro do Monte Evereste em Lawudo, 1973, com Lama Lhundrup Rigsel, ao fundo. Crédito: Nick Ribush.

E foi ali que os discípulos anteriores do lama pediram a Rinpoche que construísse um lugar para os meninos locais estudarem. Os lamas o chamaram de “Mt. Everest Center” (Centro do Monte Evereste) que foi inaugurado em 1972 com cerca de trinta monges residentes, incluindo as reencarnações de quatro lamas locais. 

Eles desciam para Kopan durante o inverno e, eventualmente, permaneceram. Eles ficavam sob os cuidados do Lama Lhundrup Rigsel, um aluno do Lama Yeshe de Sera que estivera com ele em Buxa. Lama Lhundrup continuou a cuidar dos monges de Kopan até a sua morte, em 2011. 

A group of people sitting in robes

Description automatically generated
Lama Lhundrup, à esquerda, cuidou dos monges de Kopan de 1973 até a sua morte, em 2011. À direita, Rinpoche com Gelek Gyatso Rinpoche, um dos quatro tulkus do primeiro grupo de monges do Centro do Monte Evereste, juntamente com outros monges, em Kopan, 1974. Crédito: Ursula Bernis.

Em 1971, foi realizado em Kopan o primeiro curso intensivo de lam-rim para estrangeiros com duração de um mês. Eventualmente, tornou-se um evento anual conhecido como Curso de Novembro. 

Os lamas tiveram o pressentimento de estudar inglês em Buxa – descobrindo, no processo, que memorizar os dicionários de inglês, seguindo a pedagogia tradicional tibetana, não ajudava! – e, assim, foram capazes de conquistar facilmente os corações dos novos discípulos, famintos por uma nova maneira de verem a si mesmos e o mundo. 

A group of monks working in a garden

Description automatically generated
Lama Yeshe com alunos do Centro do Monte Evereste no jardim, Monastério de Kopan, 1979.

Assim, Kopan desenvolveu-se como uma instalação dupla: um monastério budista tibetano clássico, que utilizava o currículo do próprio monastério dos lamas, Sera Je, do qual viria a ser reconhecido como uma filial; e, com o tempo, um lugar onde estrangeiros poderiam estudar e fazer retiros durante todo o ano. Uma combinação improvável, mas que funcionou maravilhosamente bem.    

Ambos, Lama e Rinpoche, eram cativantes e carismáticos, atraindo estudantes em todos os lugares. Cada um à sua maneira, eles comprovavam a eficácia do caminho de sabedoria e compaixão que ensinavam. 

A couple of men wearing robes

Description automatically generated
Rinpoche, Lama e seus amigos nas escadas do Monastério de Kopan, Nepal, 1970. Foto cortesia: LYWA.

Eles introduziram seus alunos ao ponto de vista – único do budismo e uma revelação para o ocidente – de que eles não são imutáveis, que suas mentes podem ser radicalmente remodeladas, que as delusões não são inatas e que os sofrimentos causados por elas não são eternos. 

“Você pode moldar a sua mente na forma que quiser”, Rinpoche dizia-lhes.  

A group of people posing for a photo

Description automatically generated
Rinpoche e Lama, à frente, com participantes do primeiro curso de meditação no lam-rim em Kopan, abril de 1971. Foto cortesia: Fred von Allmen.

O discípulo perfeito

A couple of men wearing robes

Description automatically generated
 Rinpoche e Lama em Solu Khumbu, 1972. Foto cortesia: LYWA.

Rinpoche deve ter sido o presente mais precioso para esses novos alunos, que não sabiam nada sobre como se relacionar com um lama, um mentor espiritual. Rinpoche manifestou o aspecto do discípulo perfeito: imaculadamente comportado, gentil, refinado, elegante até.  

Essa devoção impecável falava tanto sobre o objeto da devoção de Rinpoche como sobre ele próprio – de que outra maneira aqueles devotos sem treinamento saberiam que aquele monge descontraído, generoso, quase como um menino, o Lama Yeshe, era na verdade um yogi e erudito realizado? Rinpoche parecia encaixar-se na visão deles do que era um santo, não o Lama. Rinpoche mostrou-lhes exatamente como deveriam ser. 

Rinpoche disse depois que Lama Yeshe, “cujo nome sagrado é difícil de dizer, foi mais gentil do que os budas dos três tempos e me nutriu, material e espiritualmente, com muito mais bondade do que os meus pais desta vida.”

Um pândita

Lama era a figura principal, que supervisionava o desenvolvimento de Kopan. Mas o poder de Rinpoche se manifestava quando ele ensinava. Ficava claro que ele não era apenas um yogi, mas também um pândita: além de meditação, o seu único interesse desde a infância (excluindo o aprendizado do inglês) havia sido o estudo do vasto corpo da literatura budista.

Durante os Cursos de Novembro, Rinpoche dava longos e entusiasmados discursos. Ele era incrivelmente generoso e incansável, falando sobre os detalhes mais intricados do caminho à iluminação.  

Era como se você estivesse ouvindo os ensinamentos da boca do próprio Je Tsongkhapa, intactos e inalterados desde que ele os apresentou na idade média.

Os ensinamentos sobre sabedoria de Rinpoche eram incisivos, detalhados e claramente baseados em experiências. Se você fosse corajoso o bastante para debatê-lo, ali estaria você, desarmado pelo seu sorriso, respondendo com confiança aos gentis questionamentos dele – quando, de repente, Rinpoche faria uma armadilha e deixaria você sem argumentos. 

A person in a robe with a microphone

Description automatically generated
Os ensinamentos de Rinpoche eram longos e detalhados, mas também muito alegres. Esquerda: No Curso de Novembro de 2014, em Kopan. Crédito: Ven. Thubten Kunsang. Direita: Na Califórnia, 1975. Crédito: Carol Royce-Wilder.

Os ensinamentos dele sobre o sofrimento dos seres eram mais do que emocionantes. Ele exortava os seus alunos a desenvolver compaixão “insuportável” e o desejo ardente de libertá-los todos “você mesmo, sozinho”, para todo o sempre.

O fogo e o enxofre dos fundamentalistas religiosos não eram nada se comparados às descrições elaboradas e horripilantes de Rinpoche dos reinos do inferno nos quais você poderia cair, ou das terríveis consequências do carma negativo e dos votos quebrados. Porém, isso era compensado por suas brincadeiras, pela sua alegria e pelo afeto amável por todos.      

Lama também lecionava durante esses cursos e seus ensinamentos eram totalmente diferentes: modernos, psicológicos e incrivelmente encorajadores, especialmente as suas descrições do nosso potencial extraordinário – a palavra “inferno” nunca passava pelos seus lábios! A sua compreensão da mentalidade moderna e a sua habilidade comunicativa eram fantásticas. Você seria envolvido pelo Lama: a iluminação parecia tão fácil! 

Um yogi

Devido ao intenso amor protetor do Lama, Rinpoche podia mergulhar em seus estudos e meditação dia e noite, fazendo retiros frequentes. Depois de um desses retiros, Lama disse a um aluno próximo: “acho que agora temos um verdadeiro buda bebê!” 

Rinpoche já havia abandonado o desejo de dormir à noite anos antes, e então meditava ao longo dela. Ele se tornara extremamente magro em Buxa devido às crises de tuberculose, e permaneceria assim ao longo de anos, assemelhando-se ao asceta que de fato era.

A group of men sitting on rocks

Description automatically generated
Rinpoche and Lama at Lawudo, 1969. Photo by Georges Luneau:.
A monk in a red robe holding a cup of coffee

Description automatically generated
Rinpoche dedicava-se à prática de oferecimentos, Bodhgaya, 1990. Crédito: Andy Melnic.

Rinpoche já era reconhecido aqui por sua dedicação à prática da generosidade: tanto aos seres sagrados como aos comuns. 

Ele passava um tempo enorme abençoando as refeições e oferecendo-as aos budas, mas nunca as comia – como toda boa mãe, Lama Yeshe tinha que convencê-lo.

Em uma viagem curta de avião, depois que Rinpoche passara todo o tempo abençoando e oferecendo a sua refeição, logo antes que levassem a bandeja, o Venerável Roger perguntou-lhe se ele gostaria de almoçar. Está tudo bem, disse Rinpoche. “O propósito principal já foi alcançado.”

A person sitting in a chair in an airplane

Description automatically generated
Rinpoche no avião aguardando a sua refeição para oferecê-la aos budas, 2018. Crédito: Ven. Roger Kunsang.

Os alunos já sabiam que deveriam perder as esperanças de tomar uma xícara de chá quente, servida durante os intervalos dos ensinamentos, devido às extensas visualizações de oferecimento. Os pais do diretor de um centro disseram que apreciaram imensamente a bênção e o oferecimento de duas horas de uma refeição que eles haviam preparado.  

Durante uma estação de chuvas, no monastério de Chogye Trichen Rinpoche, em Lumbini, o Venerável Roger encontrou Rinpoche absorvido em meditação no meio da noite, com sua camisa sobre a cabeça, oferecendo o seu corpo como um banquete para centenas de mosquitos. 

Um artista

A person writing on a paper with a person wearing a mask

Description automatically generated
Rinpoche aprendeu a escrever novamente com a mão paralisada; aqui, escreve o Sutra Prajnaparamita, em Kopan, janeiro de 2022. Crédito: Ven. Roger Kunsang.

Rinpoche era também um artista; ele aprendeu a pintar thangkas quando menino. Um de seus alunos, o escultor inglês Peter Griffin, disse que Rinpoche adorava envolver-se na produção de estátuas e passava horas explicando como a arte delas deveria ser feita. 

A person painting a statue

Description automatically generated
Rinpoche abrindo os olhos da estátua de Tara sentada sob a árvore bodhi em frente à gompa principal de Kopan, 1976. Crédito: Peter Iseli.

“Era possível notar que Rinpoche estava invocando a deidade, ou vendo-a diretamente,” diz Peter. “Ele não estava apenas falando de arte, ele estava comunicando as qualidades da deidade e como elas deveriam ser exprimidas artisticamente – como uma tênue curvatura do canto da boca ou a forma de uma pálpebra eram capazes de expressar a compaixão do Buda, ou como a mudança sutil na forma da silhueta atrairia mais as pessoas.”  

A drawing of a face

Description automatically generated

Rinpoche era um calígrafo: seu maior prazer era escrever o Sutra Prajnaparamita em ouro. 

Ele era até mesmo cartunista. Seus desenhos absurdos, ingênuos e cômicos com legendas encantadoras do Dharma rodaram o mundo: em livros, cartões, cartas ou cartazes nos centros. 

A painting of an elephant and animals

Description automatically generated
Uma das muitas versões de Rinpoche dos Quatro Amigos Harmoniosos.

Rinpoche era um especialista em melodias para preces e nos instrumentos musicais usados em pujas, frequentemente levando anos para checá-las com seus lamas ou outros guardiões da linhagem. As melodias pareciam vir diretamente das dakinis e o som que emanava dos címbalos de Rinpoche era transcendente. Cada nota era tão clara, tão precisa.

A person in a yellow robe holding a cymbal

Description automatically generated
Rinpoche oferecendo música aos seres santos. Crédito: Bill Kane.

Na verdade, em tudo que ele fazia, Rinpoche era exato, impecável: seus ensinamentos, suas prosternações, seus oferecimentos de mandala, sua própria maneira. Até mesmo os seus momos eram perfeitos! 

A person cooking soup in a pot

Description automatically generated
Até mesmo os momos de Rinpoche eram perfeitos; aqui ele oferece sopa de momos. Melbourne, Austrália, 1980. Foto cortesia: Uldis Balodis e LYWA.

O Monastério de Kopan: a fonte da FPMT

Kopan era a fonte do que Lama chamou de Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT), que, à época de sua morte, havia crescido para incluir dezenas de milhares de alunos e cerca de quarenta organizações em treze países, entre centros de Dharma, lugares para retiro, projetos de serviço social, editoras, mosteiros – havia cerca de cem monges e monjas estrangeiros -, assim como um monastério para monjas himalaias, Kachoe Ghakyil, que segue o mesmo programa educacional de Kopan e está situado logo abaixo da colina, e a Gompa de Lawudo, ao longo dos anos sob o cuidado da mãe, irmã e irmão de Rinpoche.  

A group of people sitting in front of a house

Description automatically generated
Desde os primeiros cursos em Kopan, os alunos voltaram para os seus países e abriram centros da FPMT; Quarto Curso de Meditação, Monastério de Kopan, primavera de 1973. Foto cortesia: LYWA.
A group of people wearing robes

Description automatically generated

Quando Lama Yeshe morreu, em 1984, havia algumas centenas de ocidentais ordenados como monges e monjas; aqui, um dos primeiros grupos, em Bodhgaya, 1974, com a mãe de Rinpoche na extrema direita. Foto cortesia: LYWA.

A group of men standing in front of a window

Description automatically generated
Rinpoche com sua mãe, irmão e irmã, todos responsáveis por administrar Lawudo ao longo dos anos; aqui, estão na parte externa da caverna, 1990. Foto cortesia: LYWA

Lama e Rinpoche são um só

Two men wearing robes standing in a field

Description automatically generated
Rinpoche e Lama, Instituto Chenrezig, Austrália, 1975. Crédito: Nick Ribush. Restauração: David Zinn.

