Conselho de Lama Zopa Rinpoche para praticar nas Atividades Domésticas – Shiwa Lha – Centro de Estudos do Budismo Tibetano

Conselho de Lama Zopa Rinpoche para praticar nas Atividades Domésticas

Lama Zopa Rinpoche preparando um strudel de maçã no caminho para a iluminação 

Image 1

No fim de setembro de 2017, Lama Zopa Rinpoche visitou Panchen Losang Chogyen Gelugzentrum, em Viena, na Áustria. Essa foi a primeira estadia oficial na Áustria e no centro da FPMT.  

Após o retiro Luz do Caminho, e um longo voo da Carolina do Norte, nos EUA, Rinpoche descansou por alguns dias na casa da família Igel, em Viena. Durante sua estadia, foi oferecido a Rinpoche um strudel de maçã feito pela mãe da família. O prato era tão bom que Rinpoche perguntou se poderia aprender como fazê-lo. 

Rinpoche fez uma motivação antes do preparo, falando sobre como transformar o ato de cozinhar em parte do caminho para a iluminação. Seguiu-se, então, para a demonstração e instruções sobre como fazer um strudel de maçã austríaco. Rinpoche também participou do processo. 

Compartilhamos dos arquivos um vídeo extremamente feliz que mostra um aspecto precioso da habilidade de Lama Zopa Rinpoche de conectar-se genuinamente com os demais. Rinpoche também nos lembra como transformar atividades cotidianas (como cozinhar ou oferecer comida) em atividades do Dharma. O vídeo completo (sem tradução para o português) pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=EnUnLq9mEGE&t=825s 

Em 2013, Rinpoche também ofereceu alguns conselhos aos cozinheiros do Centro de Mediação Tushita sobre como lembrar da bodhichitta ao preparar e cozinhar alimentos. Este é um conselho atemporal que todos podemos usar para trazer à realidade o caminho para a iluminação, já que cozinhar e preparar comida para nós e para os outros é uma necessidade diária. 

Quando estiver cortando qualquer coisa como, por exemplo, cebolas, pense: 

Estou cortando a raiz do sofrimento de todos os seres sencientes que vem da ignorância e do pensamento de autoestima egoísta com a faca da sabedoria que percebe a vacuidade (shunyata) e a bodhichitta. 

Quando estiver lavando panelas e assim por diante, pense: 

Estou eliminando todos os obscurecimentos e carmas negativos das mentes de todos os seres sencientes. 

Você pode pensar que está eliminando os seus próprios obscurecimentos e carmas negativos, mas o mais importante é pensar que está eliminando os de todos os seres sencientes. Você pode pensar também que a água é néctar vindo de Vajrasattva, do Guru, de Sua Santidade o Dalai Lama, ou do Guru Buda Shakyamuni.  

Há sempre muita coisa para lavar na cozinha e você pode aproveitar a oportunidade para purificar todos os obscurecimentos dos seres sencientes. É muito bom se você puder pensar sinceramente dessa maneira, porque toda limpeza torna-se uma prática de Dharma, purificando seu carma negativo e impurezas e coletando méritos. Na Índia, até mesmo os mendigos mantêm suas panelas bem limpas! 

Quando estiver varrendo o chão, pense que a vassoura é todo o caminho para a iluminação, especialmente para a sabedoria e a bodhichitta, e que a poeira é os obscurecimentos de todos os seres sencientes. 

Estou varrendo a poeira dos obscurecimentos de todos os seres sencientes com a vassoura do caminho para a iluminação, especialmente da sabedoria e da bodhichitta. 

Se você pensar nisso sinceramente enquanto estiver limpando, torna-se uma prática real do Dharma que beneficiará todos os seres sencientes. O lamrim diz para pensarmos que estamos abandonando o pó das três mentes venenosas – raiva, apego e ignorância – que são os obscurecimentos grosseiros bem como as contaminações das três mentes venenosas, os obscurecimentos sutis. 

Quando estiver sovando a massa para que ela possa assumir qualquer formato, pense: 

Estou domando a mente de todos os seres sencientes, suavizando-as com minhas duas mãos da sabedoria que percebe a vacuidade e a bodhichitta. 

Quando você estiver fazendo momos ou shapale – abrindo uma massa e recheando-a com queijo, batata e vegetais – pense: 

Estou preenchendo as mentes de todos os seres sencientes com as realizações do caminho desde a devoção ao guru até a iluminação, para que eles possam realizar todas as qualidades de um buda. 

Quando estiver cozinhando sopa ou outro alimento, você pode pensar que o fogo é o fogo tummo dos Seis Iogas que faz com que a kundalini derreta. Faça a mesma meditação usada para abençoar o oferecimento interno no Tantra Ioga Superior. Ou você pode pensar que o fogo é a sabedoria que percebe o vazio e que a comida crua é a mente indomada. Ao cozinhar a comida, todas as ilusões grosseiras e até as sutis são purificadas e todas as realizações do Buda são alcançadas. 

Essas são algumas formas de pensar enquanto você estiver trabalhando na cozinha. Você pode refletir de maneira semelhante em outras atividades culinárias. 

Este conselho de Lama Zopa Rinpoche foi digitado e editado pela Ven. Sarah Thresher no Centro de Meditação Tushita, Dharamsala, Índia, em 17 de junho de 2013. 

Tradução: Roberta Martins Hipolito Manne

Revisão e edição: Paula Takahashi

Grupo de Tradutores do Centro Shiwa Lha, 2024.

Vamos Conversar?