Era como se os lamas fossem um só: falava-se sempre “Lama e Rinpoche” num mesmo fôlego. Então, foi desolador quando Lama morreu, tão jovem aos 49 anos, em março de 1984. Inicialmente, Rinpoche – “Estou apenas anestesiado. Não posso pensar em nada” – não aceitou assumir a organização como diretor espiritual, mas acabou concordando. 

A person in a red robe and a red robe standing next to a coffin

Description automatically generated
Foi devastador quando Lama faleceu; aqui no Instituto Vajrapani,

Califórnia, março de 1984. Crédito: Jeff Nye.

Em um encontro com Sua Santidade o Dalai Lama no ano seguinte, em Dharamsala, com a participação de Rinpoche e diversos membros da FPMT, Sua Santidade voltou-se a Rinpoche, que estava sentado ao seu lado curvado em devoção, tocou sua cabeça carinhosamente e disse: “Eu estou muito feliz com o meu velho amigo. (..) Até agora, o que você fez, você fez muito bem. Parece [que a sua organização é] uma das organizações budistas estáveis e eficazes, acho, neste planeta. Então, como um budista, como um monge budista, eu valorizo o seu esforço.”

Depois de um ano de luto e tristeza, essas foram palavras que ajudaram a cicatrizar os seus corações partidos.     

A monk in red robes holding a baby

Description automatically generated with medium confidence

Em encontro realizado em 24 de janeiro de 1985, quase um ano após a morte de Lama Yeshe, Sua Santidade o Dalai Lama disse a Rinpoche que “Parece [que a sua organização é] uma das organizações budistas estáveis e eficientes, acho, neste planeta.” Aqui com Sua Santidade em Sidney, Austrália, setembro de 1996. Fotógrafo desconhecido. 

A luz que guia 

A group of people in red robes

Description automatically generated
Rinpoche celebrando o Losar em Taiwan, 11 de fevereiro, 2013. Crédito: Ven. Thubten Kunsang

Pelos próximos quarenta anos, Rinpoche foi a luz que guiava esta organização, a FPMT, que, em 2023, expandiu as suas atividades para trinta e quatro países, todas estabelecidas e administradas pelos alunos dos lamas: mais centros de Dharma, mais centros de retiro, mais monastérios para monges e monjas; atividades editoriais em diversas línguas, projetos para o ensino de educação universal, a enorme estátua de Maitreya na Índia, uma réplica magnífica da Estupa Gyantse na Austrália, serviços para os idosos, projetos sociais que incluem o auxílio a prisioneiros, projetos para a liberação de animais: no total, mais de 135 atividades com o único propósito, conforme Rinpoche, de aliviar o sofrimento dos seres e conduzi-los à felicidade, e finalmente à felicidade definitiva da iluminação. 

A white building with a tower and people walking down a path

Description automatically generated
A group of people wearing red robes

Description automatically generated
As monjas de Khachoe Ghakyil em debate. Crédito: Thubten Choying.

Muitos outros projetos partiram do próprio Rinpoche, administrados pelo seu escritório, operando sobretudo para o financiamento de caridade. No ano passado, cerca de US$ 4 milhões foram oferecidos aos beneficiários. 

A group of children in uniform holding boxes

Description automatically generated

Por exemplo, no último ano, o “Supporting Ordained Sangha Fund” (Fundo para Apoio da Sangha Ordenada) ofereceu mais de um quarto dos US$ 4 milhões para diversos projetos em cerca de quinze monastérios de monges e monjas na Índia, Nepal e Mongólia, bem como para a sangha estrangeira. 

Em 1991, Rinpoche estabeleceu um fundo alimentar em seu próprio monastério e de Lama, no sul da Índia. O “Sera Je Food Fund” (Fundo Alimentar de Sera Je) começou pequeno e cresceu para fornecer diariamente, em uma nova cozinha, refeições vegetarianas para cerca de 3.000 monges, ao custo anual de US$ 280.000. Em 2018, o fundo totalmente garantido de US$ 5.3 milhões foi oferecido a Sera Je, cujos juros cobrirão o custo das refeições indefinidamente.  

O “Lama Tsongkhapa Teachers Fund” (Fundo Lama Tsongkhapa para Professores), iniciado a pedido de Sua Santidade o Dalai Lama, em 1997, oferece um pequeno auxílio mensal para 150 professores sêniores Gelug e abades aposentados, bem como a cobertura dos custos de viagem e alimentação para que centenas de monges possam participar de eventos tradicionais.  

Rinpoche também estabeleceu projetos para a construção de estátuas e estupas, para a pintura de thangkas, para a tradução e publicação de textos, para escrever o Sutra Prajnaparamita em ouro; fundos para a recitação de sutras, preces e práticas, para o oferecimento de ouro e brocados aos objetos sagrados em monastérios no Nepal e na Índia; projetos para a construção de clínicas de saúde, proteção do meio ambiente, apoio a tibetanos idosos, crianças e animais.  

A person wearing a robe petting a goat

Description automatically generated
Cabra sortuda salva do açougue é abençoada por Rinpoche. Agora, ela vive no Santuário de Liberação Animal, Katmandu. Crédito: Ven. Lobsang Sherab.

Tudo existe na ponta de um desejo

Nada parava Rinpoche. Tudo era possível. Como ele dizia frequentemente aos seus alunos: “Tudo existe na ponta de um desejo” – e ele era destemido em seus desejos. Nunca havia a preocupação sobre de onde o dinheiro viria. Uma abadessa em Taiwan, depois de ter tido uma audiência com Rinpoche pela manhã, disse ao Venerável Roger que ela havia tido um sonho na noite anterior. A bodhisattva da compaixão, Kwan Yin, aparecera-lhe e dissera que alguém muito especial viria e que ela deveria “dar a ele o que ele quisesse.” O que Rinpoche queria? O capital inicial para o Fundo Alimentar de Sera Je, estabelecido pouco depois. 

A large group of people in red robes

Description automatically generated

O Fundo Alimentar de Sera Je oferece diariamente refeições vegetarianas para mais de 3 mil monges do monastério.

Mas isso é só a ponta do iceberg. Rinpoche respondeu a um aluno que estava impressionado com seus muitos projetos: “E eu só estou falando para você de cinco porcento deles!”

O Venerável Roger recorda bem de uma tarde, em 2007, em Kachoe Dechen Ling, em Aptos, na Califórnia. Durante uma pausa em seu retiro, Rinpoche desceu as escadas com uma pilha de post-its azuis cobertos frente e verso com sua caligrafia inconfundível contendo suas ideias e mesmo visões.

Rinpoche sentou-se e descreveu-as. Elas vertiam dele, as inúmeras coisas que ele queria fazer para o benefício dos seres: 100.000 estupas ao redor do mundo, 100.000 rodas de oração ao redor do mundo, 1.000 estátuas de Maitreya ao redor do mundo – não só uma! Projetos para sustentar monastérios de monges e freiras, programas educacionais; não acabava. 

A group of elderly people standing together

Description automatically generated
Uma das Vastas Visões de Rinpoche é cuidar dos idosos. Residentes do “Dhondenling Old Age Home” (Casa para Idosos Dhondenling), Kollegal, Índia, 14 de junho, 2016.

Ficou claro para o Venerável Roger que “algo muito fora do comum estava acontecendo”. Era como se Rinpoche visse todas essas coisas nitidamente. Elas agora fazem parte da Visão Vasta de Rinpoche para a FPMT. E muitas dessas visões já estão se manifestando em projetos concretos.   

Não há prazo, disse Rinpoche. “Isso levará muitas vidas.”

O guru é o buda

Ao longo dos anos, Rinpoche sempre encontrava tempo para fazer retiros e para receber empoderamentos e transmissões orais de linhagens de práticas e ensinamentos. Se os seus próprios lamas não detinham uma linhagem particular, Rinpoche buscava a pessoa qualificada, mesmo que fosse uma pessoa comum em um lugar qualquer, e checava as suas credenciais antes de se comprometer com ela. 

A group of people in red robes

Description automatically generated

Esquerda: o primeiro guru raiz de Rinpoche, Kyabje Trijang Rinpoche, Dharamsala, Índia, 1971. Crédito: Fred von Allmen. Direita: Rinpoche com outro de seus lamas, Sua Santidade o 41º Sakya Trizin Rinpoche no Escritório Internacional da FPMT, 15 de agosto, 2018. Crédito: Ven. Roger Kunsang.

Rinpoche era devoto de cerca de quarenta amigos espirituais, incluindo Khandro Tseringma Rinpoche (que, por sua vez, era sua discípula): no Curso de Novembro de 2019, Rinpoche disse aos alunos com entusiasmo que ela é a sua “única Senhora Guru”.

Quando Rinpoche se comprometia com alguém como o seu guru, sua devoção era absoluta. Sua Santidade o Dalai Lama, outro guru raiz, Trijang Rinpoche, Lama Yeshe, todos os seus lamas eram manifestações do mesmo dharmakaya, da mente onisciente: “A sabedoria transcendental de todos os budas, o gosto único na grande alegria, dharmakaya: isso é o guru, o gentil, gentil guru.” 

Com essa visão pura, Rinpoche não precisava se esforçar para ver toda ação, toda palavra, toda reprimenda, toda doença, toda respiração do guru como um ensinamento unicamente para benefício do discípulo; o guru manifesta o aspecto do que for necessário para a mente do discípulo.

Com base em instruções de Lama Yeshe, Rinpoche fazia, a cada ano, um retiro de Hayagriva Mais Secreto para o benefício da FPMT como um todo. O Venerável Roger lembra-se bem de um desses retiros, na região rural ao redor de Melbourne, na Austrália, no início da década de 1990. O Venerável Roger fazia o seu próprio retiro e, durante as pausas, dava de comer a três cavalos que pastavam ali.  

Como de costume, Rinpoche ficava em silêncio, e o Venerável Roger trazia discretamente as suas refeições. Em torno do décimo dia, no café da manhã, para a sua surpresa, Rinpoche o cumprimentou com um “Bom dia!”

“O retiro acabou, Rinpoche?” Não, disse Rinpoche. “Eu tive um pensamento negativo, então decidi que precisava começar o retiro de novo.” Na verdade, Rinpoche ainda não havia sequer começado a sadhana – ele ainda estava na motivação! 

Como tal integridade absoluta não traria resultados? Durante um retiro em grupo da mesma deidade, na Califórnia, em 1997, Rinpoche contou aos alunos sobre o seu próprio retiro e disse que “foi extremamente eficaz, inacreditavelmente eficaz. Não sei se teve relação com o lugar; não tenho certeza. Mas foi incrível. Foi um lugar onde pensei que eu poderia ter realizações. Esse pensamento nunca vem, mas ali ele surgiu.”

No paraíso em Kopan

As constantes viagens de Rinpoche foram interrompidas pelo coronavírus. Ele ficou em Kopan após o Curso de Novembro de 2019 e permaneceu ali pelos próximos quatro anos – mais tempo do que ele ficara em qualquer lugar nos últimos cinquenta anos. Deve ter sido o paraíso. Que alívio para o frágil corpo de Rinpoche.  

Mas os ensinamentos continuaram, em vídeo. Rinpoche sentava-se em seu amplo sofá, rodeado pela população sempre crescente de animais de pelúcia, todos adornados com mantras e mensagens do Dharma, e ensinava quando e pelo tempo que quisesse. 

A person in a red robe sitting on a couch

Description automatically generated
Rinpoche ensinando de seu quarto em Kopan com seus animais de pelúcia todos adornados com mensagens do Dharma, Nepal, outubro de 2020. Crédito: Ven. Lobsang Sherab.

Rinpoche, claro, também estava rodeado por inúmeras estátuas, thangkas de seres sagrados e fotos de seus gurus, com cada centímetro de espaço horizontal disponível coberto por tigelas de oferecimento de água. Onde quer que Rinpoche vivesse, o oferecimento de tigelas de água era um trabalho diário de três horas.   

Para aliviar o sofrimento das pessoas no Nepal e no restante do mundo, Rinpoche fez, no auge da pandemia, uma série de Nolsang, purificação Dojre Namjong e extenso oferecimento de banho, e oferecimento de chá com os monges sêniores de Kopan no alto da colina de Kopan. Ele também fazia oferecimentos regulares de sur e outras orações e pujas extensas todas as noites. Ou se encontrava, de tempos em tempos, com lamas locais para fazer pujas e orações em benefício do mundo. 

A person sitting at a table

Description automatically generated
Rinpoche fazendo a puja de oferecimento de incenso na colina de Kopan, 11 de maio, 2021.  Crédito: Ven. Lobsang Sherab.

À medida que as restrições da pandemia relaxavam, Rinpoche descia frequentemente à estupa de Boudha e dava ensinamentos espontâneos para o grupo de alunos antes de fazer seis circunvoluções: para os seres em sofrimento em cada um dos seis reinos. 

A group of people standing around candles with Boudhanath in the background

Description automatically generated
Rinpoche lidera o oferecimento de luz na estupa de Boudha, dezembro, 2016.
A group of buddhist monks in red robes

Description automatically generated

Durante a pandemia, Rinpoche se reunia frequentemente com lamas locais para oferecer orações e pujas em benefício de todo o mundo; aqui, (Rinpoche no centro) no Jardim de Estupas de Kopan com Yeshe Gyaltsan, Khandro Tseringma Rinpoche, Mingyur Rinpoche, Tsoknyi Rinpoche, Theckchok Gyaltsan, e Khenrinpoche Geshe Chonyi, 19 de julho, 2020. Crédito: Ven. Lobsang Sherab.

Uma visita a Tsum

Em abril deste ano, Rinpoche foi convidado a participar de eventos especiais no Vale de Tsum, situado a nordeste de Katmandu, perto da fronteira com o Tibete. Ali, seu amigo próximo, Geshe Lama Konchog, havia passado anos em meditação em cavernas associadas ao grande Milarepa: “Ele viveu na terra pura de Vajra Yogini,” disse Rinpoche. Geshe-la era próximo de um lama local chamado Drukpa Rinpoche, que supervisionava o Monastério Mu e o monastério de monjas Rachen, e fez muito para apoiá-los quando viveu ali na década de 1970. 

Em 2003, Drukpa Rinpoche pediu a Lama Zopa Rinpoche que se responsabilizasse pelos monastérios. Muitos monges de Kopan e monjas de Kachoe Ghakyil são de Tsum. 

A person in a red robe and yellow hat

Description automatically generated
Rinpoche na chegada ao Vale de Tsum, Nepal, 10 de abril, 2023. Crédito: Ven. Roger Kunsang.

Rinpoche pediu ao Monastério de Kopan para cuidar não apenas da seara espiritual, e não apenas dos monges e monjas: Kopan ofereceu dinheiro para educação, cuidados médicos e forneceu o apoio extremamente necessário após o terremoto de 2015. O atendente do Geshe Lama Konchog, Geshe Zopa, diz que Rinpoche é “o pai de todos os habitantes dali.”  

A group of people in robes

Description automatically generated
Moradores de Tsum recebem Rinpoche com alegria, 10 de abril, 2023. Crédito: Marko Gospodjinacki.
A group of people walking in a field

Description automatically generated
Rinpoche a caminho da gompa Kagyu, Tsum, 11 de abril, 2023. Crédito: Marko Gospodjinacki.

A semana de atividades incluiria a celebração de cem anos sem matar – na verdade, sem nem mesmo ferir – animais e outras criaturas em todos os treze vilarejos da região. “Não havia como deixar Rinpoche de fora de um evento como esse!” diz o Venerável Roger. 

O Monastério de monjas Rachen seria o centro das celebrações: mil pessoas participariam do empoderamento de Hayagriva Mais Secreto; elas ofereceriam uma puja de longa vida a Rinpoche; todos os moradores e autoridades governamentais mostrariam o apreço por Rinpoche – até o primeiro-ministro do Nepal compareceria ao final do evento; e, algo que era importante para Rinpoche, ele daria as bênçãos para que Rachen se tornasse uma instituição não sectária, onde os ensinamentos e práticas abarcariam todas as quatro tradições tibetanas.

Rinpoche chegou a Tsum no dia 10, primeiro abençoando o Monastério Mu e depois chegando a Rachen. Tudo estava indo bem. 

A person sitting in a chair under a colorful umbrella

Description automatically generated
Rinpoche após visita ao monastério Kagyu, Tsum, 11 de abril, 2023. Crédito: Marko Gospodjinacki.

No dia seguinte, Rinpoche visitou um monastério Kagyu próximo dali, e ficou aparente que a respiração dele não estava confortável. “Mas nós não nos preocupamos muito,” disse o Venerável Roger, “porque Rinpoche vem de altitudes maiores do que aquelas.”

No outro dia, como ele não melhorara, encontraram-se cilindros de oxigênio e, eventualmente, um equipamento profissional de oxigenação foi levado de um vilarejo próximo.

Nesse momento, o Venerável Roger preocupou-se. Como fazia em todas as decisões importantes, ele consultou Rinpoche, recordando-o da intensidade dos próximos dois ou três dias de empoderamento e sugerindo que cancelassem o restante da visita. Rinpoche fez diversas observações e aceitou que essa seria a melhor decisão. 

A notícia espalhou-se rapidamente entre os moradores e muitos não perderam tempo em ir até Rinpoche para oferecer-lhe honrarias lindamente emolduradas e suas manifestações de devoção e gratidão. Rinpoche cumprimentou-os na área externa, sem oxigênio, e, por duas horas, com alegria, deu ensinamentos e a transmissão da prática.

A group of monks in red robes

Description automatically generated
A group of people in robes

Description automatically generated
Rinpoche ofereceu presentes aos organizadores da sangha e voluntários em Tsum, 12 de abril, 2023. Crédito: Marko Gospodjinacki.
A group of people around a table

Description automatically generated
Os moradores de Tsum ofereceram certificados de apreço à Rinpoche, 12 de abril, 2023. Crédito: Marko Gospodjinacki.

O helicóptero chegou por volta das sete da manhã e o piloto, compreendendo a urgência para levar Rinpoche a uma altitude mais baixa, prometeu que voaria pela rota mais rápida.   

Rinpoche dissolve a sua mente na vastidão definitiva 

O carro de Kopan estava no aeroporto de Katmandu pronto para Rinpoche. Apesar da altitude mais baixa, a sua respiração ainda era difícil. Depois de ajudá-lo a sentar-se no banco da frente e antes que partissem, o Venerável Roger recomendou Rinpoche que fossem direto para o hospital. Rinpoche usou a sua mala para fazer uma observação. “O modo como Rinpoche fez o mo foi muito mais rápido do que o habitual,” disse o Venerável Roger. A resposta foi decisiva: “Não. Vá direto para Kopan.” 

O Venerável Roger ligou para Kopan e pediu-lhes para que o Dr. Ram, do Hospital Karuna, estivesse lá preparado com equipamentos e oxigênio. Observando Rinpoche do banco de trás, o Venerável Roger e os outros atendentes sentavam-se em silêncio durante o caminho de trinta minutos através do trânsito caótico de Katmandu. Rinpoche, como sempre, estava em meditação.

Finalmente em Kopan, eles dirigiram através do portão principal e pegaram a rua que passa pela Gompa Chenrezig, permitindo-lhes parar junto ao refeitório, bem ao lado do elevador que leva ao apartamento de Rinpoche sobre a gompa principal. O Dr. Ram e seus dois assistentes os aguardavam ansiosamente.  

Logo que o Venerável Roger abriu a porta do carro para ajudá-lo a sair, ele percebeu que Rinpoche parecia não estar mais respirando. O Dr. Ram estava bem ali e ajudou o Venerável Roger a tirar Rinpoche cuidadosamente do carro e colocá-lo em uma maca que os enfermeiros haviam preparado.  

O Dr. Ram e a sua equipe passaram os próximos noventa minutos em um esforço desesperado para reanimar Rinpoche: eles verificavam se as vias respiratórias de Rinpoche não estavam obstruídas, faziam compressões torácicas e respiração boca a boca. “Eles não pararam. Eles tentaram tanto,” disse o Venerável Roger. 

Ele e os outros atendentes de Rinpoche permaneceram em silêncio – “Nós estávamos apenas anestesiados.” À distância, os alunos se reuniam, gradualmente percebendo que era Rinpoche quem estava deitado ali, sem saberem o que pensar – e não ousando pensar o pior. 

Finalmente, o Dr. Ram, exausto, voltou-se para o Venerável Roger e disse: “Fizemos tudo o que podíamos.” Eram 9:30 da manhã. 

Muito bem sentado

Depois que a dolorosa notícia foi dada ao mundo todo naquela manhã, um dos gurus de Rinpoche, Sua Eminência Jhado Rinpoche, escreveu imediatamente uma prece para o seu rápido retorno e disse em uma mensagem: “Em 13 de abril de 2023, Lama Zopa Rinpoche, Refúgio Supremo e Luminar dos Ensinamentos, manifestou inesperadamente o aspecto de dissolver a sua mente na vastidão definitiva. 

Embora seja uma grande perda, devemos nos confortar na certeza de que Rinpoche deve ter um forte motivo para fazê-lo.”

Rinpoche precisava ser conduzido a um lugar em que pudesse continuar a sua meditação. Eles o colocaram cuidadosamente em uma cadeira e o levaram ao elevador, para o seu apartamento e para o quarto principal.

O Venerável Roger e os atendentes sentaram Rinpoche em seu lugar habitual de meditação, com suas bolsas de mantras protetivos colocadas em seu corpo, seu manto monástico cor de açafrão ao redor dele, as pernas cruzadas, as mãos em seu colo – “elas adotaram com bastante facilidade o mudra da meditação” – e segurando a sua mala.

“Então ele estava ali, muito bem sentado,” disse o Venerável Roger.     

A person in a yellow robe

Description automatically generated

Render homenagens nos anos vindouros

Sua Eminência Ling Rinpoche ligou para o Venerável Roger e sugeriu-lhe que seria auspicioso embalsamar o corpo sagrado de Lama Zopa Rinpoche, uma tradição não incomum no Tibete, fazendo uso de métodos tradicionais, sem químicos; Sua Santidade o Dalai Lama concordou. Ling Rinpoche sugeriu isso porque, tendo em vista que Rinpoche tinha tantos alunos e conexões no mundo todo, a preservação do seu corpo permitiria às pessoas render homenagens nos anos vindouros.

Esse processo começaria quando fosse estabelecido que Rinpoche havia terminado a sua meditação.  

A group of buddhist monks in a room

Description automatically generated
As monjas de Kachoe Ghakyil ofereceram auto iniciação de Vajrayogini todos os dias por quarenta e nove dias; aqui, com outros alunos, realizando a prática em frente ao corpo sagrado de Rinpoche, 16 de abril, 2023. 
A group of people in yellow robes

Description automatically generated
Os monges tântricos de Kopan ofereceram auto iniciação de Guhyasamaja todos os dias por quarenta e nove dias; aqui, acompanhados pelos monges do Colégio Tântrico de Gyumed em frente ao corpo sagrado de Rinpoche, 17 de abril, 2023.
A group of people in a room

Description automatically generated
Alunos de todo o mundo se reuniam quatro vezes ao dia na Gompa Chenrezig em Kopan para fazerem orações e oferecimentos para o rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche. Crédito: Ven. Lobsang Sherab.

Rinpoche emerge de sua meditação de clara-luz

Durante a meditação de Rinpoche, o Venerável Roger disse que podia sentir “uma fragrância no ar”; outros atendentes também a sentiram. 

Tarde da noite do segundo dia, 14 de abril, durante a recitação da auto iniciação de Guhyasamaja feita por monges tântricos no quarto vizinho ao de Rinponche – onde as orações aconteciam 24 horas por dia –, um dos seus atendentes, o Venerável Tendar, que conhecia a prática, decidiu ver Rinpoche assim que ouviu a parte ao final da sadhana em que as quatro deusas pedem ao yogi, “com música doce e melodiosa”, para emergir de sua meditação de clara-luz. Naquele momento, ele percebeu a bodhicitta vermelha saindo do nariz de Rinpoche, um sinal de que a mente havia deixado o corpo e que Rinpoche havia terminado a sua meditação de clara-luz. Eram 22h. 

Imensamente triste e inexprimivelmente abatido pelo luto

A notícia trouxe consigo uma torrente de dor, não apenas dos alunos de Rinpoche, mas de seus próprios lamas, pares e milhares de pessoas que haviam se beneficiado de sua generosidade em todo o mundo. 

A group of men wearing robes

Description automatically generated

pesar desta ser uma grande perda, devemos nos reconfortar na certeza de que Rinpoche deve ter uma forte razão para fazê-lo. Aqui, juntos em Kopan, 2016. Crédito: Ven. Losang Sherab.

Two men in red robes holding hands

Description automatically generated
Rinpoche tinha uma relação próxima com Sua Eminência Ling Rinpoche, a reencarnação do 6º Kyabje Yongzin Ling Rinpoche. Crédito: Ven. Lobsang Sherab.

Em uma mensagem, Sua Eminência Ling Rinpoche disse que o seu coração “se encheu de imensa dor” logo depois de ouvir “a triste notícia de que Kyabje Lama Zopa Rinpoche manifestara o aspecto de subitamente absorver a sua mente sagrada no dharmadātu….”

As centenas de monges de Kopan e monjas de Kachoe Ghakyil deram início a quarenta e nove dias, vinte e quatro horas por dia, de pujas e auto iniciações.

Jhado Rinpoche escreveu que “Lama Zopa Rinpoche, Supremo Refúgio e Luz dos Ensinamentos, manifestou inesperadamente o aspecto de dissolução da sua mente na vastidão definitiva. Aas organizações ofereceram orações e lâmpadas de manteiga. 

A group of people in a room with a statue of a buddha

Description automatically generated
O abade de Kopan, Khenrinpoche Geshe Thubten Chonyi com o velho amigo de Lama Zopa Rinpoche Chokyi Nyima Rinpoche, que se uniu às orações para o rápido retorno de Rinpoche na gompa principal de Kopan, 18 de abril, 2023. Crédito: Escola do Monastério de Kopan.

Milhares de alunos no mundo todo, em suas casas e nos centros, encontravam-se diariamente pelo Zoom para recitar as orações recomendadas por Sua Santidade o Dalai Lama – entre elas, pedidos encarecidos para o retorno rápido de Rinpoche, inclusive um de Sua Santidade. 

A group of men sitting at a table

Description automatically generated
Residentes da Casa para Idosos e Deficientes Doeguling, localizada no Assentamento para Refugiados Tibetanos Doeguling, em Mundgod, rezam para o rápido retorno de seu benfeitor, Lama Zopa Rinpoche.

Nos dias e semanas que se seguiram, alunos do mundo inteiro chegaram em grande número a Kopan, permanecendo por um dia, uma semana ou mais. Eles se encontravam para quatro sessões diárias na Gompa Chenrezig, com grupos menores reunindo-se toda tarde próximo ao corpo sagrado de Rinpoche para recitar orações juntos.

Cerca de oitenta monastérios e organizações, além de lamas e outros, escreveram cartas comoventes ou foram pessoalmente a Kopan. O sentimento predominante expressado por todos, pessoalmente ou em suas mensagens de condolência, era de perda, tristeza e choque.  

A group of people in red robes sitting on the steps

Description automatically generated
Monges do Monastério Sera Je reunidos para oferecer orações para o rápido retorno de Rinpoche. Foto cortesia: Monastério Sera Je.

O líder dos Gelugpas, o Ganden Tripa, Lobsang Tenzin Rinpoche, disse que, quando ouviu a notícia de que “o Glorioso Salvador incomparável” havia falecido, sentiu-se “triste e perdido. Ainda que isso seja devastador para o Dharma… Rinpoche havia cumprido os feitos de sua vida.”  

Sua Santidade o 17o Gyalwang Karmapa, Ogyen Trinley Dorje, disse: “Eu me encontrei com este grande mestre muitas vezes e seu comportamento humilde e sua natureza generosa me marcaram.” Ele disse que “a sua prática principal era a bodhicitta; ele viveu segundo o exemplo dos mestres Kadampa do passado. Ele era conhecido como um mestre da linhagem dos Gelugpa, mas ele tinha uma visão pura e profunda de todas as linhagens.” 

A group of men wearing robes

Description automatically generated

Sua Eminência Gaden Tri Rinpoche Jetsun Lobsang Tenzin, líder spiritual dos Gelugpas, visitou Kopan e, de maneira graciosa, prestou respeito a Rinpoche; aqui é recebido pelo abade de Kopan Khenrinpoche Geshe Chonyi, pelo Ven. Roger Kunsang e pela Ven. Holly Ansett, 19 de abril, 2023. Crédito: Ven. Lobsang Sherab.

O Líder Supremo da Ordem Sakyapa, Sua Santidade Kyabgon Gongma Trichen Rinpoche, disse que, tão logo ouviu “a triste notícia do falecimento de Sua Eminência Lama Zopa Rinpoche, que dedicou extraordinariamente a sua vida inteira ao Budadharma em todos os seus aspectos de exposição, prática e rituais, eu senti imediatamente uma forte sensação de perda, tristeza e desespero.”

Sua Eminência o 12o Jamgon Kenting Tai Situ Rinpoche, visitou Kopan e conversou pessoalmente com Rinpoche por trinta minutos, como se ele estivesse ali: “Está bem! Você é aquele que dedicou toda a sua vida inteira em prol dos ensinamentos preciosos do Buda, sem nada para si mesmo. Grande e distinto Zopa Rinpoche, meu amigo, meu velho amigo.”

A group of people in a room with religious objects

Description automatically generated
Sua Eminência o 12º Jamgon Kenting Tai Situ Rinpoche teve uma conversa emocionante com Lama Zopa Rinpoche, em frente ao corpo sagrado de Rinpoche, Kopan, 14 de maio, 2023. Foto cortesia: página do Monastério de Kopan no Facebook.

Dromo Geshe Rinpoche escreveu sobre “a perda de um guru tão precioso e amável.”

Geshe Thubten Rinchen Rinpoche, do Monastério de Sera Me, que conhecia Rinpoche desde os seus dias juntos em Buxa, disse aos monges na Casa de Kopan, em Sera Je, na noite do dia 13 de abril, que, depois de pensar o dia todo sobre como este “grande e inconcebivelmente gentil ser sagrado havia falecido, eu fiquei imensamente triste e inexprimivelmente abatido pelo luto.”

A person and person in red robes

Description automatically generated

A discípula devota de Rinpoche, Khandro Tseringma Rinpoche, que foi imediatamente para Kopan, estava desolada. “Eu o invoco! Eu o suplico! Eu imploro em nome de todos os seres!” ela escreveu em uma prece. “Emerja! Emerja! Emerja do dharmakaya! Não repouse em Khecara ou em outros reinos puros celestiais… Este lamento foi feito por mim, uma dakini de fé e samaya puros, com seus olhos cheios de lágrimas de tristeza.” 

Tenzin Osel Rinpoche, a reencarnação de Lama Yeshe, falou com os alunos.

A person sitting on a bed in a room with a statue of a buddha

Description automatically generated

O abade de Ganden Shartse, Khen Rinpoche Jangchup Sangye, que era originalmente do Monastério Mu, no Vale de Tsum, escreveu ao Venerável Roger que, para as pessoas de Tsum, “Kyabje Lama Zopa Rinpoche, cuja bondade é imensurável em presentes espirituais materiais, é o guru principal e o líder espiritual do Monastério Mu e do Monastério de monjas Rachen.” 

Chokyi Nyima Rinpoche, um amigo próximo de Lama Zopa Rinpoche desde o tempo que passaram juntos na escola administrada por Freda Bedi, disse que “agora, enquanto penso em seus importantes empreendimentos para o benefício dos seres… experimento um profundo senso de admiração e apreciação e um sentimento ainda mais profundo de perda pelo seu falecimento.”

Tulku Tenzin Gyurmey, da casa de Rinpoche em Sera Je, escreveu que “não há dúvidas de que Rinpoche era o mantenedor das práticas da linha Kadam e que cada palavra dita por ele vinha da sua prática, fazendo dele uma joia única e rara neste mundo.”

Um lama, Lelung Rinpoche, veio a Kopan no dia em que Rinpoche parou de respirar para prestar as suas condolências. Sua comovente prece para o rápido retorno de Rinpoche foi “escrita espontaneamente” enquanto ele estava sentado no quarto ao lado de onde Rinpoche estava meditando, “ao lembrar-se da vida e das atividades do grande ser, da grande luz inigualável dos ensinamentos, do supremo Lama Thubten Zopa Rinpoche, quando ele partiu para o benefício dos outros, 13 de abril de 2023.”

Two men sitting on a couch

Description automatically generated

Todos os lamas exortaram os alunos de Rinpoche, como fez a Sua Santidade o Karmapa, “a continuar como antes as suas práticas de ouvir, contemplar e meditar sem o menor arrefecimento. Por favor, façam o que vocês puderem para cumprir os desejos deste grande e glorioso lama.”

Muitos outros lamas visitaram Kopan: Osel Dorje Rinpoche; Sua Eminência Jangtse Choeje Kyabje Gosok Rinpoche; Khen Rinpoche Geshe Tashi Tsethar, abade do Monastério Sera Je; Sua Eminência Kyabje Zong Rinpoche; Sua Eminência o 3º Serkong Dorje Chang Rinpoche; Khen Rinpoche Kyabje Thamthog Rinpoche; Tsoknyi Rinpoche, Mingyur Rinpoche; Sherab Tendar Rinpoche do Monastério Osel Choeling; Ngawang Lapsum Rinpoche, lama à frente do Monastério Rolwaling; Sendak Tulku Rinpoche, presidente da Associação Budista Nyingma do Nepal; Khenpo Gyurme Tsultrim do Monastério Shechen; Khen Rinpoche Tenzin Drogon, abade do Monastério Sheldar Choede; Ani Choying Drolma.

“Como se o caro Lama Zopa Rinpoche estivesse bem ao meu lado” 

A group of men sitting on a chair

Description automatically generated

Os Ven. Tenpa Choden e Ven. Thubten Kunken (esquerda) de Kopan e quatro membros do Conselho de Diretores da FPMT Inc, Khenrinpoche Geshe Chonyi, Ven. Roger Kunsang, Karuna Cayton e Dale Davis receberam conselhos de Sua Santidade o Dalai Lama em Dharamsala, 16 de abril, 2023. Crédito: Escritório de Sua Santidade o Dalai Lama.

Em uma mensagem que acompanhou a sua prece para o retorno rápido de Rinpoche, Sua Santidade o Dalai Lama disse: “Embora seja devastador que Zopa Rinpoche tenha partido dessa maneira, o mais importante é que, enquanto esteve conosco, ele fez com que a fundação da sua prática fosse a mente preciosa da iluminação.” 

“Dessa forma, se os seus seguidores que foram deixados para trás emularem adequadamente a vida do guru, será exatamente isso o que cumprirá os desejos de Rinpoche.”

“Portanto, tenham isso em mente, e, de agora em diante, façam também pedidos às Três Joias e sinceras orações de dedicação.” 

Em uma audiência com o Venerável Roger e outros membros do conselho de diretores da FPMT Inc., em Dharamsala, em 26 de abril, Sua Santidade prometeu que ajudaria a identificar a reencarnação.

“Eu tenho carinho pelo caro Rinpoche. Ele era tão leal e bom para mim,” disse Sua Santidade. “Logo, eu tenho a responsabilidade de encontrar a reencarnação inequívoca de Lama Zopa Rinpoche para que ela continue a beneficiar o Dharma.”

Rinpoche havia deixado instruções para que ninguém assumisse a posição de diretor espiritual depois que ele falecesse, então, em nome do conselho da FPMT, e para a preservação dos desejos de Rinpoche, o Venerável Roger pediu conselhos à Sua Santidade. 

“Da minha parte”, prometeu Sua Santidade, “eu oferecerei sempre todo o apoio possível, como se o caro Lama Zopa Rinpoche estivesse bem ao meu lado.”  

“Agora, é importante continuar a cumprir os desejos que Lama Zopa Rinpoche tinha enquanto estava vivo.”

A monk in a room with a crown

Description automatically generated with medium confidence
Ven. Roger Kunsang oferecendo uma mandala durante puja de longa vida para Lama Zopa Rinpoche na Grande Estupa da Compaixão Universal, próximo a Bendigo, Austrália, 13 de maio, 2018. Crédito: Ven. Lobsang Sherab.

Escrito pela Ven. Robina Courtin com agradecimento a Lawudo Lama, por Ven. Jamyang Wangmo, Wisdom Publications; Big Love, por Adèle Hulse, Lama Yeshe Wisdom Archive; Revista Wisdom 2, 1984, Lama Yeshe Wisdom Archive; e Ven. Ngawang Samten. Traduzido para o português por Pedro Yacubian e revisado por Paula Takahashi.

Orações e Pujas no Monastério Kopan no 49º Dia de Lama Zopa Rinpoche Mostrando o Aspecto do Falecimento – 14 de junho de 2023

Imagem de Lama Zopa Rinpoche no altar em Kopan Monastery Gompa durante o Heruka Lama Chopa Puja de 49 dias. Foto por Ven. Tenzin Tsomo.

Temos o prazer de compartilhar este relato comovente de Kopan sobre o puja Heruka Lama Chopa oferecido no Monastério Kopan em 31 de maio durante o 49º dia de Lama Zopa Rinpoche mostrando o aspecto de falecimento.

Práticas e orações ininterruptas na presença do kudung (relíquia do corpo sagrado) de Lama Zopa Rinpoche e um puja oferecido semanalmente culminaram em 31 de maio com um extenso puja Heruka Lama Chopa. O dia começou com o costumeiro puja de purificação às 5h da manhã oferecido ao corpo sagrado de Rinpoche. Seguiu-se uma visita matinal de H.E. Kyabje Zong Rinpoche que se juntou às orações no quarto de Rinpoche. Lamas, geshes, monges, monjas e centenas de estudantes leigos de todo o mundo começaram a se reunir no gompa principal do Mosteiro Kopan às 8h.

Tormas enormes e lindamente decoradas, lamparinas de manteiga e luzes de LED, tigelas de frutas coloridas e exóticas, vasos e guirlandas de flores frescas e artificiais, tigelas de água de açafrão e fileiras de incenso foram colocadas em mesas ao longo da gompa. Uma enorme foto de Lama Zopa Rinpoche (com um sorriso travesso, como se tivesse acabado de pregar uma grande peça em todos nós!) caiu sobre nós, como aconteceu durante a maior parte dos 49 dias.

O puja foi presidido por Khen Rinpoche Thubten Chonyi, o abade do Kopan, e agraciado com a presença de Rangjung Neljorma Khandro Tseringma (Khadro-la); Geshes e professores residentes da FPMT; Conselheiros da FPMT Ven. Roger Kunsang, Dale Davis, Paula de Wys e Karuna Cayton; e vários diretores de centros e SPCs da FPMT. À medida que o puja avançava, estudantes leigos de muitos centros da FPMT, sherpas e nepaleses vestidos com roupas tradicionais e uma longa fila de crianças do Lar Infantil Dicky Tsering entraram no gompa para prestar suas homenagens e oferecer katas no trono central com o símbolo (foto) de Lama Zopa Rinpoche.

Heruka Lama Chopa Puja no 49º dia de Lama Zopa Rinpoche mostrando o aspecto do falecimento, Monastério Kopan, 31 de maio de 2023. Foto de Ven. Lobsang Sherab.

Liderado por Umdze-la, Geshe Losang Sherab, o puja começou com um canto comovente de Chamando o Guru de Longe. Isso foi seguido por Heruka Lama Chopa, um puja caracterizado por verso após verso de oferendas cantadas com melodias intrincadas. Grandes quantidades de chá e outras bebidas foram servidas para manter todos hidratados no calor. Um delicioso almoço servido em potes de cobre brilhante foi oferecido a todos os presentes. Ofertas generosas de dinheiro foram feitas repetidas vezes para as muitas sangas presentes no centro de Hong Kong, a IMI Sangha e muitos outros grupos e indivíduos. Após o intervalo para o almoço, o puja recomeçou às 14h e foi encerrado às 17h com mais uma recitação das orações de retorno rápido seguidas pela oração de Oferenda de luz do Lama Atisha.

Enquanto isso, do lado de fora do pátio de debates, vários grupos de praticantes leigos nepaleses e as crianças do Lar Infantil Dicky Tsering se revezavam na recitação de orações. No andar de cima, na presença do corpo sagrado de Rinpoche, a rotina diária de práticas continuou até tarde da noite, incluindo as auto-iniciações de Yamantaka e Vajrayogini e muitas outras orações. Após o jantar, os monges do Kopan se reuniram no pátio de debates para recitar os textos básicos do Ornamento da Clara Realização e Entrando no Caminho do Meio.

No total, esses 49 dias foram uma grande celebração do Dharma com orações e práticas contínuas dia e noite, peregrinações a alguns dos lugares mais sagrados do Nepal e extensas oferendas feitas nos quartos de Rinpoche, nos gompas do monastério e convento e no pátio de debates. Foi um momento de grande tristeza e luto compartilhado, mas também uma celebração da vida e do legado de Rinpoche, enquanto nos regozijávamos com a “incrível, inacreditável, inacreditável boa sorte” que tivemos não apenas para receber um renascimento humano perfeito, mas para encontrar uma pessoa tão perfeita Guru Mahayana qualificado que ensinou o caminho inequívoco para a iluminação por mais de cinquenta anos!

Khatas no trono de Lama Zopa Rinpoche no final do puja do 49º dia, Monastério Kopan, Nepal. Foto por Ven. Tenzin Tsomo.

Devido a todos os méritos passados, presentes e futuros coletados por cada um de nós e todos os três méritos coletados por inúmeros seres sencientes e inúmeros Budas, que a encarnação perfeita e inequívoca de Lama Zopa Rinpoche retorne rapidamente a este mundo e seja reconhecida por Sua Santidade o Dalai Lama em uma idade jovem. Que não haja obstáculos para a longa vida da encarnação e atividades sagradas para o benefício do Buddhadharma e dos seres sencientes. Que todos os discípulos do passado e do presente de Rinpoche mais uma vez encontrem seu guru sagrado, ouçam o néctar de seu discurso sagrado e nunca se separem dele nesta e em todas as suas vidas futuras. Que todos os seres sencientes que não tiveram a sorte de se encontrar com Lama Zopa Rinpoche nesta vida possam encontrar sua nova encarnação e serem guiados por ele (ou talvez por ela!) em todas as suas vidas futuras.

Com amor, orações e um bilhão, zilhão, trilhão de agradecimentos por tudo o que vocês estão fazendo para cumprir os desejos sagrados de Rinpoche,

Os monges e monjas de Ogmin Jangchub Choling e Kachoe Ghakyil Ling—Kopan Monastery and Nunnery

Mensagem da Direcção da FPMT: Uma Palavra de Profunda Gratidão

Dia 13 de Junho de 2023

Lama Zopa Rinpoche, Washington D.C., EUA, agosto de 2014. Foto de Merry Colony.

Hoje estamos compartilhando esta mensagem sincera de gratidão ao Mosteiro Kopan e toda a organização FPMT e alunos de Lama Zopa Rinpoche do Conselho de Administração da FPMT.

A Diretoria da FPMT gostaria de expressar sua profunda gratidão a todos da Kopan, bem como do Escritório Internacional, centros, projetos, serviços e estudantes em todo o mundo pelos esforços extraordinários que foram feitos desde o momento em que Kyabje Zopa Rinpoche se manifestou a aparência de falecimento até os dias atuais, e que continuam até agora.

O esforço incansável e a devoção demonstrada por todos têm sido verdadeiramente surpreendentes. Não há palavras para expressar como as pessoas em todo o mundo encontraram conforto e força nas orações e práticas que eram feitas continuamente no quarto do Rinpoche e nos gompas.
do mosteiro e convento de Kopan. Numa época em que todos os discípulos de Rinpoche estavam sofrendo e sofrendo, e muitos não puderam vir ao Nepal para prestar suas homenagens e estar juntos, todos os esforços incansáveis que foram feitos os beneficiaram enormemente. Milhares de pessoas, tanto no Nepal quanto em todo o mundo, foram inspiradas pelas orações, práticas e tudo o que foi feito. Por isso, gostaríamos de expressar nossa sincera e profunda gratidão.

Além disso, em Dharamsala, no Puja da Longa Vida para Sua Santidade o Dalai Lama, o excelente treinamento e habilidade da Sangha Kopan era óbvio para todos e reconhecido nos níveis mais altos. O puja agradou a Sua Santidade e por isso também gostaríamos de expressar nossa mais profunda gratidão.

Há uma semana, foi realizado o puja Heruka Lama Chopa de um dia, marcando o 49º dia do falecimento de nosso sagrado guru. Foi um puja extraordinário liderado pelo notável umze de Kopan e cantado por centenas de geshes, lama gyupas, monges, geshemas, monjas tanto do Himalaia quanto de fora do Himalaia, e com a presença de ainda mais centenas daqueles que vieram prestar suas homenagens a Rinpoche.

Aquele dia foi o ápice de seus esforços, devoção sem limites, dedicação e respeito que tem sido evidente desde o momento da morte de Rinpoche. Foi um evento único, que se encaixou perfeitamente na ocasião. Acreditamos que este puja teria agradado a mente de nosso santo guru e por isso também expressamos nossa profunda gratidão.

Há também outras pessoas no mundo que merecem um grande agradecimento por tudo o que fizeram nos últimos dois meses. Quando Rinpoche faleceu, todos no Escritório Internacional trabalharam dia e noite para coletar informações e compartilhá-las com o resto de nós, para que pudéssemos nos manter atualizados sobre o que estava acontecendo da forma mais rápida e completa possível. Com as diferenças horárias sempre um desafio, conseguiram informar-nos e partilhar conselhos, orações e imagens para que ninguém se sentisse excluído ou deixado para trás. Foi um feito verdadeiramente admirável e notável, e nossa gratidão é grande aqui também.

O número de centros e estudantes em todo o mundo que largaram tudo para se reunir para orar e praticar pelo Rinpoche é incalculável. Tantas pessoas relataram sentir a presença do Rinpoche, sentir a forte ligação com ele, que fez com que o profundo sentimento de perda se transformasse em um compromisso ainda mais forte de trabalhar para realizar os desejos do Rinpoche.

À medida que as pessoas se apoiavam, havia uma sensação de como éramos afortunados por sermos discípulos de Rinpoche e de como era e é importante manter esse senso de comunidade e compromisso. A todos os escritórios, centros, projetos e estudantes no mundo que praticaram para o Rinpoche e continuam a recitar as Orações de Retorno Rápidas, estendemos nossa mais profunda gratidão.

Então, do fundo de nossos corações, agradecemos sinceramente. Somos gratos a cada um de vocês.

O Conselho de Administração da FPMT

Regozijando-se com o Puja de longa vida oferecido a Sua Santidade o Dalai Lama, 24 de maio de 2023

Sua Santidade o Dalai Lama entrando no Templo Tibetano Principal para o puja de longa vida oferecido a ele pela organização FPMT, 24 de maio de 2023. Foto de Tenzin Choejor, cortesia de DalaiLama.com.

Trezentos e cinquenta membros da organização FPMT, incluindo 150 que se juntaram ao evento do exterior, participaram do puja de longa vida de enorme sucesso oferecido a Sua Santidade o Dalai Lama em Dharamsala, Índia, em 24 de maio de 2023.

Os conselheiros da FPMT participaram com a oferenda de uma mandala, assim como as tradicionais oferendas longa vida. Enquanto isso, uma procissão de 114 estudantes da FPMT, monásticos e leigos, entrou no templo com oferendas, incluindo algumas das 400 estátuas do Buda Shakyamuni que foram oferecidas no puja. Seiscentas estátuas adicionais serão oferecidas a Sua Santidade assim que forem concluídas, bem como duas estátuas de Namgyalma e Padmasambhava em tamanho real.

Conselheiros da FPMT Ven. Roger Kunsang, Khen Rinpoche Geshe Chonyi e Paula De Wys oferecendo uma mandala a Sua Santidade o Dalai Lama durante o puja de longa vida, Dharamsala, Índia, 24 de maio de 2023. Foto de Tenzin Choejor, cortesia de DalaiLama.com.

Falando ao público, Sua Santidade comentou (vídeo em inglês):

“Essas orações de longa vida estão sendo oferecidas hoje pela FPMT, uma organização com muitos centros ao redor do mundo que há algum tempo é liderada pelo falecido Zopa Rinpoche. Uma pessoa muito confiável, Rinpoche faleceu recentemente e rezo para que sua reencarnação seja capaz de servir ao Dharma e aos seres sencientes em sua próxima vida. …

“Zopa Rinpoche realmente deu o seu melhor. Ele trabalhou incansavelmente pelos ensinamentos e para beneficiar os seres sencientes. Espero que sua reencarnação também seja um guardião adequado do Dharma e rezo para que assim seja. Você deveria fazer o mesmo.”

Uma visão dentro do templo principal durante o puja de longa vida oferecido a Sua Santidade o Dalai Lama pela organização FPMT, 24 de maio de 2023. Foto de Tenzin Choejor, cortesia de DalaiLama.com.

Os centros FPMT em todo o mundo assistiram à transmissão ao vivo com suas comunidades e organizaram belas oferendas para o evento. Kathy Vichta, do Chenrezig Institute, AUS, compartilhou: “Que evento glorioso e comovente! Assistimos ao vivo no Chenrezig Institute no gompa. Foi lindamente filmado e foi muito bom ter todo o puja traduzido para o inglês para nós. As fotos realmente expressam como tudo foi alegre e maravilhoso! Uma verdadeira oferenda ao Lama Zopa Rinpoche. Que Sua Santidade viva muito e seja saudável!”

Oferendas no Land of Medicine Buddha, CA, EUA, que foram feitas durante o puja de longa vida para Sua Santidade o Dalai Lama em Dharamsala.

Por muitos anos Lama Zopa Rinpoche fez o pedido para oferecer um puja de longa vida a Sua Santidade o Dalai Lama em nome da FPMT. Por favor, junte-se a toda a comunidade FPMT para regozijar-se por este puja ter sido oferecido em nome de Lama Zopa Rinpoche. Muito obrigado a todos que tornaram isso possível com sua gentileza e generosidade, e a todos que participaram pessoalmente e online durante o evento.

Você pode ler mais sobre este puja de longa vida (página em inglês): https://www.dalailama.com/news/2023/offering-prayers-for-his-holiness-the-dalai-lamas-long-life

Mais fotos deste precioso evento estão disponíveis: www.dalailama.com/pictures/long-life-prayer-offered-by-fpmt

Você pode assistir a um vídeo completo desta alegre ocasião (vídeo em inglês): www.youtube.com/watch?v=kjM6XOl9aGY

Muito obrigado a todos que se ofereceram para as estátuas e puja até agora. Ainda existe a oportunidade de participar oferecendo estátuas (página em ingês).

Sua Santidade o Dalai Lama e Lama Zopa Rinpoche, Bodhgaya, 2022. Foto cedida pelo Gabinete de Sua Santidade o Dalai Lama.

02 de maio de 2023 – Encontro com Sua Santidade Dalai Lama em 26 de abril de 2023

Encontro com Sua Santidade o Dalai Lama, 26 de abril de 2023: Venerável Tenpa Choden, Diretor do Mosteiro Kopan; Venerável Thubten Kunken, Gerente Adminstrativo do Kopan; e quatro dos cinco membros do conselho da FPMT (Khen Rinpoche Geshe Chonyi, Abade de Kopan; Venerável Roger Kunsang; Karuna Cayton e Dale Davis).

Caros amigos,

Em 26 de abril, duas semanas após o súbito falecimento de nosso amado e incomparavelmente bondoso Guru, Lama Zopa Rinpoche, o Conselho da FPMT pôde realizar uma entrevista com Sua Santidade o Dalai Lama. Estiveram presentes para a entrevista quatro dos cinco membros do Conselho, Khen Rinpoche Geshe Chonyi (Abade de Kopan), Venerável Roger Kunsang, Dale Davis e Karuna Cayton. Dois monges seniores de Kopan, Venerável Tenpa Choden, Diretor do Monastério Kopan e o Venerável Thubten Kunken, Gerente do Escritório, também estiveram presentes.

Temos o prazer de compartilhar um vídeo e a tradução de nosso encontro, onde Sua Santidade oferece muito claramente a importante orientação e o conselho essencial que buscamos. As três áreas em que buscamos conselhos foram sobre a reencarnação de Lama Zopa Rinpoche, como a organização será liderada e conselhos para os alunos de Lama Zopa Rinpoche.

Embora o falecimento de Rinpoche esteja além da compreensão e seja doloroso para muitos de nós, Sua Santidade oferece uma luz brilhante de esperança e consolo.

Pedimos a gentileza de ler a tradução completa abaixo e assistir ao vídeo abaixo, que possui uma breve tradução simultânea do tradutor de Sua Santidade, Tenzin Tsepak.

Conselho de Administração da FPMT

Transcrição da Reunião com o Conselho de Administração da FPMT e Sua Santidade o Dalai Lama, 26 de abril de 2023

Sua Santidade o Dalai Lama: Lama Zopa Rinpoche era realmente um amigo confiável do Dharma. Ele realmente fez o seu melhor. Estou agora com oitenta e poucos anos e me vejo vivendo mais 10 a 15 anos. Como Lama Zopa Rinpoche era um amigo próximo e íntimo do Dharma, da minha parte estou orando e tenho grande esperança de ver uma jovem reencarnação continuando a beneficiar o Dharma e os seres sencientes.

De acordo com os sinais que ocorrem, parece que poderei viver mais de cem anos. Portanto, nessa fase posterior da minha vida, acho que poderei ver a jovem reencarnação de Lama Zopa Rinpoche como uma criança mais ou menos nesta altura [Sua Santidade indica com a mão na altura do peito].

Ven. Roger Kunsang: Gostaríamos de pedir a Vossa Santidade que nos guie para encontrar a reencarnação correta.

Sua Santidade: Sim, definitivamente. Primeiro farei uma adivinhação para verificar se já é hora de buscar a reencarnação ou não. Se indicar que é o momento certo para procurar a reencarnação, farei uma adivinhação mais refinada para verificar onde procurar a reencarnação – Índia, Nepal, Tibete ou outros países.

Tenho sentimentos afetuosos pelo querido Rinpoche. Ele era tão leal e bom para mim. Portanto, tenho a responsabilidade de encontrar a reencarnação inequívoca de Lama Zopa Rinpoche para que a reencarnação continue a beneficiar o Dharma. Se a reencarnação do Lama Zopa Rinpoche for travessa, eu mesmo posso disciplinar a criança! [Risada]

Ven. Roger: Rinpoche mencionou várias vezes que, quando ele falecesse, não haveria nenhum professor para liderar a organização. Mas o que ele [Lama Zopa Rinpoche] pensou foi entre o escritório dele e a diretoria da FPMT, alguns membros estão aqui, e o abade do Mosteiro Kopan [que é membro da diretoria], eles vão liderar a organização.

Sua Santidade: Isso é muito bom. Maravilhoso.

Ven. Roger: Sua Santidade tem algum conselho para os alunos do Rinpoche neste momento?

Sua Santidade: Meu querido amigo Lama Zopa Rinpoche, ele realmente assumiu grande responsabilidade pela preservação do Dharma e da comunidade da sangha. Portanto, agora é importante continuar a realizar os desejos que Lama Zopa Rinpoche teve enquanto estava vivo.

De minha parte, oferecerei continuamente todo apoio possível, como se o querido Lama Zopa Rinpoche estivesse ao meu lado.

Tashi Delek, isso é tudo?

Khen Rinpoche Geshe Chonyi: A diretoria da FPMT está empenhada em seguir sinceramente tudo o que Sua Santidade diz.

Sua Santidade: Obrigado. Muito obrigado.

Bem, da minha parte não tenho nenhum comando ou ordem. É importante para vocês analisarem os fatos de uma situação. Por meio de discussões e depois de chegar a um acordo, vocês podem trazê-lo para mim e posso oferecer meu apoio. Eu gosto da democracia. Já renunciei à posição de autoridade do Dalai Lama. Eu dei o poder ao povo tibetano. Agora, a administração tibetana é dirigida pelo sistema parlamentar.

Vocês têm uma melhor compreensão e vivência da situação [da FPMT]. Então, primeiro vocês discutem entre vocês, depois podem me perguntar e eu ofereço apoio.

Em relação à reencarnação do Lama Zopa Rinpoche, é importante que vocês façam suas investigações. E eu também farei do meu lado. Farei as adivinhações e quando a reencarnação atingir tiver a idade certa é importante que estude.

Vou viver por mais 15-20 anos. À medida que envelheço, é importante que os mais jovens, como a reencarnação do Lama Zopa Rinpoche, assumam gradualmente mais responsabilidades.

Vídeo da Reunião com o Conselho de Administração da FPMT e Sua Santidade o Dalai Lama, 26 de abril de 2023 (em inglês).

28 de abril de 2023 -Novas galerias de fotos de orações de retorno rápidas em andamento para Lama Zopa Rinpoche

Membros do assentamento tibetano de Rabgayling oferecendo uma lamparina de manteiga. Hunsur, sul da Índia, 14 de abril de 2023. Foto de Rabgayling Tibetan Settlement Office.

Temos o prazer de compartilhar duas novas galerias de fotos para documentar visualmente algumas das orações e pujas oferecidas pelo rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche.

Uma galeria contém fotos do Mosteiro e Convento Kopan, incluindo fotos do grupo Kopan fazendo orações em Swayambhunath; a outra galeria inclui fotos de outros mosteiros e comunidades na Índia e no Nepal.

Adicionaremos a essas galerias com frequência, portanto, volte sempre para obter inspiração e alegria.

Orações para o Rápido Retorno de Lama Zopa Rinpoche – Monastério Kopan e Estupa Swayambhunath (em inglês):
https://fpmt.org/teachers/zopa/updates-regarding-rinpoche/tributes-and-condolences/prayers-for-the-swift-return-of-lama-zopa-rinpoche-kopan/

Orações pelo Rápido Retorno de Lama Zopa Rinpoche (Índia, Nepal e outras comunidades, em inglês):
https://fpmt.org/teachers/zopa/updates-regarding-rinpoche/tributes-and-condolences/prayers-for-the-swift-return-of-lama-zopa-rinpoche-other-monasteries/

Sua Eminência Ganden Tri Rinpoche presidindo as orações do Sera Jey Sangha, 13 de abril de 2023. Foto de Sera Jey Monastery.
Leigos fazendo orações diárias no Rachen Nunnery, Tsum, Nepal.
Sangha e estudantes leigos em peregrinação do Mosteiro Kopan a Swayambhu, Nepal, em 23 de abril de 2023, para oferecer orações pelo rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche.
Leigos fazendo orações diárias no Rachen Nunnery, Tsum, Nepal.

Como lembrete, também criamos uma página dedicada às homenagens e condolências que continuamos a receber de grandes lamas, amigos e funcionários de mosteiros em todo o mundo.

Também temos recursos para aqueles que desejam oferecer suas próprias orações pelo rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche, (em inglês) incluindo A Prayer for the Swift Return of Lama Zopa Rinpoche, composta por Sua Santidade o Dalai Lama, atualmente disponível em sete idiomas.

Continuaremos a enviar atualizações assim que estiverem disponíveis, e elas serão coletadas nesta página de atualizações.

Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT), é uma organização budista tibetana dedicada à transmissão da tradição e valores budistas Mahayana em todo o mundo por meio de ensino, meditação e serviço comunitário.

27 de Abril de 2023 – Uma atualização sobre eventos importantes

Monges, monjas e estudantes de Kopan oferecendo Heruka Lama Chopa com Tsog no décimo quarto dia do falecimento de Lama Zopa Rinpoche. Foto cortesia da página FB do Monastério Kopan.

Hoje, compartilhamos algumas atualizações e lembretes essenciais sobre eventos futuros importantes.

Puja de longa vida para Sua Santidade o Dalai Lama
O puja de longa vida oferecido a Sua Santidade o Dalai Lama em 24 de maio na Índia continua sendo um evento importante para todos nós, pois é a realização de um dos desejos sagrados de Lama Zopa Rinpoche. Esperamos que muitos possam participar deste evento extremamente auspicioso pessoalmente ou via transmissão ao vivo. Traremos informações sobre os detalhes da transmissão ao vivo em breve.

49º dia após o falecimento de Lama Zopa Rinpoche
Em 31 de maio, Heruka Lama Chopa com Tsog será oferecido no Monastério Kopan por ocasião do 49º dia desde a morte de Lama Zopa Rinpoche. Todos são bem-vindos a participar da transmissão ao vivo deste puja especial. Como lembrete, esta transmissão ao vivo das orações e pujas acontecendo continuamente para o rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche está disponível para todos participarem: https://www.youtube.com/c/fpmtinc/live (em inglês e tibetano)

Retiro Luz do Caminho e Seminário de Serviço de Fundação

Devido a considerações práticas, o Mosteiro Kopan sediará o Retiro Luz do Caminho nas datas e duração originalmente planejadas, que são: 3 a 17 de setembro de 2023. Kopan divulgará em breve uma atualização sobre este retiro, que compartilharemos assim que estiver disponível. . Temos o prazer de informar que o Seminário de Serviço da Fundação agendado em Kopan após o retiro também ocorrerá nas datas originalmente planejadas: 21 a 26 de setembro.

24 de abril de 2023 – Declaração da FPMT em apoio a Sua Santidade o Dalai Lama

Reunião de Lama Zopa Rinpoche com Sua Santidade o Dalai Lama em Bodhgaya, Índia, janeiro de 2023. Foto cedida pelo Gabinete de Sua Santidade o Dalai Lama.

Palavras de louvor a Sua Santidade o Dalai Lama de Lama Zopa Rinpoche

Sua Santidade,
Seu exemplo de moralidade em não prejudicar, mas apenas beneficiar os seres sencientes é incomparável neste universo.
Sua compaixão é a fonte do desenvolvimento do bom coração de todos os seres sencientes.
Seu poder é a fonte da felicidade e da paz de todos os seres sencientes.
Sua sabedoria é a fonte da esperança de todos os seres sencientes e de abrir o olho da sabedoria do Dharma, de aprender a discriminar o que é certo, o que deve ser praticado, e o que é errado, o que deve ser abandonado.
Se você não é o verdadeiro Buda de olhos compassivos, não há outro Buda compassivo que nos guie, seres sencientes.
A você, a joia que concede desejos, personificação de todo o campo de mérito, devotadamente com corpo, fala e mente, eu, os alunos da FPMT e todos os seres sencientes prestamos homenagem para sempre e buscamos sua orientação para sempre.

Palavras do falecido Lama Zopa Rinpoche, 2022.
Declaração da FPMT em apoio a Sua Santidade o Dalai Lama
Estamos profundamente tristes com a recente cobertura da mídia de um pequeno videoclipe de Sua Santidade, o 14º Dalai Lama, com um menino interagindo com Sua Santidade durante um evento público em 28 de fevereiro de 2023.

Sua Santidade trabalhou única e incansavelmente para o bem-estar e benefício dos outros. Seus profundos ensinamentos espirituais, combinados com seu estilo de comunicação caloroso e afetuoso, são uma fonte de inspiração profundamente preciosa.

Para budistas e não budistas, Sua Santidade é a personificação da compaixão, não-violência, abnegação e sabedoria.

Sua Santidade o Dalai Lama foi e continua sendo a maior fonte de inspiração para a Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT).

Compartilhamos os sentimentos de tristeza e frustração com todos aqueles que foram afetados pelas recentes acusações, baseadas em um videoclipe intencionalmente editado e na falta de compreensão da língua e cultura tibetanas.

Também estamos de acordo com a recente declaração feita por Sua Eminência Ling Rinpoche sobre este assunto.

Sua Santidade continua a ser um farol de esperança e paz no mundo e para a organização FPMT. Rezamos pela longa vida de Sua Santidade e pela realização de todos os seus desejos.

Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT), é uma organização budista tibetana dedicada à transmissão da tradição e valores budistas Mahayana em todo o mundo através do ensino, meditação e serviço comunitário.

20 de abril de 2023

As orações continuam 24 horas por dia em frente ao corpo sagrado de Lama Zopa Rinpoche e também em cada centímetro do Mosteiro Kopan.

Carta de Khenrinpoche Geshe Chonyi, Abade do Monastério e Membro do Conselho do Kopan e FPMY Ic.

Temos o prazer de compartilhar esta carta de Khenrinpoche Geshe Chonyi, abade do mosteiro Kopan e membro do conselho da FPMT Inc. Khenrinpoche enviou esta carta, em tibetano e inglês, para aqueles com uma conexão com Lama Zopa Rinpoche, na triste ocasião dos sete dias desde a morte de Rinpoche.

Como todos sabem, Kyabje Lama Zopa Rinpoche, para nos libertar do apego à permanência, assumiu o aspecto de passar para o parinirvana. Sem dúvida, muitos estão profundamente preocupados e se perguntando o que está acontecendo agora. Portanto, gostaria de explicar brevemente a situação atual.

Kyabje Lama Zopa Rinpoche foi convidado para participar de uma função do Dharma na região de Tsum, no Nepal. Lá, vários grupos locais comemoravam o centésimo ano da declaração do vale de Tsum como uma área de não-violência e da promoção do vegetarianismo, bem como seu compromisso formal de continuar assim por mais cem anos. Rinpoche foi solicitado apara agraciar esta função e conceder uma iniciação Hayagriva aos fiéis.

A elevação desta área é de 3.700 metros (12.000 pés) acima do nível do mar. Devido a alguns sinais de mal de altitude, Rinpoche decidiu retornar a Kathmandu e ao Monastério Kopan antes do planejado. Por volta das 9h30 do dia 13 de abril, infelizmente, Kyabje Lama Zopa Rinpoche apresentou o aspecto de falecimento aqui no Mosteiro de Kopan. Assim que Rinpoche começou sua meditação de luz clara, informamos Sua Santidade o Dalai Lama, que aconselhou que os alunos se envolvessem na prática de Cittamani Tara, recitação de A Essência da Eloquência de Lama Tsonghapa e realizassem as auto-iniciações de Heruka e outras divindades. Assim, todos os discípulos e sangha ordenados começaram essas práticas imediatamente. Da mesma forma, recebemos cartas de oração, condolências e conselhos de Sua Santidade o Dalai Lama, Sua Santidade o Karmapa, Sua Santidade Sakya Trichen e de várias outras linhagens de lamas. Por isso, expressamos nossa mais profunda gratidão.

Em 14 de abril, por volta das 22h, quando os monges atingiram o ponto no Guhyasamaja Sadhana Das Quatro Deusas Evocando A Divindade A Surgir Da Canção Dharmakaya, Rinpoche se manifestou de sua meditação de clara luz. Isso foi relatado a Sua Santidade o Dalai Lama e aos outros professores de Rinpoche, de quem buscamos orientação. Eles avisaram que, como Lama Zopa Rinpoche fez extensas ações para o Dharma e tem milhares de discípulos de todo o mundo, seria bom preservar o corpo sagrado de Rinpoche para que seus muitos discípulos possam gradualmente prestar homenagens. Portanto, estamos agora no processo de preservação do corpo sagrado do Rinpoche de acordo com a prática tradicional.

Embora na realidade, Kyabje Lama Zopa Rinpoche já seja um buda totalmente iluminado, para que todos nós, discípulos, acumulemos méritos e purifiquemos negatividades; e para o rápido retorno de uma reencarnação inequívoca, durante sete dias estamos realizando as seguintes orações vinte e quatro horas por dia: as auto-iniciações de Yamantaka, Guhyasamaja e Heruka, auto-iniciação de Vajrayogini, recitações da Essência da Eloquência, os três textos raiz (O Ornamento das Realizações Claras, Entrada para o Meio e Tesouro do Conhecimento), Puja do Buda da Medicina, Heruka Guru Puja e outros.

Durante esse tempo, muitos lamas que eram próximos a Kyabje Zopa Rinpoche e muitos leigos vêm continuamente prestar homenagens e fazer oferendas. Da mesma forma, oferecemos graças às Grandes Sedes Monásticas de Sera, Drepung, Ganden e aos Colégios Tântricos Superior e Inferior, muitos outros mosteiros Gelukpa no Nepal e outros mosteiros, bem como associações leigas que realizam orações em solidariedade.

Durante todo o período de quarenta e nove dias, realizaremos as seguintes orações durante vinte e quatro horas diárias: rituais especiais relacionados à preservação do corpo sagrado, auto-iniciações de Yamantaka e Vajrayogini, Guru Puja, recitação do Louvor da Origem Dependente, Cantar os Nomes de Manjushri, o Rei das Orações, O Ornamento das Claras Realizações, Entrada para o Meio e a oração de retorno rápido composta por Sua Santidade o Dalai Lama.

Finalmente, a todos os discípulos fiéis que têm uma conexão com Rinpoche, seja direta ou indireta, peço sinceramente que se unam para cumprir todos os conselhos de Rinpoche de todo o coração e concluam os projetos inacabados que permanecem até que a reencarnação inequívoca de Rinpoche venha e volte. assume a responsabilidade de continuar as atividades iluminadas de Rinpoche,

No futuro, manteremos você a par dos desenvolvimentos à medida que eles surgirem.

Geshe Thubten Chonyi, abade do mosteiro Kopan e membro do conselho da FPMT

Leia a versão em PDF da carta de Khenrinpoche:

Inglês | tibetano

18 de abril de 2023

Khenrinpoche Thubten Chonyi e Chokyi Nyima Rinpoche no Monastério Kopan em meio à oferta contínua de orações pelo rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche. 18 de abril de 2023. Foto da Kopan Monastery School.

Orações contínuas pelo rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche
Orações e pujas continuam vinte e quatro horas por dia no Monastério Kopan em frente ao corpo sagrado de Rinpoche e também no gompa para o rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche. Mosteiros, conventos e centros FPMT em todo o mundo também continuam com orações e pujas.

“Cada centímetro do Kopan está em orações o tempo todo”, conforme relatado no mosteiro. Temos o prazer de continuar a compartilhar a transmissão ao vivo das orações que acontecem (com intervalos ocasionais). Você vai achar que é de muito melhor qualidade do que o stream que oferecemos inicialmente, e todos estão convidados a se conectar com o que está sendo feito no Kopan desta forma:

Chokyi Nyima Rinpoche, um lama Nyingma muito próximo de Lama Zopa Rinpoche, visitou Kopan esta manhã, participando das orações no quarto de Rinpoche. Você pode ler a carta sincera de Chokyi Nyima escrita ao receber a notícia da morte de Rinpoche. Estamos felizes em compartilhar este pequeno vídeo das orações que acontecem hoje, acompanhadas por Chokyi Nyima Rinpoche:

Tenzin Osel Hita está no Kopan e falou aos alunos reunidos hoje. Ganden Tri Rinpoche, diretor da escola Gelug do budismo tibetano, chegou hoje a Kopan.

Este é o cronograma atual de orações e pujas diários oferecidos e transmitidos ao vivo, de acordo com o horário local do Nepal:

5h00 às 9h00 – Prática de Dung Choe pela Sangha sênior
9h00 às 16h00 – Auto-Iniciação do Herói Solitário Yamantaka
16h30 às 18h30 – várias práticas (Meditação Lamrim, Tendrel Toepa (Em Louvor à Origem Dependente), Chamando o Guru de Longe, Orações para o Rápido Retorno de Lama Zopa Rinpoche por estudantes internacionais)
19h30 até 1:00 da manhã – Vajrayogini Auto-Iniciação
01:00 às 05:00 Guru Puja -Tendrel Toepa (Em Louvor à Origem Dependente), Manjushri-nama-samgiti (Cantando os Nomes de Manjushri), Rei das Orações, Abhisamayalamkara (Ornamento de Realizações Claras), Mulamadhyamakakarika (Raiz Versos sobre o Caminho do Meio), Orações para o Rápido Retorno de Lama Zopa Rinpoche por monges e monjas.
A cada sétimo dia haverá também Heruka Lama Chopa com Tsog no Monastério Kopan. Essas datas são: 19 e 26 de abril; 3, 10, 17 e 24 de maio; e 31 de maio.

Orações continuam no Monastério Kopan pelo rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche. Photo by Alison Murdoch.

Eventos importantes

No quadragésimo nono dia após Rinpoche parar de respirar, que é 31 de maio, Heruka Lama Chopa com Tsog será oferecido no Monastério Kopan.

Antes disso, temos o muito significativo puja de longa vida oferecido a Sua Santidade o Dalai Lama em 24 de maio na Índia. Esperamos que muitos venham a este puja de longa vida (ou assistam ao vivo), pois este puja será excepcionalmente comovente e significativo, pois é o cumprimento dos desejos sagrados de Rinpoche.

Seguindo o conselho de Khenrinpoche Geshe Chonyi, estamos planejando alterar o já programado Retiro da Luz do Caminho no Kopan (atualmente agendado para 3 a 17 de setembro de 2023) e torná-lo um mês para nos reunirmos para estudo focado e celebração dos ensinamentos de Rinpoche, dando a oportunidade de aprofundar e atualizar os ensinamentos que Rinpoche tão gentilmente nos deu. Temos tantos ensinamentos do Rinpoche que esta será uma oportunidade especial para atualizá-los juntos. Haverá professores seniores registrados na FPMT conduzindo meditações e Khenrinpoche, Ven. Roger Kunsang e outros compartilhando histórias de vida. É provável que os alunos possam vir por qualquer período de tempo dentro do mês da Luz do Caminho, dependendo da acomodação disponível em Kopan.

Os detalhes deste Retiro Luz do Caminho ainda estão sendo elaborados, mas queríamos oferecer essas atualizações agora para que você possa ter tudo isso em mente ao planejar o que seria capaz e mais gostaria de participar.

(Observação: isso significa que o Seminário de Serviço da Fundação que estava agendado em Kopan em setembro será adiado).

Assessoria aos Centros e Alunos da FPMT

As seguintes práticas são sugeridas por Khenrinpoche Geshe Chonyi para os centros FPMT e os alunos fazerem neste momento. São práticas para serem oferecidas como se deseja, nem tudo aqui tem que ser feito ( as Sadhanas em inglês estão disponíveis no site de atualizações da FPMT- ver link mais abaixo):

Oferenda de Lama Chopa e Tsog – todos os dias ou a cada sete dias
Oito Versos da Transformação do Pensamento
Em louvor da origem dependente
Cantando os Nomes do Nobre Manjushri
rei das orações
Orações para o Rápido Retorno de Lama Zopa Rinpoche por Sua Santidade o 14º Dalai Lama, Tenzin Gyatso e outros lamas ilustres
Livreto de Rápido Retorno

Estamos muito satisfeitos que tantos centros e alunos tenham feito uso rápido do livreto contendo orações de retorno rápido para Lama Zopa Rinpoche de Sua Santidade o Dalai Lama, Khandro Kunga Bhuma e outros. Fizemos uma atualização recente neste livreto e todos são encorajados a baixar esta versão mais recente: Uma Oração para o Rápido Retorno de Lama Zopa Rinpoche por Sua Santidade o Dalai Lama com orações adicionais de outros lamas ilustres

Também adicionamos várias traduções, bem como a oração de retorno rápida de Sua Santidade; e estamos adicionando traduções das outras orações no livreto como autônomos à medida que se tornam disponíveis.

(Observe: esta coleção de orações de retorno rápido é um trabalho em andamento e versões atualizadas do livreto serão lançadas. Nosso objetivo é tornar essas orações acessíveis assim que estiverem disponíveis. Mais orações podem ser adicionadas às edições subsequentes de a coleção e as edições feitas nas orações existentes.)

Notícias, atualizações, recursos, homenagens

Como lembrete, criamos a página Atualizações sobre Lama Zopa Rinpoche, onde todas as notícias e atualizações que compartilhamos são e serão coletadas. Nessa página também adicionamos um link para traduções para atualizações disponíveis, com nossos agradecimentos aos serviços de tradução.

Também disponibilizamos uma página de homenagens e condolências de grandes lamas, amigos e funcionários de mosteiros de todo o mundo.

Em nossa página de Homenagens e Condolências, adicionamos recentemente um link para uma página online de homenagens estudantis criada pelo Centro Budista Amitabha, Cingapura, para que os alunos adicionem suas mensagens, homenagens e memórias sobre Lama Zopa Rinpoche. Compartilharemos links para outras páginas de recordações on-line dos centros da FPMT assim que as recebermos.

Por favor, continue tentando realizar os desejos sagrados do Rinpoche, especialmente para praticar a impermanência e bodhicitta no contexto do lamrim. Satisfazer os desejos sagrados dos gurus é uma parte muito importante de convidar o guru a retornar.

Que Rinpoche renasça o mais rápido possível em um lugar onde ele possa ser reconhecido rapidamente e ser de grande benefício para os seres sencientes.

Grande amor,

Seus amigos no Escritório Internacional da FPMT

16 de abril de 2023

“Hoje, compartilhamos algumas atualizações importantes e novos recursos disponíveis. Obrigado por suas orações contínuas, ofertas de apoio, condolências e gentileza.

O processo de embalsamamento

O processo de embalsamamento do corpo sagrado de Lama Zopa Rinpoche começou. Temos um pequeno vídeo (link para o vídeo) para compartilhar sobre as orações realizadas ao redor do corpo sagrado de Rinpoche no início do processo de embalsamamento.

Em relação aos lamas que ajudaram a cuidar do embalsamamento do corpo sagrado de Rinpoche, o “lama Nyingma” a que nos referimos na atualização de ontem é um dos professores de Rinpoche, Lama Ngawang Chokyung. Somos excepcionalmente gratos por sua orientação. Lama Ngawang Chokyung é muito experiente neste método e supervisionou o embalsamamento de Sua Santidade Trulshik Rinpoche. O “ex-abade de Gyumed” a que nos referimos é o atual abade de Segyü Dratsang, Khen Rinpoche Losang Wangdu. Somos muito gratos por todo o seu cuidado e assistência neste momento.”

“Orações de retorno rápido
Com grande alegria recebemos uma oração que Sua Santidade o Dalai Lama compôs para o rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche. Está disponível em inglês e tibetano. Para conveniência dos alunos, compilamos a oração de Sua Santidade (começando na página 5), ​​juntamente com uma pequena coleção de orações adicionais para o rápido retorno de Rinpoche, compostas e oferecidas espontaneamente por outros lamas ilustres com quem Rinpoche teve uma conexão nesta vida. Ele será atualizado conforme recebermos novas composições.”
link para a página com as orações.
Link para o pdf das orações (em inglês e tibetano)


Orações oferecidas, 16 de abril
As seguintes orações estão sendo oferecidas hoje, 16 de abril, no Mosteiro Kopan:
Oferta de banho Vajrasattva
Treze Deidades Yamantaka auto-iniciação oferecida por Rinpoches, Khenrinpoche, monges seniores Gyumed e Kopan lama gyupas
Extenso puja do Buda da Medicina oferecido pela assembléia geral de monges e monjas
Recitações Bodhicharyavarara oferecidas por monjas seniores
Todos os monges e monjas do Kopan juntamente com todos os monges dos mosteiros Gelug no Nepal estão se reunindo à tarde para recitar orações
Devotos leigos vêm em vários grupos para fazer oferendas e orações
Todos os monges e monjas juntamente com estudantes internacionais estão recitando Madyamulakarika à noite
Mais pujas continuarão a noite toda
Você pode assistir a uma transmissão ao vivo das orações e pujas contínuas em Kopan.

Você pode asssitir ao vivo as preces contínuas no Kopan pelo yotube.
Link para as preces contínuas no Kopa

Homenagens e condolências
Recebemos muitas homenagens ao Lama Zopa Rinpoche e mensagens de apoio e condolências, incluindo algumas orações e práticas oferecidas pelo rápido retorno de Rinpoche, de lamas e mosteiros de todo o mundo. Você pode lê-los em nossa nova página de Homenagens e condolências, que adicionamos à nossa página de atualizações sobre Lama Zopa Rinpoche.
Página de tributos e condolências em inglês e tibetano
Página da Fpmt com atualizações em inglês

Prática e Dedicação Contínua
Por favor, continue tentando realizar os desejos sagrados do Rinpoche, especialmente para Praticar a Impermanência e Bodhicitta no contexto do Lamrim. Satisfazer os desejos sagrados dos gurus é uma parte muito importante de convidar o guru a retornar.

Que Rinpoche renasça o mais rápido possível em um lugar onde ele possa ser reconhecido rapidamente e ser de grande benefício para os seres sencientes.

Grande amor,
Seus amigos no Escritório Internacional da FPMT

15 de abril de 2023

A meditação de Lama Zopa Rinpoche terminou.

No dia 14 de abril, às 22hs, hora do Nepal, saiu sangue da narina esquerda de Rinpoche, sinalizando que Rinpoche havia encerrado sua meditação.

A sala foi então esfriada para manter o corpo sagrado, e esta manhã o corpo sagrado foi embalado em gelo. O processo de embalsamamento é o próximo passo.

Khandro Kunga Bhuma informou que (15 de abril) é um dia de Dakini e que hoje 19h30 horário do Nepal é a hora especial do dia de Dakini que serve para o corpo sagrado do Rinpoche começar o processo de embalsamamento. Khandro Kunga Bhuma continuará cuidando – ela agora está no Nepal. Estão lá dois lamas que se encarregarão do processo de embalsamamento, que pode levar vários meses. Eles são Geshe Wangdu, ex-abade Gyumed; e um lama Nyingma (de quem Lama Zopa Rinpoche recebeu transmissões), e que cuidou do embalsamamento de Trulshik Rinpoche. Ven. Roger nos manterá informados sobre o processo e o cronograma e continuaremos a compartilhar atualizações sobre esse processo. Sua Excelência Ling Rinpoche sugeriu que o corpo sagrado de Rinpoche fosse embalsamado (em vez de cremado) porque Lama Zopa Rinpoche tem tantos alunos e é tão conhecido que assim as pessoas podem vir e prestar seus respeitos ao corpo sagrado de Rinpoche – ele se tornará um objeto de peregrinação no Kopan. Como mencionado anteriormente, o Ven. Roger pediu a Sua Santidade o Dalai Lama para comentar esta sugestão, e Sua Santidade informou que este é um bom caminho a seguir. Os pujas continuam constantemente em todos os lugares em Kopan: todos no mosteiro e no convento estão participando. A transmissão ao vivo das orações no quarto do Rinpoche continua. Além disso, grupos estão vindo de outros monastérios para fazer suas próprias orações no gompa do Kopan à sua maneira para o Rinpoche. Estamos fazendo oferendas a eles. Muitos, muitos monastérios também estão fazendo pujas e orações para Rinpoche em seus próprios gompas. Faremos oferendas a eles também.

Por favor, continue tentando realizar os desejos sagrados do Rinpoche, especialmente para praticar a impermanência e bodhicitta no contexto do lamrim. Satisfazer os desejos sagrados dos gurus é uma parte muito importante de convidar o guru a retornar.

Temos o prazer de compartilhar que acabamos de receber a oração de retorno rápido composta por Sua Santidade o Dalai Lama, em tibetano, que pode ser baixada na página Atualizações sobre Lama Zopa Rinpoche. Iremos disponibilizá-lo em inglês assim que possível. Também estamos muito felizes em compartilhar a oração de retorno rápido composta por Khandro Kunga Bhuma, em tibetano e com uma tradução rápida para o inglês, também agora disponível para download na página Atualizações sobre Lama Zopa Rinpoche. Regozijamo-nos com as orações de retorno rápido, gentilmente compostas por outros lamas também. Vamos adicioná-los à página Atualizações sobre Lama Zopa Rinpoche o mais rápido possível.

Que Rinpoche renasça o mais rápido possível em um lugar onde ele possa ser reconhecido rapidamente e ser de grande benefício para os seres sencientes.

Grande amor,

Seus amigos no Escritório Internacional da FPMT Continuaremos a enviar atualizações assim que estiverem disponíveis, e elas serão coletadas nesta página de atualização.

Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT), é uma organização budista tibetana dedicada à transmissão da tradição e valores budistas Mahayana em todo o mundo através do ensino, meditação e serviço comunitário.

Para obter a prece pelo rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche escrita (ainda só em tibetano e em breve em inglês) por Sua Santidade Dalai Lama e a a prece pelo rápido retorno de Lama Zopa Rinpoche escrita por Khandro Kunga Bhuma em tibetano e inglês, acesse a página da FPMT ( em inglês).

14 de abril

Precioso Kyabje Thubten Lama Zopa Rinpoche

Uma atualização do Escritório Internacional da FPMT.

Ontem, compartilhamos a notícia incrivelmente comovente de que, em 13 de abril, Lama Zopa Rinpoche mostrou o aspecto de falecer.

Lama Zopa Rinpoche ainda está no estágio de meditação em seu quarto no Monastério Kopan. Um pequeno vídeo do Rinpoche em meditação de clara luz está disponível no Youtube se você quiser ver nosso precioso guru neste momento:

Na sala ao lado da sala onde o corpo sagrado de Lama Zopa Rinpoche se senta em meditação, os monges do Kopan começaram imediatamente e estão continuamente envolvidos em orações de 24 horas, pujas e auto-iniciações, e no gompa principal do Kopan as orações são oferecidas continuamente. As orações contínuas com os monges e monjas estão sendo transmitidas ao vivo e você pode se conectar com isso agora no Youtube:

Sua Santidade o Dalai Lama aconselhou sobre as orações e práticas a serem feitas no Kopan, e também aceitou imediatamente compor uma oração de retorno rápido para os alunos de Rinpoche.

Lelung Tulku está em Kopan e oferecendo orações especiais e puja, e Khandro Kunga Bhuma chegará amanhã.

As orações de 24 horas, pujas e auto-iniciações dos monges Kopan até agora incluíram a auto-iniciação de Yamantaka, As Oito Orações (muitas vezes), Lama Chopa (várias vezes), recitações do texto raiz de Manjushri e Drang Nge Lekshe Nyingpo, e muitas orações de Tara.

Esta manhã, 14 de abril, as monjas do Kopan assumiram e começaram uma auto-iniciação Vajrayogini durante todo o dia, que é feita extensivamente. À noite, os monges realizarão a auto-iniciação de Guhyasamaja, que continuará a noite toda.

Em 15 de abril, vários monges tântricos Gyudme chegarão e serão acompanhados por monges Kopan para fazer uma extensa auto-iniciação da Five-deity Heruka Body Mandala. Isso continuará todos os dias, vinte e quatro horas por dia, por muitos dias.

Seguindo o conselho de Sua Eminência Ling Rinpoche e confirmado por Sua Santidade o Dalai Lama, o corpo de Lama Zopa Rinpoche não será cremado, mas embalsamado. Khandro Kunga Bhuma ajudará a cuidar desse processo.

Anunciaremos informações sobre a principal cerimônia de oração para Rinpoche no Kopan assim que chegar a hora e tivermos detalhes específicos para compartilhar.

Khandro-la disse muito claramente que Rinpoche assumiu os obstáculos de Sua Santidade o Dalai Lama, e talvez outros lamas também, mas definitivamente Rinpoche assumiu os obstáculos de Sua Santidade.

Rinpoche continua em meditação Clara Luz, o que nos dá uma oportunidade muito especial de nos conectarmos com a mente sagrada de Rinpoche.

Por favor, continue tentando realizar os desejos sagrados do Rinpoche, especialmente para praticar a Impermanência e Bodhicitta no contexto do amrim. Satisfazer os desejos sagrados dos gurus é uma parte muito importante de convidar o guru a retornar.

Continuaremos a enviar atualizações assim que estiverem disponíveis, e elas serão coletadas nesta página de atualização.

Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT), é uma organização budista tibetana dedicada à transmissão da tradição e valores budistas Mahayana em todo o mundo através do ensino, meditação e serviço comunitário.

13 de abril de 2023

Recebemos a mensagem abaixo da FPMT:

“Queridos Amigos,

Nosso precioso guru está sentado em meditação no Monastério Kopan.

Rinpoche estava nas montanhas do vale de Tsum desde segunda-feira e teve que ser trazido com urgência porque Rinpoche estava apresentando a doença da altitude.

Ao chegar de volta a Kathmandu esta manhã, Rinpoche parou de respirar. O médico principal do Hospital Karuna tentou por algum tempo reanimar Rinpoche, mas não teve sucesso. Rinpoche entrou em meditação por volta das 9h30, horário do Nepal, hoje, quinta-feira, 13 de abril.

Sua Santidade foi informado e está dando conselhos.

Os lama gyupas e monges estão se revezando nas sessões de oferecimento de Cittamani Tara com Rinpoche, como aconselhado por Sua Santidade. Outros pujas e orações estão sendo oferecidos aqui em Kopan.

A Khadro-la informou que este é um momento muito importante e precioso para os alunos. Khadro-la passou a aconselhar que a melhor coisa para os alunos fazerem neste momento é praticar bodhicitta em particular, bem como a impermanência no contexto do lamrim, e também o máximo que puder para ajudar a cumprir os santos desejos do guru.

Khadro-la insistiu que deveríamos aproveitar esta oportunidade para tentar alcançar tudo ou algo do lamrim em nossa própria prática. Meditar e rezar ao guru para receber suas bênçãos e orientações é muito importante. E tentar o máximo possível completar os projetos e desejos sagrados do Rinpoche, para já gerar esse desejo de podermos fazer isso.

Por favor, reze e dedique para que Rinpoche renasça o mais rápido possível em um lugar onde ele possa ser reconhecido rapidamente e ser de maior benefício para os seres sencientes.

Por favor, continue tentando realizar os desejos sagrados do Rinpoche, especialmente praticar a impermanência e bodhicitta no contexto do lamrim. Satisfazer os desejos sagrados dos gurus é uma parte muito importante de convidar o guru a retornar.

Como você sabe, Rinpoche foi a personificação da bodhicitta e sempre enfatizou a importância de lembrar a impermanência e a necessidade essencial de colocar os ensinamentos em prática. Isso é o que podemos fazer pelo nosso precioso guru agora – por favor, tente seguir o conselho do coração do Rinpoche. Todos nós podemos nos conectar com o guru e receber as bênçãos do guru dessa maneira – AGORA é um momento muito importante para isso.

Enviaremos mais atualizações regularmente.

Nossos corações estão partidos, recebemos todo o nosso apoio dos ensinamentos do Rinpoche e da orientação de Sua Santidade e de nossos professores e de nossa família FPMT.

Grande amor”

Em nome de Ven Roger Kunsang
Escritório Internacional da FPMT

Diversas práticas ao vivo acontecendo pelo mundo para você acompanhar

Venerable Robina e outros professores estarão guiando Pujas de Tara Cittamani (em inglês) para o Centro Shantideva por 49 dias para o rápido renascimento de Lama Zopa Rinpoche.

horário: sempre às 13h30 (horário de Brasília)

Professores para as próximas sessões:

Terça, 18 de abril, Jon Landaw
Quarta-feira, 19 de abril, Ven. Robina Courtin
Quinta-feira, 20 de abril, (a confirmar)
Sexta, 21 de abril, Ven. Robina Courtin
Sáb 22 de abril, (a confirmar)
Dom 23 de abril, (a confirmar)

  • Segundas-feiras – Ven. George Churinoff
  • Terças, Quartas, Sextas – Ven. Robina Courtin

Para acompanhar as práticas do Shantideva Center eles disponibilizam os textos na seguinte página (clique para abrir):

ABC Singapura – amanhã dia 14 de abril – 8h30

Gravações das práticas para o Precioso Kyabje Thubten Lama Zopa Rinpoche recentes

Prática no Shiwa Lha e online gravada – 13 de abril de 2023

Em reconhecimento e gratidão a Lama Zopa Rinpoche fizemos uma meditação sobre as qualidades do nosso precioso Mestre e a recitação do mantra de Tara, conforme recomendado por SS Dalai Lama.

Monastério de Nalanda, França


Mais informações sobre nossa programação no Shiwa Lha em breve

Que o Precioso Kyabje Thubten Lama Zopa Rinpoche renasça o mais rápido possível em um lugar onde ele possa ser reconhecido rapidamente e ser de maior benefício para os seres sencientes.


Você conhece o Centro Shiwa Lha?

Venha nos visitar para participar presencialmente de nossas atividades e conhecer esse espaço tão especial por sua tranquilidade e intenção dos nossos praticantes de trazer paz pessoal, amorosidade, compaixão e clareza para todos nós da cidade do Rio de Janeiro, Brasil e planeta Terra.


Como chegar

Vamos Conversar?